Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yokomizo, Cesar Akira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Diniz, Eduardo Henrique, Christopoulos, Tania Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12853
Resumo: Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito.
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