Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yokomizo, Cesar Akira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diniz, Eduardo Henrique, Christopoulos, Tania Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853
Resumo: Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito.
id USP-33_0fc05c3cad0cfe2f30f1422f79282075
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12853
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon Information and communication technologies to deliver financial services for the low-income population: correspondent banking at Banco Lemon Correspondentes bancáriosbanco sem agênciatecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimentofinanças inclusivasMicrofinançasbanco lemonCorrespondent BankingBranchless BankingInformation and Communication Technologies for DevelopmentInclusive FinanceMicrofinanceBanco Lemon Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito. Brazilian banks have developed innovative initiatives to deliver financial services for the low-income population through correspondent banking (CB). Banco Lemon is such an interesting case to be studied because it has implemented a business model based exclusively on CB outlets and its focus was on low-income clients. This paper describes Banco Lemon's adoption process of the CB technology to deliver financial services for the low-income population, promoting a historical description of the bank's activities, since its creation and up to the year 2009. Eventually, this paper concludes that bill payment initiatives were successful while credit initiatives led to unexpressive outcomes. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1285310.4301/S1807-17752010000300006Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 3 (2010); 599-618Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 3 (2010); 599-618Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 3 (2010); 599-6181807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853/14642Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessYokomizo, Cesar AkiraDiniz, Eduardo HenriqueChristopoulos, Tania Pereira2014-05-18T13:22:01Zoai:revistas.usp.br:article/12853Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:22:01Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
Information and communication technologies to deliver financial services for the low-income population: correspondent banking at Banco Lemon
title Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
Yokomizo, Cesar Akira
Correspondentes bancários
banco sem agência
tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento
finanças inclusivas
Microfinanças
banco lemon
Correspondent Banking
Branchless Banking
Information and Communication Technologies for Development
Inclusive Finance
Microfinance
Banco Lemon
title_short Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
title_full Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
title_sort Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
author Yokomizo, Cesar Akira
author_facet Yokomizo, Cesar Akira
Diniz, Eduardo Henrique
Christopoulos, Tania Pereira
author_role author
author2 Diniz, Eduardo Henrique
Christopoulos, Tania Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yokomizo, Cesar Akira
Diniz, Eduardo Henrique
Christopoulos, Tania Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Correspondentes bancários
banco sem agência
tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento
finanças inclusivas
Microfinanças
banco lemon
Correspondent Banking
Branchless Banking
Information and Communication Technologies for Development
Inclusive Finance
Microfinance
Banco Lemon
topic Correspondentes bancários
banco sem agência
tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento
finanças inclusivas
Microfinanças
banco lemon
Correspondent Banking
Branchless Banking
Information and Communication Technologies for Development
Inclusive Finance
Microfinance
Banco Lemon
description Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853
10.4301/S1807-17752010000300006
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752010000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853/14642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 3 (2010); 599-618
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 3 (2010); 599-618
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 3 (2010); 599-618
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1800222951953399808