Better than my pride is your misfortune: the impact of schadenfreude on decision-making

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bruno Farias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/11087
Resumo: Investigações anteriores relacionadas ao schadenfreude concentraram-se nos fatores que provocam o prazer no infortúnio do outro. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o impacto do schadenfreude na tomada de decisão. Dois estudos (um em laboratório e uma em campo) abordam o impacto do schadenfreude em decisões realizadas no passado e no futuro em eventos desportivos. O primeiro estudo confronta sentimentos de orgulho em uma vitória do time favorito contra os sentimentos de perda schadenfreude de uma equipe rival. Os resultados mostraram que as pessoas preferiam enviar notícias sobre a vitória da equipe favorita (orgulho) ao invés da perda do time rival (schadenfreude) quando as diferenças de pontuação no jogo eram pequenas (por exemplo: time favorito 1 x 0 outro, contra, o time rival 0 x 1 favorito). No entanto, as pessoas eram mais propensas a fazer a escolha schadenfreude (por exemplo, escolher o envio de uma notícia sobre a derrota de um time rival) quando o resultado era alto (por exemplo, time favorito 5 x 0 rival, contra, time rival 0 x 5 favorito). O segundo estudo no campo examina como schadenfreude influencia a vontade de apostar contra um time rival. Para responder a esse problema, a preferência da equipe do participante é avaliada (Participantes que apoiam time alvo contra os que apoiam o rival). Uma manipulação de louvor é adicionada, tal que os consumidores vejam ou não um elogio à equipe alvo enquanto eles estão fazendo uma aposta sobre o resultado da partida. Os resultados mostram que os torcedores do time alvo não foram influenciados pela manipulação de louvor. No entanto, torcedores do time rival aumentaram sua probabilidade de aposta contra o time alvo (ou seja, mostraram um comportamento que envolve o schadenfreude) quando esta foi elogiada antes do jogo.
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Os resultados mostraram que as pessoas preferiam enviar notícias sobre a vitória da equipe favorita (orgulho) ao invés da perda do time rival (schadenfreude) quando as diferenças de pontuação no jogo eram pequenas (por exemplo: time favorito 1 x 0 outro, contra, o time rival 0 x 1 favorito). No entanto, as pessoas eram mais propensas a fazer a escolha schadenfreude (por exemplo, escolher o envio de uma notícia sobre a derrota de um time rival) quando o resultado era alto (por exemplo, time favorito 5 x 0 rival, contra, time rival 0 x 5 favorito). O segundo estudo no campo examina como schadenfreude influencia a vontade de apostar contra um time rival. Para responder a esse problema, a preferência da equipe do participante é avaliada (Participantes que apoiam time alvo contra os que apoiam o rival). Uma manipulação de louvor é adicionada, tal que os consumidores vejam ou não um elogio à equipe alvo enquanto eles estão fazendo uma aposta sobre o resultado da partida. Os resultados mostram que os torcedores do time alvo não foram influenciados pela manipulação de louvor. No entanto, torcedores do time rival aumentaram sua probabilidade de aposta contra o time alvo (ou seja, mostraram um comportamento que envolve o schadenfreude) quando esta foi elogiada antes do jogo.Previous research related to schadenfreude has focused on the factors that elicit one’s pleasure in another’s misfortune. This present research aims to investigate the impact of schadenfreude on decision-making. Two studies (one in the lab and one in the field) address the impact of schadenfreude about past and future sport events on people´s choices. The first study confronts pride feelings from one’s favorite team victory against schadenfreude feelings from one’s rival team loss. The results showed that people preferred to send news about one’s favorite team victory (pride) over one’s rival team loss (schadenfreude) when the outcome of the game displayed small score differences (e.g., favorite team 1 x other 0 vs. rival team 0 x other 1). However, people were as likely to select the schadenfreude option (i.e., choose to send the news about the rival team’s loss) when the score differences were large (e.g., favorite team 5 x other 0 vs. rival team 0 x other 5). The second study, conducted in the field, examines how schadenfreude influences one’s willingness to wage against a rival team. To address this issue the participant’s team preference is assessed (i.e., whether the participant cheers for the target team versus for a rival team). A praise manipulation is implemented such that the consumers either see or not a praise to the target team when they are making a bet on the outcome of the game. The results show that supporters of the target team were not influenced by the praise manipulation. However, supporters of a rival team increased their probability of betting against the target team (i.e., to display schadenfreude behavior) when the target team was praised prior to the game.engInvejaComparação socialSchadenfreudeEnvySocial comparisonAdministração de empresasComparação socialInvejaProcesso decisórioBetter than my pride is your misfortune: the impact of schadenfreude on decision-makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação - Bruno Mendes.pdfDissertação - Bruno Mendes.pdfPDFapplication/pdf1117752https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a89bfb0e-0327-4430-835f-9381e3afda24/download987643b9f9b5bf6db7c0e54a767818b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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