Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853 |
Resumo: | Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito. |
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Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon Information and communication technologies to deliver financial services for the low-income population: correspondent banking at Banco Lemon Correspondentes bancáriosbanco sem agênciatecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimentofinanças inclusivasMicrofinançasbanco lemonCorrespondent BankingBranchless BankingInformation and Communication Technologies for DevelopmentInclusive FinanceMicrofinanceBanco Lemon Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito. Brazilian banks have developed innovative initiatives to deliver financial services for the low-income population through correspondent banking (CB). Banco Lemon is such an interesting case to be studied because it has implemented a business model based exclusively on CB outlets and its focus was on low-income clients. This paper describes Banco Lemon's adoption process of the CB technology to deliver financial services for the low-income population, promoting a historical description of the bank's activities, since its creation and up to the year 2009. Eventually, this paper concludes that bill payment initiatives were successful while credit initiatives led to unexpressive outcomes. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1285310.4301/S1807-17752010000300006Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 3 (2010); 599-618Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 3 (2010); 599-618Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 3 (2010); 599-6181807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853/14642Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessYokomizo, Cesar AkiraDiniz, Eduardo HenriqueChristopoulos, Tania Pereira2014-05-18T13:22:01Zoai:revistas.usp.br:article/12853Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:22:01Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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