Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Luís Severino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32390
Resumo: Com as constantes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial do varejo devido a pandemia do Covid-19, encontramos diversas empresas, independente do porte, buscando meios de sobreviver e de se manterem atuantes no mercado. Empresas pequenas não aguentaram e tiveram suas atividades encerradas, empresas médias a grande porte, tiveram que buscar meios de continuarem atuantes, pelo uso da tecnologia e da logística, realizando vendas online e atendendo a seus clientes com entregas rápidas e facilitadas. Para as empresas que já estavam preparadas, as mudanças ocorreram, continuando nos dias de hoje como o caso do Magazine Luiza que, diante das suas Lojas Virtuais fundadas em 1992, permanece atuante no mercado, inovando cada dia mais a fim de atender as necessidades de seus clientes, em todos os cantos do país. Partindo do ponto de vista Loja Virtual, com espaço físico, porém sem produtos, surgiram outras oportunidades para a empresa, que serão aqui apresentados, no intuito de demonstrar a importância do surgimento do e-commerce para o desenvolvimento do varejo e demonstrar a atuação do Magazine Luiza no território nacional. O estudo objetivou gerar um conhecimento sobre a importância do e-commerce, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento das empresas no mercado, tornando-as competitivas e atuantes, principalmente em momentos de crise. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho é o de pesquisa bibliográfica, apresentando conceitos atualizados sobre o varejo e o comportamento do consumidor enquanto que uma análise da empresa Magazine Luiza é feita, entendendo a sua atuação de sucesso no mercado varejista.
id FGV_10ff273d4baeabd69fee4568c17c5137
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/32390
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Matos, Luís Severino deEscolas::EAESPLourenço, Carlos EduardoRodrigues, Jonny MateusPrado, Lucas Sciencia do2022-08-24T14:26:55Z2022-08-24T14:26:55Z2022-06-21https://hdl.handle.net/10438/32390Com as constantes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial do varejo devido a pandemia do Covid-19, encontramos diversas empresas, independente do porte, buscando meios de sobreviver e de se manterem atuantes no mercado. Empresas pequenas não aguentaram e tiveram suas atividades encerradas, empresas médias a grande porte, tiveram que buscar meios de continuarem atuantes, pelo uso da tecnologia e da logística, realizando vendas online e atendendo a seus clientes com entregas rápidas e facilitadas. Para as empresas que já estavam preparadas, as mudanças ocorreram, continuando nos dias de hoje como o caso do Magazine Luiza que, diante das suas Lojas Virtuais fundadas em 1992, permanece atuante no mercado, inovando cada dia mais a fim de atender as necessidades de seus clientes, em todos os cantos do país. Partindo do ponto de vista Loja Virtual, com espaço físico, porém sem produtos, surgiram outras oportunidades para a empresa, que serão aqui apresentados, no intuito de demonstrar a importância do surgimento do e-commerce para o desenvolvimento do varejo e demonstrar a atuação do Magazine Luiza no território nacional. O estudo objetivou gerar um conhecimento sobre a importância do e-commerce, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento das empresas no mercado, tornando-as competitivas e atuantes, principalmente em momentos de crise. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho é o de pesquisa bibliográfica, apresentando conceitos atualizados sobre o varejo e o comportamento do consumidor enquanto que uma análise da empresa Magazine Luiza é feita, entendendo a sua atuação de sucesso no mercado varejista.With the constant changes in the national and global retail scenario due to the Covid-19 pandemic, we find several companies, regardless of size, looking for ways to survive and remain active in the market. Small companies couldn’t take it and had their activities closed, medium to large companies had to look for ways to remain active, through the use of technology and logistics, making online sales and serving their customers with fast and easy deliveries. For companies that were already prepared, changes occurred, continuing today, as is the case with Magazine Luiza, which, in view of its Virtual Stores founded in 1992, remains active in the market, innovating more every day in order to meet the needs of its customers, in all corners of the country. From the point of view Virtual Store, with physical space, but without products, other opportunities arose for the company, which will be presented here, in order to demonstrate the importance of the emergence of e-commerce for the development of retail and demonstrate the performance of the Magazine Luiza in the national territory. The study aimed to generate knowledge about the importance of ecommerce, technology and innovation for the development of companies in the market, making them competitive and active, especially in times of crisis. The method used for the development of this work is the bibliographic research, presenting updated concepts about retail and consumer behavior while an analysis of the company Magazine Luiza is made, understanding its successful performance in the retail market.porInnovationE-commerceCompetitiveTechnologyRetailInovaçãoCompetitivaTecnologiaVarejoAdministração de empresasComércio varejistaComércio eletrônicoInovações tecnológicasConcorrênciaLojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2b25629-9c0e-4be5-a5f5-b6dbdb05af0b/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALTA.Versão.Final.Luís.pdfTA.Versão.Final.Luís.pdfPDFapplication/pdf2632195https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3158383-cd57-4521-927f-ce446c3d41ce/download1dfbda037a703ead49750940634c8e86MD51TEXTTA.Versão.Final.Luís.pdf.txtTA.Versão.Final.Luís.pdf.txtExtracted texttext/plain102162https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5b15876c-8773-4548-9630-3e221302ac4f/download51f3c06fb62fb15d2c893a75d323e349MD55THUMBNAILTA.Versão.Final.Luís.pdf.jpgTA.Versão.Final.Luís.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2400https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1b83ea1c-7b17-4757-9530-003d5a108f75/download2351afd60d7d92a264577da46f0467baMD5610438/323902023-11-25 23:29:05.018open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/32390https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T23:29:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
title Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
spellingShingle Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
Matos, Luís Severino de
Innovation
E-commerce
Competitive
Technology
Retail
Inovação
Competitiva
Tecnologia
Varejo
Administração de empresas
Comércio varejista
Comércio eletrônico
Inovações tecnológicas
Concorrência
title_short Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
title_full Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
title_fullStr Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
title_full_unstemmed Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
title_sort Lojas virtuais Magalu: inovação, tecnologia e calor humano
author Matos, Luís Severino de
author_facet Matos, Luís Severino de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Lourenço, Carlos Eduardo
Rodrigues, Jonny Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Luís Severino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
contributor_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
E-commerce
Competitive
Technology
Retail
topic Innovation
E-commerce
Competitive
Technology
Retail
Inovação
Competitiva
Tecnologia
Varejo
Administração de empresas
Comércio varejista
Comércio eletrônico
Inovações tecnológicas
Concorrência
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Competitiva
Tecnologia
Varejo
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comércio varejista
Comércio eletrônico
Inovações tecnológicas
Concorrência
description Com as constantes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial do varejo devido a pandemia do Covid-19, encontramos diversas empresas, independente do porte, buscando meios de sobreviver e de se manterem atuantes no mercado. Empresas pequenas não aguentaram e tiveram suas atividades encerradas, empresas médias a grande porte, tiveram que buscar meios de continuarem atuantes, pelo uso da tecnologia e da logística, realizando vendas online e atendendo a seus clientes com entregas rápidas e facilitadas. Para as empresas que já estavam preparadas, as mudanças ocorreram, continuando nos dias de hoje como o caso do Magazine Luiza que, diante das suas Lojas Virtuais fundadas em 1992, permanece atuante no mercado, inovando cada dia mais a fim de atender as necessidades de seus clientes, em todos os cantos do país. Partindo do ponto de vista Loja Virtual, com espaço físico, porém sem produtos, surgiram outras oportunidades para a empresa, que serão aqui apresentados, no intuito de demonstrar a importância do surgimento do e-commerce para o desenvolvimento do varejo e demonstrar a atuação do Magazine Luiza no território nacional. O estudo objetivou gerar um conhecimento sobre a importância do e-commerce, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento das empresas no mercado, tornando-as competitivas e atuantes, principalmente em momentos de crise. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho é o de pesquisa bibliográfica, apresentando conceitos atualizados sobre o varejo e o comportamento do consumidor enquanto que uma análise da empresa Magazine Luiza é feita, entendendo a sua atuação de sucesso no mercado varejista.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T14:26:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T14:26:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/32390
url https://hdl.handle.net/10438/32390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2b25629-9c0e-4be5-a5f5-b6dbdb05af0b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3158383-cd57-4521-927f-ce446c3d41ce/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5b15876c-8773-4548-9630-3e221302ac4f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1b83ea1c-7b17-4757-9530-003d5a108f75/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
1dfbda037a703ead49750940634c8e86
51f3c06fb62fb15d2c893a75d323e349
2351afd60d7d92a264577da46f0467ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024076497911808