Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Guilherme Marzol Montandon
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27481
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo.
id FGV_17cdeffbb34d1b12ac05dc96064d120e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27481
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Saraiva, Guilherme Marzol MontandonEscolas::EAESPSerra, Fernando Antonio RibeiroFigueiredo, Fábio VieiraCarneiro, Jorge Manoel TeixeiraLima, Marcelo Oliveira Coutinho de2019-06-03T17:00:00Z2019-06-03T17:00:00Z2019-04-30https://hdl.handle.net/10438/27481O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo.This study aimed to evaluate the development of the process of creating and capturing value in some of the main Brazilian retail brands between 2013 and 2017, a period marked by major socioeconomic challenges in the country. An analysis was conducted on the main indicators of these companies and actions reported in the annual reports of investors, as well as in specialized newsletters. This made it possible to observe that companies with the best performance experienced less turbulence linked to leadership or corporate culture, performed better in e-commerce, created new business models, and invested in financing their own buyers. At the same time, a series of interviews were conducted with executives from the evaluated companies in order to obtain information that would complement the field analysis. Here, the synergy of buyers' interests with the formulation of strategies, the need for good performance in price and service level items and actions that go beyond the most expected attributes stood out as important items for good performance in the creation of value. In addition, the need for constant evaluation of satisfaction and its reflection in corporate goals, the advantages of a specific leadership or management connected to the interests of the buyer and also the result of investment in innovation actions and new business models were also highlighted. With these conclusions, this study contributes to a better understanding of how the main Brazilian retail brands developed actions to create and capture value in economic crysis, enabling executives and entrepreneurs in the sector to have more subsidies in the formulation of their strategies. Such actions can ensure greater return and sustainability to the ventures, especially taking into account the highly competitive retail environment.porValue creationValue captureCompetitive advantagesStrategyRetailCriação de valorCaptura de valorVantagens competitivasEstratégiaVarejoAdministração de empresasComércio varejista - BrasilValor (Economia)ConcorrênciaPlanejamento estratégicoEmpresas - BrasilCriação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdfDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdfPDFapplication/pdf1171292https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ff62c86-921b-4ed2-9836-e6a869e71ddb/download6a66e8b8cd15712318ecf8f8125dc8f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/41bc76c2-542f-419e-9a47-61f4443f9e61/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdf.txtDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdf.txtExtracted texttext/plain102653https://repositorio.fgv.br/bitstreams/96a3fbd5-0280-4f84-b448-f7c0af3874f6/downloadaeb4ce50a53558d430b473a5275ce900MD55THUMBNAILDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdf.jpgDissertação Final [REV] [NOR] 15.04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2516https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29cb8236-fe9f-47f7-9bee-16a9bfa110e6/download0523bd6d7eb879282ce0d654173ec944MD5610438/274812023-11-25 01:20:04.915open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27481https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T01:20:04Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
title Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
spellingShingle Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
Saraiva, Guilherme Marzol Montandon
Value creation
Value capture
Competitive advantages
Strategy
Retail
Criação de valor
Captura de valor
Vantagens competitivas
Estratégia
Varejo
Administração de empresas
Comércio varejista - Brasil
Valor (Economia)
Concorrência
Planejamento estratégico
Empresas - Brasil
title_short Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
title_full Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
title_fullStr Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
title_full_unstemmed Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
title_sort Criação e captura de valor: um olhar sobre o varejo brasileiro
author Saraiva, Guilherme Marzol Montandon
author_facet Saraiva, Guilherme Marzol Montandon
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Serra, Fernando Antonio Ribeiro
Figueiredo, Fábio Vieira
Carneiro, Jorge Manoel Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Guilherme Marzol Montandon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Marcelo Oliveira Coutinho de
contributor_str_mv Lima, Marcelo Oliveira Coutinho de
dc.subject.eng.fl_str_mv Value creation
Value capture
Competitive advantages
Strategy
Retail
topic Value creation
Value capture
Competitive advantages
Strategy
Retail
Criação de valor
Captura de valor
Vantagens competitivas
Estratégia
Varejo
Administração de empresas
Comércio varejista - Brasil
Valor (Economia)
Concorrência
Planejamento estratégico
Empresas - Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de valor
Captura de valor
Vantagens competitivas
Estratégia
Varejo
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comércio varejista - Brasil
Valor (Economia)
Concorrência
Planejamento estratégico
Empresas - Brasil
description O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do processo de criação e captura de valor em algumas das principais marcas brasileiras do varejo entre 2013 e 2017, período marcado por grandes transformações socioeconômicas no país. Neste sentido, se realizou uma análise acerca dos principais indicadores destas empresas e ações relatadas nos relatórios anuais de investidores, bem como em informativos especializados. Isto permitiu observar que as empresas que apresentaram melhor desempenho passaram por menos turbulências ligadas à liderança ou cultura corporativa, tiveram bom desempenho no comércio eletrônico, experimentaram novos modelos de negócio, além de apostarem no financiamento de seus próprios compradores. Em paralelo, uma série de entrevistas foram conduzidas com executivos das empresas avaliadas, de maneira a obter informações que complementassem a análise de campo. Aqui, se destacaram como itens importantes para um bom desempenho na criação de valor a sinergia dos interesses dos compradores com a formulação de estratégias, a necessidade de uma boa performance nos itens preço e nível de serviço e ações que vão além dos atributos mais esperados. Além disso, também se destacaram a necessidade de avaliação constante de satisfação e seu reflexo em metas corporativas, as vantagens de uma liderança ou diretoria específica conectadas aos interesses do comprador e também o resultado de investimento em ações de inovação e novos modelos de negócio. Com estas conclusões, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como as principais marcas brasileiras do varejo desenvolveram ações de criação e captura de valor em um período conturbado da economia nacional, possibilitando que executivos e empresários do setor tenham mais subsídios na formulação de suas estratégias. Tais ações podem garantir maior retorno e sustentabilidade aos empreendimentos, especialmente levando em consideração o ambiente altamente competitivo do varejo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-03T17:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-03T17:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27481
url https://hdl.handle.net/10438/27481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2ff62c86-921b-4ed2-9836-e6a869e71ddb/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/41bc76c2-542f-419e-9a47-61f4443f9e61/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/96a3fbd5-0280-4f84-b448-f7c0af3874f6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29cb8236-fe9f-47f7-9bee-16a9bfa110e6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a66e8b8cd15712318ecf8f8125dc8f7
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
aeb4ce50a53558d430b473a5275ce900
0523bd6d7eb879282ce0d654173ec944
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797764033675264