Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/27481 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo. |
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Saraiva, Guilherme Marzol MontandonEscolas::EAESPSerra, Fernando Antonio RibeiroFigueiredo, Fábio VieiraCarneiro, Jorge Manoel TeixeiraLima, Marcelo Oliveira Coutinho de2019-06-03T17:00:00Z2019-06-03T17:00:00Z2019-04-30https://hdl.handle.net/10438/27481O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo.This study aimed to evaluate the development of the process of creating and capturing value in some of the main Brazilian retail brands between 2013 and 2017, a period marked by major socioeconomic challenges in the country. An analysis was conducted on the main indicators of these companies and actions reported in the annual reports of investors, as well as in specialized newsletters. This made it possible to observe that companies with the best performance experienced less turbulence linked to leadership or corporate culture, performed better in e-commerce, created new business models, and invested in financing their own buyers. At the same time, a series of interviews were conducted with executives from the evaluated companies in order to obtain information that would complement the field analysis. Here, the synergy of buyers' interests with the formulation of strategies, the need for good performance in price and service level items and actions that go beyond the most expected attributes stood out as important items for good performance in the creation of value. In addition, the need for constant evaluation of satisfaction and its reflection in corporate goals, the advantages of a specific leadership or management connected to the interests of the buyer and also the result of investment in innovation actions and new business models were also highlighted. With these conclusions, this study contributes to a better understanding of how the main Brazilian retail brands developed actions to create and capture value in economic crysis, enabling executives and entrepreneurs in the sector to have more subsidies in the formulation of their strategies. Such actions can ensure greater return and sustainability to the ventures, especially taking into account the highly competitive retail environment.porValue creationValue captureCompetitive advantagesStrategyRetailCriação de valorCaptura de valorVantagens competitivasEstratégiaVarejoAdministração de empresasComércio varejista - BrasilValor (Economia)ConcorrênciaPlanejamento estratégicoEmpresas - BrasilCriação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdfDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdfPDFapplication/pdf1171292https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ff62c86-921b-4ed2-9836-e6a869e71ddb/download6a66e8b8cd15712318ecf8f8125dc8f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo. |
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