Understanding consumers’ emotional reactions to social situations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kirla Seronni Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33884
Resumo: Esta dissertação de doutorado é composta por três capítulos que examinam como as reações emocionais dos consumidores em situações sociais influenciam o comportamento do consumidor e as avaliações da marca. O primeiro capítulo fornece uma revisão integrativa da literatura de affective forecasting, apresenta uma nova classificação baseada nas dimensões de affective forecasting, focando em como os consumidores preveem erroneamente suas reações emocionais a eventos futuros e fornece algumas oportunidades de pesquisa a serem exploradas para avançar literatura de psicologia do consumidor. O segundo capítulo explora a comparação social como uma fonte potencial de viés de affective forecasting. Três estudos experimentais examinam se os consumidores superestimam ou subestimam suas reações emocionais a eventos futuros quando se envolvem em comparações sociais com outras pessoas. O terceiro capítulo analisa como os indivíduos com sentimento de inveja atribuem causas à vantagem dos outros e como (não) gostar de um outro invejado afeta os subtipos de inveja. Através de três estudos experimentais usando diferentes contextos competitivos e categorias de marca, investigamos essas diferenças e examinamos os efeitos dos subtipos de inveja na atitude e escolha da marca.
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Três estudos experimentais examinam se os consumidores superestimam ou subestimam suas reações emocionais a eventos futuros quando se envolvem em comparações sociais com outras pessoas. O terceiro capítulo analisa como os indivíduos com sentimento de inveja atribuem causas à vantagem dos outros e como (não) gostar de um outro invejado afeta os subtipos de inveja. Através de três estudos experimentais usando diferentes contextos competitivos e categorias de marca, investigamos essas diferenças e examinamos os efeitos dos subtipos de inveja na atitude e escolha da marca.This doctoral dissertation is composed of three chapters examining how consumers' emotional reactions in social situations influence consumer behavior and brand evaluations. The first chapter provides an integrative review of the affective forecasting literature, presents a novel classification based on the dimensions of affective forecasting by focusing on how consumers mispredict their emotional reactions to future events, and provides some possible research opportunities to be explored in order to advance consumer psychology literature. The second chapter explores social comparison as a potential source of bias in affective forecasting. Three experimental studies examine whether consumers overestimate or underestimate their emotional reactions to future events when engaging in social comparison with others. The third chapter investigates how envious individuals attribute causes to others’ advantage and how (dis)liking an envied other affect envy subtypes. Across three experimental studies using distinct competitive contexts and brand categories, we investigate these differences and examine the effects of envy subtypes on brand attitude and choice.engAffective forecastingMispredictionsSocial comparisonEnvyMalicious envyComparação socialInvejaInveja malignaAdministração de empresasComportamento do consumidorConsumidores - PreferênciaProcesso decisório - Aspectos psicológicosComparação socialInvejaUnderstanding consumers’ emotional reactions to social situationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTese Kirla Ferreira FINAL.pdfTese Kirla Ferreira FINAL.pdfPDFapplication/pdf2212322https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5d72a4eb-9772-474f-9eb8-c909667cb347/download6acfa9ae1bbfef319dfa0e9469026acbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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