Introdução de proteínas alternativas na dieta das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva Junior, Helder de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30969
Resumo: Nos dias de hoje, muitos países se voltam à necessidade de rever toda a cadeia alimentar humana. Afinal, não está em jogo apenas o meio ambiente, ou até mesmo ideologias que muitas vezes se distanciam da verdadeira importância do contexto global, e sim o equilíbrio do ecossistema e a própria existência humana. Por outro lado, vemos um envolvimento ainda maior da sociedade, se questionando em relação às mudanças em seus hábitos alimentares em prol do bem-estar das novas gerações. É importante saber os caminhos que são necessários para encontrar este equilíbrio e as ferramentas para alcançá-lo. Para isso, com o objetivo de investigar como se dá o comportamento humano, utilizamos como base a Theory of Planned Behaviour (TPB) ou Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Esse tema proporciona um campo vasto para uma pesquisa exploratória, semi estruturada, com abordagem fenomenológica, levantando junto às escolas a aceitação das crianças de uma dieta utilizando proteínas alternativas à carne animal, como carne à base de plantas, junto a profissionais da área de ensino, entusiasmados em encontrar meios de trazer o bem-estar às crianças, sem deixar de alimentá-las com itens nutritivos. A técnica utilizada para a apuração dos resultados da pesquisa foi a saturação de dados, que é um conceito bastante utilizado para estimar a quantidade de pesquisas qualitativas necessárias, até o ponto de saturação de novas informações, no caso foram necessárias 11 entrevistas com intervenientes de grande influência, muito próximos das crianças, que foram selecionados por intermédio da técnica de snowballing, técnica de seleção de perfis por intermédio de indicações qualificadas. O trabalho resultou na grande aceitação dos intervenientes e seus responsáveis em implementar a dieta de proteínas alternativas nas escolas.
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