Por que uso o pix? determinantes da adoção do pagamento instantâneo brasileiro (pix) por micro e pequenos empreendedores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Giulia Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16793
Resumo: As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) estão passando por muitas transformações, as quais causam mudanças no mercado, interferindo também nas micro e pequenas empresas. Um exemplo de mudança e inovação recente é o surgimento do pagamento instantâneo brasileiro, PIX. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar quais são os facilitadores e os impeditivos em relação à adesão do PIX por Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. A metodologia aplicada foi a realização de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mensurando a percepção de usuários sobre a adoção do PIX. Os dados foram analisados por meio da regressão linear e estatística descritiva que possibilitou a análise de treze hipóteses. Os resultados da pesquisa indicam que Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras e Motivações Hedônicas não possuem relação significativa com a Intenção Comportamental. Além disso, a Barreira Tradicional, diferente das Barreiras de Uso, de Valor, de Risco e de Imagem, não possui influência positiva sobre a Resistência à Inovação. Como sugestão futura, fazer uma pesquisa qualitativa para investigar os motivos pelos quais a Expectativa de Esforço, em específico, não influencia a Intenção Comportamental de forma positiva.
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A metodologia aplicada foi a realização de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mensurando a percepção de usuários sobre a adoção do PIX. Os dados foram analisados por meio da regressão linear e estatística descritiva que possibilitou a análise de treze hipóteses. Os resultados da pesquisa indicam que Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras e Motivações Hedônicas não possuem relação significativa com a Intenção Comportamental. Além disso, a Barreira Tradicional, diferente das Barreiras de Uso, de Valor, de Risco e de Imagem, não possui influência positiva sobre a Resistência à Inovação. Como sugestão futura, fazer uma pesquisa qualitativa para investigar os motivos pelos quais a Expectativa de Esforço, em específico, não influencia a Intenção Comportamental de forma positiva.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-08T20:13:57Z No. of bitstreams: 1 21906282.pdf: 938779 bytes, checksum: 9db39bd30f23b051a146895eed231820 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-10T11:38:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21906282.pdf: 938779 bytes, checksum: 9db39bd30f23b051a146895eed231820 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-10T11:38:19Z (GMT). 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