O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yokomizo, Cesar Akira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/4675
Resumo: Algumas abordagens recentes chamaram a atenção para a importância das empresas mobilizarem sua capacidade produtiva para solucionar problemas das classes menos favorecidas da sociedade. Especificamente para o caso de serviços financeiros, defende-se que a atuação na baixa renda tem implicações positivas na sociedade como um todo, ao promover sua re-inclusão no sistema tradicional. Dentro desse cenário, as iniciativas de microfinanças parecem jogar luz a esse problema ao tentar levar acesso a serviços financeiros para a população de baixa renda. Porém, tais iniciativas ainda parecem não ter demonstrado o seu real potencial, e prova disso é a persistência dos crônicos indicadores de pobreza e de desigualdade social. Isso acontece porque as abordagens atuais de microfinanças apresentam limitações, dentre as quais as tecnológicas são uma das mais importantes. Por outro lado, existe um fenômeno que se manifesta especificamente no Brasil e que se refere ao grande crescimento dos chamados correspondentes bancários (CBs), em que o correspondente, que, na maior parte das vezes, é um varejo, oferta serviços em nome do banco. Alguns estudos relacionam esses dois conceitos, microfinanças e CBs, e propõem o CB como um canal tecnológico para a promoção das microfinanças. Dentro desse cenário, uma pergunta pertinente e ainda pouco explorada na literatura é: como ocorrem a adoção, implementação e uso das tecnologias de correspondentes bancários na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda no Brasil? De posse dessa pergunta de pesquisa, procedeu-se a um estudo de caso em profundidade e o objeto de estudo foi a forma de atuação do Banco Lemon, em especial, por possuir uma extensa rede de CBs, ser baseado exclusivamente em CBs (não tem agências físicas) e estar focado na baixa renda. A partir de uma abordagem que inclui contribuições das escolas do estruturacionismo, do construtuvismo e do contextualismo, foi possível entender como ocorreu o processo de negociação entre dois grupos relevantes, o Banco Lemon e o gestor de redes, que é um intermediário entre o banco e o varejo, na formação da tecnologia que foi adotada, implementada e usada. Os principais achados da pesquisa referem-se ao entendimento de como a tecnologia é usada para prover os serviços que o Banco Lemon quer ofertar e como dois grupos relevantes interagem, negociam e produzem a tecnologia na prática.
id FGV_0df9a8f2d1e53577ac33ea4cddd17095
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4675
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Yokomizo, Cesar AkiraEscolas::EAESPAlbertin, Alberto LuizReinhard, NicolauDiniz, Eduardo Henrique2010-04-20T20:14:33Z2009-03-20YOKOMIZO, Cesar Akira. O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/10438/4675Algumas abordagens recentes chamaram a atenção para a importância das empresas mobilizarem sua capacidade produtiva para solucionar problemas das classes menos favorecidas da sociedade. Especificamente para o caso de serviços financeiros, defende-se que a atuação na baixa renda tem implicações positivas na sociedade como um todo, ao promover sua re-inclusão no sistema tradicional. Dentro desse cenário, as iniciativas de microfinanças parecem jogar luz a esse problema ao tentar levar acesso a serviços financeiros para a população de baixa renda. Porém, tais iniciativas ainda parecem não ter demonstrado o seu real potencial, e prova disso é a persistência dos crônicos indicadores de pobreza e de desigualdade social. Isso acontece porque as abordagens atuais de microfinanças apresentam limitações, dentre as quais as tecnológicas são uma das mais importantes. Por outro lado, existe um fenômeno que se manifesta especificamente no Brasil e que se refere ao grande crescimento dos chamados correspondentes bancários (CBs), em que o correspondente, que, na maior parte das vezes, é um varejo, oferta serviços em nome do banco. Alguns estudos relacionam esses dois conceitos, microfinanças e CBs, e propõem o CB como um canal tecnológico para a promoção das microfinanças. Dentro desse cenário, uma pergunta pertinente e ainda pouco explorada na literatura é: como ocorrem a adoção, implementação e uso das tecnologias de correspondentes bancários na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda no Brasil? De posse dessa pergunta de pesquisa, procedeu-se a um estudo de caso em profundidade e o objeto de estudo foi a forma de atuação do Banco Lemon, em especial, por possuir uma extensa rede de CBs, ser baseado exclusivamente em CBs (não tem agências físicas) e estar focado na baixa renda. A partir de uma abordagem que inclui contribuições das escolas do estruturacionismo, do construtuvismo e do contextualismo, foi possível entender como ocorreu o processo de negociação entre dois grupos relevantes, o Banco Lemon e o gestor de redes, que é um intermediário entre o banco e o varejo, na formação da tecnologia que foi adotada, implementada e usada. Os principais achados da pesquisa referem-se ao entendimento de como a tecnologia é usada para prover os serviços que o Banco Lemon quer ofertar e como dois grupos relevantes interagem, negociam e produzem a tecnologia na prática.Recent approaches highlighted the importance of companies to redirect their productive capacity in order to meet the needs of lower-income people. When it touches financial services, some advocate participating in the lower-income segment has positive impacts on the whole society, since it brings them back to the formal market. In this context, since microfinance initiatives try to deliver financial services to the poor, they seem to throw light on this issue. On the other hand, these initiatives have not yet shown their full potential– persistent chronic poverty and inequity indicators are still at high rates. This may happen because the current microfinance initiatives have limitations, and the technological aspects are among the most important ones. At the same time, another phenomenon that takes place in Brazil is the great growth of the so-called correspondent banking (CB), where the correspondent, most of it retail shops, offer services on behalf of the bank. Some recent studies relate these two concepts–microfinance and CB–, and propose the CB as a technological channel to foster microfinance. In this regard, there is a pertinent but still scarcely developed question in the literature: how do adoption, implementation and use of the correspondent banking technology take place in the supply of financial services to the lowerincome population in Brazil? Taking this research question into account, a deep case study was conducted and its object was Banco Lemon’s way of running businesses, mainly, because it possesses a large CB network, it is based exclusively on CBs–no branches–and it is focused on the lower-income population. Using an approach that included contributions from the body of knowledge of structuralism, constructivism and contextualism, it was possible to understand how was the negotiation held between two relevant groups–Banco Lemon itself and the network integrators, which are intermediaries between Banco Lemon and the retail–in the formation of the adopted, implemented and used technology. Main findings of this research refer to the understanding of how technology is used to provide the services Banco Lemon wants to deliver and how two different relevant groups interact, negotiate and produce the technology in the practice.porInformation and communication technologies (ICT)Financial servicesLowerincome populationCorrespondent Banking (CB)MicrofinanceTecnologias de informação e comunicação (TIC)Serviços financeirosPopulação de baixa rendaCorrespondentes bancários (CBs)MicrofinançasAdministração de empresasTecnologia da informaçãoConsumidores de baixa rendaInstituições financeiras - Processamento de dadosMicrofinançasO papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessrestrictedAccessORIGINAL61070100599.pdfPDFapplication/pdf913078https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b53948e0-6b9f-4172-be99-c1a0b7ac9330/download2e1dc4c65b55c3145bbab188f3146ef0MD51TEXT61070100599.pdf.txt61070100599.pdf.txtExtracted texttext/plain103030https://repositorio.fgv.br/bitstreams/eb1fff10-feaa-41fc-9ec5-c3085b16449c/downloadf893c7cbe2242a115564f92d9576e003MD56THUMBNAIL61070100599.pdf.jpg61070100599.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2646https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ae4e84a6-7ed8-4c6a-839c-ce3960596838/download31843e1d78e4701bc21aa306e4b3aba1MD5710438/46752023-11-07 15:30:47.373embargooai:repositorio.fgv.br:10438/4675https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T15:30:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
title O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
spellingShingle O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
Yokomizo, Cesar Akira
Information and communication technologies (ICT)
Financial services
Lowerincome population
Correspondent Banking (CB)
Microfinance
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Serviços financeiros
População de baixa renda
Correspondentes bancários (CBs)
Microfinanças
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Consumidores de baixa renda
Instituições financeiras - Processamento de dados
Microfinanças
title_short O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
title_full O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
title_fullStr O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
title_full_unstemmed O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
title_sort O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon
author Yokomizo, Cesar Akira
author_facet Yokomizo, Cesar Akira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Albertin, Alberto Luiz
Reinhard, Nicolau
dc.contributor.author.fl_str_mv Yokomizo, Cesar Akira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Eduardo Henrique
contributor_str_mv Diniz, Eduardo Henrique
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies (ICT)
Financial services
Lowerincome population
Correspondent Banking (CB)
Microfinance
topic Information and communication technologies (ICT)
Financial services
Lowerincome population
Correspondent Banking (CB)
Microfinance
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Serviços financeiros
População de baixa renda
Correspondentes bancários (CBs)
Microfinanças
Administração de empresas
Tecnologia da informação
Consumidores de baixa renda
Instituições financeiras - Processamento de dados
Microfinanças
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Serviços financeiros
População de baixa renda
Correspondentes bancários (CBs)
Microfinanças
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Consumidores de baixa renda
Instituições financeiras - Processamento de dados
Microfinanças
description Algumas abordagens recentes chamaram a atenção para a importância das empresas mobilizarem sua capacidade produtiva para solucionar problemas das classes menos favorecidas da sociedade. Especificamente para o caso de serviços financeiros, defende-se que a atuação na baixa renda tem implicações positivas na sociedade como um todo, ao promover sua re-inclusão no sistema tradicional. Dentro desse cenário, as iniciativas de microfinanças parecem jogar luz a esse problema ao tentar levar acesso a serviços financeiros para a população de baixa renda. Porém, tais iniciativas ainda parecem não ter demonstrado o seu real potencial, e prova disso é a persistência dos crônicos indicadores de pobreza e de desigualdade social. Isso acontece porque as abordagens atuais de microfinanças apresentam limitações, dentre as quais as tecnológicas são uma das mais importantes. Por outro lado, existe um fenômeno que se manifesta especificamente no Brasil e que se refere ao grande crescimento dos chamados correspondentes bancários (CBs), em que o correspondente, que, na maior parte das vezes, é um varejo, oferta serviços em nome do banco. Alguns estudos relacionam esses dois conceitos, microfinanças e CBs, e propõem o CB como um canal tecnológico para a promoção das microfinanças. Dentro desse cenário, uma pergunta pertinente e ainda pouco explorada na literatura é: como ocorrem a adoção, implementação e uso das tecnologias de correspondentes bancários na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda no Brasil? De posse dessa pergunta de pesquisa, procedeu-se a um estudo de caso em profundidade e o objeto de estudo foi a forma de atuação do Banco Lemon, em especial, por possuir uma extensa rede de CBs, ser baseado exclusivamente em CBs (não tem agências físicas) e estar focado na baixa renda. A partir de uma abordagem que inclui contribuições das escolas do estruturacionismo, do construtuvismo e do contextualismo, foi possível entender como ocorreu o processo de negociação entre dois grupos relevantes, o Banco Lemon e o gestor de redes, que é um intermediário entre o banco e o varejo, na formação da tecnologia que foi adotada, implementada e usada. Os principais achados da pesquisa referem-se ao entendimento de como a tecnologia é usada para prover os serviços que o Banco Lemon quer ofertar e como dois grupos relevantes interagem, negociam e produzem a tecnologia na prática.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:14:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv YOKOMIZO, Cesar Akira. O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4675
identifier_str_mv YOKOMIZO, Cesar Akira. O papel das tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: o caso dos correspondentes bancários do Banco Lemon. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
url http://hdl.handle.net/10438/4675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b53948e0-6b9f-4172-be99-c1a0b7ac9330/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/eb1fff10-feaa-41fc-9ec5-c3085b16449c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ae4e84a6-7ed8-4c6a-839c-ce3960596838/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e1dc4c65b55c3145bbab188f3146ef0
f893c7cbe2242a115564f92d9576e003
31843e1d78e4701bc21aa306e4b3aba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749955198156800