As preferências de pagamento dos consumidores: os motivadores do uso do PIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costabile, Bruno Corres
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35322
Resumo: As inovações tecnológicas continuam se desenvolvendo em um ritmo acelerado, gerando um alto impacto em nossa sociedade nos últimos anos, inclusive na forma de consumo das pessoas. Inovações nos meios de pagamento como pagamentos contacless com o cartão, pagamentos móveis e pagamentos instantâneos são alguns exemplos dessas novas tecnologias, sendo este último, uma realidade em diversos países, como Índia, Suêcia, México. Em 2020 o Banco Central do Brasil lançou o PIX, que se tornou um caso global em relação a velocidade na adoção de uso e rapidamente se converteu no meio de pagamento mais utilizado no páis. Entretanto, por este método de pagamento ser muito recente, há poucos estudos publicados, principalmente na perspectiva do uso do PIX na compra em um comércio (P2B). Esta modalidade, em específico, tem um alto grau de impacto na cadeia de valor tradicional entre cartões, adquirentes e bancos, cadeia esta que também é conhecida como modelo de 4 partes. Neste cenário, o estudo se propós a analisar a visão dos consumidores brasileiros em relação a suas preferências de pagamento e os motivadores principais para realizar uma compra com o PIX. Utilizando como base o modelo adaptado do UTAUT, foi desenvolvido um questionário para colher as percepções de 502 compradores de diferentes faixas etárias, renda e regiões brasileiras. Os resultados principais mostram que o PIX é o meio de pagamento que os compradores possuem maior confiança. Além de que, para os consumidores, há uma clara preferência do uso do PIX em relação a compras online do que em compras físicas, sendo que, em compras online, é a forma preferida dos consumidores, empatada com cartão de crédito. Os principais motivadores que levam os usuários a se engajarem com o uso do PIX em uma compra foram o Hábito, Motivação Hedônica, Percepção da Eficiência Tecnológica e o Preço. Esses resultados ilustram o atual cenário do mercado de meios de pagamento no ponto de vista dos compradores e retratam as rápidas mudanças de comportamento que são impactadas com esta nova tecnologia.
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Esta modalidade, em específico, tem um alto grau de impacto na cadeia de valor tradicional entre cartões, adquirentes e bancos, cadeia esta que também é conhecida como modelo de 4 partes. Neste cenário, o estudo se propós a analisar a visão dos consumidores brasileiros em relação a suas preferências de pagamento e os motivadores principais para realizar uma compra com o PIX. Utilizando como base o modelo adaptado do UTAUT, foi desenvolvido um questionário para colher as percepções de 502 compradores de diferentes faixas etárias, renda e regiões brasileiras. Os resultados principais mostram que o PIX é o meio de pagamento que os compradores possuem maior confiança. Além de que, para os consumidores, há uma clara preferência do uso do PIX em relação a compras online do que em compras físicas, sendo que, em compras online, é a forma preferida dos consumidores, empatada com cartão de crédito. Os principais motivadores que levam os usuários a se engajarem com o uso do PIX em uma compra foram o Hábito, Motivação Hedônica, Percepção da Eficiência Tecnológica e o Preço. Esses resultados ilustram o atual cenário do mercado de meios de pagamento no ponto de vista dos compradores e retratam as rápidas mudanças de comportamento que são impactadas com esta nova tecnologia.Technological innovations are at an extremely fast pace, generating a high impact on our society in recent years, including on the way people consume. Innovations in payment methods such as contactless card payments, mobile payments, and instant payments are some examples of new technologies, the latter being a reality in several countries, such as India, Sweden, and Mexico. In 2020, the Brazilian Central Bank launched PIX, this modality, making a global case for speed of adoption and quickly becoming the most used payment method in Brazil. However, because this payment method is very recent, there are few published studies, especially from the perspective of using PIX when purchasing in a store (P2B). This specific modality has a high impact on the traditional value chain between cards, acquirers, and issuers, a chain that is also known as the 4- part model. In this scenario, the study aims to analyze the views of Brazilian consumers concerning their payment preferences and the main motivators for purchasing with PIX. Using the adapted UTAUT model as a basis, a questionnaire was developed to collect the perceptions of 502 consumers from different age groups, social classes, and Brazilian regions. The main results show that PIX is the payment method that buyers have the most confidence in. Furthermore, for consumers, there is a clear preference for using PIX for online purchases rather than physical purchases, with online purchases being the preferred method for consumers, tied with a credit card. The main motivators that lead users to engage in the use of PIX in purchase were Habit, Hedonic Motivation, Perception of Technological Efficiency, and Price. These results illustrate the current scenario of the payment market from the buyers’ point of view and portray the rapid changes in behavior that are being impacted by this new technology.porPagamentos digitaisPagamentos instantâneosPIXTAMUTAUTDigital paymentsInstant paymentsAdministração de empresasIndústria de serviços financeiros - Inovações tecnológicasPagamentoTransferência eletrônica de fundosComportamento do consumidorAs preferências de pagamento dos consumidores: os motivadores do uso do PIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0c41c626-b930-4588-8511-bb17acca9e38/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALAs preferencias de pagamento dos consumidores_Os motivadores do uso do 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