Vantagens competitivas de BPO em compras: estudo de caso em hospital privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Cremasco da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32868
Resumo: A terceirização de parte dos processos de negócio (BPO) é uma estratégia comumente utilizada pelas empresas para melhorar a eficiência, principalmente, na sua gestão de custos. A área hospitalar não tem tradição em realizar terceirizações, com isso este estudo visa demonstrar quais seriam as vantagens competitivas da implantação de um BPO em compras de itens indiretos em um hospital privado na cidade de São Paulo/SP. A relevância do estudo está na baixíssima adesão desta prática na área de compras hospitalares e por isso o estudo se justifica no sentido de realizar uma análise e discussão dessa estratégia. O objetivo principal do estudo foi identificar as principais vantagens competitivas da implementação de um BPO em compras de materiais indiretos em um hospital privado. E os objetivos secundários foram i) Estabelecer os determinantes da decisão de terceirização do processo de negócios de compras de materiais indiretos no hospital privado; ii) Demonstrar a estratégia utilizada para implementação do BPO em compras de materiais indiretos em um hospital privado; iii) Determinar os desafios e barreiras envolvidos durante a implementação do BPO em compras de materiais indiretos no hospital privado. Para realização do presente trabalho foi realizada os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, observação direta e questionário. Após as análises, foi possível identificar uma piora em todos os quesitos de qualidade percebida e benefícios sob o ponto de vista dos clientes internos. Em relaçao aos benefícios financeiros, esses ocorreram, apesar de estarem abaixo da meta estabelecida entre o Hospital e a empresa BPO. Concluímos, assim, que o hospital não obteve as vantagens competitivas relevantes que buscava, pelo menos, neste primeiro ano de contrato do BPO em compras de indiretos.
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E os objetivos secundários foram i) Estabelecer os determinantes da decisão de terceirização do processo de negócios de compras de materiais indiretos no hospital privado; ii) Demonstrar a estratégia utilizada para implementação do BPO em compras de materiais indiretos em um hospital privado; iii) Determinar os desafios e barreiras envolvidos durante a implementação do BPO em compras de materiais indiretos no hospital privado. Para realização do presente trabalho foi realizada os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, observação direta e questionário. Após as análises, foi possível identificar uma piora em todos os quesitos de qualidade percebida e benefícios sob o ponto de vista dos clientes internos. Em relaçao aos benefícios financeiros, esses ocorreram, apesar de estarem abaixo da meta estabelecida entre o Hospital e a empresa BPO. Concluímos, assim, que o hospital não obteve as vantagens competitivas relevantes que buscava, pelo menos, neste primeiro ano de contrato do BPO em compras de indiretos.The outsourcing of part the business processes (BPO) is a strategy commonly used by companies to improve efficiency, mainly in their cost management. The hospital area has no tradition in outsourcing, so this study aims to demonstrate what would be the competitive advantages of implementing a BPO in the purchase of indirect items in a private hospital in the city of São Paulo/SP. The relevance of the study lies in the very low adherence of this practice in hospital purchases and therefore the study is justified to carry out an analysis and discussion of this strategy. The main objective of the study was identifying the main competitive advantages of implementing a BPO in the purchase of indirect materials in a private hospital. And the secondary objectives were i) To establish the determinants of the decision to outsource the business process of purchasing indirect materials in the private hospital; ii) Demonstrate the strategy used to implement the BPO in the purchase of indirect materials in a private hospital; iii) Determine the challenges and barriers involved during the implementation of the BPO in the purchase of indirect materials in the private hospital. To carry out the present work, data were collected through documentary research, direct observation, and a questionnaire. After the analyses, it was possible identify a worsening in all the needs of perceived quality and benefits from internal customers point of view. In relation to financial benefits, these occurred, despite being below the target established between Hospital and the BPO company. Thus, we concluded that the hospital didn’t obtain the relevant competitive advantages it sought, at least, in this first year of BPO contract in indirect purchases.porHospital purchasesBusiness process outsourcing – BPOPurchasingOutsourcing strategyCompras hospitalaresBusiness process outsourcing – BPOEstratégia de comprasTerceirizaçãoAdministração de empresasTerceirizaçãoHospitais - Administração de materialComprasVantagem competitivaVantagens competitivas de BPO em compras: estudo de caso em hospital privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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