Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitidieri, Luciana Uchôa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3729
Resumo: The objective of the present work is to investigate gift-giving behavior between humans and their pets, and whether the relationship between human and pet affects the choice and purchase of these gifts. Theoretical support comes from works by Wolfinbarger (1990) who categorized the motivations underlying gift-giving, Belk & Coon (1993) who observed gift-giving as an economic exchange, Belk (1993) who approached gift-giving as an act of agapic love, and finally Hirschman (1994) who described many forms of relationship between consumers and their pets. The present study is of exploratory character. In-depth interviews were conducted so then the feelings and emotions of the informants, necessary to the analysis, could emerge. It was assumed that agapic, unconditional love, guided the gifts choice and purchase. Nevertheless, interpretation of the records shows that motivations which led the humans to give gifts to their pets were many. The work shows these motivations in a matrix. Records also indicate that it is difficult to establish the threshold between on motivation and the other.
id FGV_20cb5871cc1a3a19dbcfe37b6bd4b8fd
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3729
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Mitidieri, Luciana UchôaEscolas::EBAPEZouain, Deborah MoraesXexeo, José Antonio MoreiraAyrosa, Eduardo André Teixeira2009-11-18T19:00:53Z2009-11-18T19:00:53Z2006MITIDIERI, Luciana Uchôa. Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/10438/3729The objective of the present work is to investigate gift-giving behavior between humans and their pets, and whether the relationship between human and pet affects the choice and purchase of these gifts. Theoretical support comes from works by Wolfinbarger (1990) who categorized the motivations underlying gift-giving, Belk & Coon (1993) who observed gift-giving as an economic exchange, Belk (1993) who approached gift-giving as an act of agapic love, and finally Hirschman (1994) who described many forms of relationship between consumers and their pets. The present study is of exploratory character. In-depth interviews were conducted so then the feelings and emotions of the informants, necessary to the analysis, could emerge. It was assumed that agapic, unconditional love, guided the gifts choice and purchase. Nevertheless, interpretation of the records shows that motivations which led the humans to give gifts to their pets were many. The work shows these motivations in a matrix. Records also indicate that it is difficult to establish the threshold between on motivation and the other.O objetivo deste trabalho é o de investigar o que leva um dono de um animal de estimação a oferecê-lo presentes, e se a relação existente entre o homem e o animal de estimação interfere no processo de escolha e compra desses presentes. A sustentação teórica deste trabalho se deu pelo aprofundamento dos temas já levantados anteriormente por Wolfinbarger (1990), que categorizou as motivações implícitas no ato de presentear, Belk e Coon (1993) que relacionaram o ato de presentear com a troca econômica, Belk (1993) que contrapôs o paradigma da troca econômica com a abordagem do ato de presentear como símbolo do amor ágape e finalmente Hirschman (1994) que descreveu as diversas formas de relação existentes entre o homem e seu animal de estimação. Este estudo é de caráter exploratório, e foi conduzido com entrevistas em profundidade que pudessem deixar emergir os sentimentos e emoções dos respondentes capazes de orientar a direção das análises dos dados obtidos. Partiuse do pressuposto de que o amor ágape, incondicional, seria o maior norteador das compras de presentes para os animais. No entanto, após análise dos relatos e interpretação dos dados, foi possível identificar uma matriz capaz de propor uma explicação para as diversas motivações que levam o consumidor a presentear o seu animal de estimação. Além de mostrar que as fronteiras são muito tênues e dificultam determinar quando termina uma motivação e começa outra.porUm osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdministração de empresasAnimais de estimaçãoAnimais de estimação - IndústriaDoaçõesComportamento do consumidorreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALACF138.pdfapplication/pdf269980https://repositorio.fgv.br/bitstreams/55edb4a6-abbf-4dea-9a29-1385470feb69/download224132431ae3bce9af4403de37a6f551MD51TEXTACF138.pdf.txtACF138.pdf.txtExtracted texttext/plain100079https://repositorio.fgv.br/bitstreams/07dafa05-02eb-499a-a9ac-26173a41d214/downloadd0c902cd6424b1074c1e4781c2ef43cbMD56THUMBNAILACF138.pdf.jpgACF138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3648https://repositorio.fgv.br/bitstreams/71a53db9-d775-4700-b910-3d25531931b7/downloaddfe7e3516c99a369f50e0182c36751a5MD5710438/37292023-11-08 16:53:48.482open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3729https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T16:53:48Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
title Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
spellingShingle Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
Mitidieri, Luciana Uchôa
Administração de empresas
Animais de estimação
Animais de estimação - Indústria
Doações
Comportamento do consumidor
title_short Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
title_full Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
title_fullStr Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
title_full_unstemmed Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
title_sort Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear
author Mitidieri, Luciana Uchôa
author_facet Mitidieri, Luciana Uchôa
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Zouain, Deborah Moraes
Xexeo, José Antonio Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitidieri, Luciana Uchôa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ayrosa, Eduardo André Teixeira
contributor_str_mv Ayrosa, Eduardo André Teixeira
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
topic Administração de empresas
Animais de estimação
Animais de estimação - Indústria
Doações
Comportamento do consumidor
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Animais de estimação
Animais de estimação - Indústria
Doações
Comportamento do consumidor
description The objective of the present work is to investigate gift-giving behavior between humans and their pets, and whether the relationship between human and pet affects the choice and purchase of these gifts. Theoretical support comes from works by Wolfinbarger (1990) who categorized the motivations underlying gift-giving, Belk & Coon (1993) who observed gift-giving as an economic exchange, Belk (1993) who approached gift-giving as an act of agapic love, and finally Hirschman (1994) who described many forms of relationship between consumers and their pets. The present study is of exploratory character. In-depth interviews were conducted so then the feelings and emotions of the informants, necessary to the analysis, could emerge. It was assumed that agapic, unconditional love, guided the gifts choice and purchase. Nevertheless, interpretation of the records shows that motivations which led the humans to give gifts to their pets were many. The work shows these motivations in a matrix. Records also indicate that it is difficult to establish the threshold between on motivation and the other.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MITIDIERI, Luciana Uchôa. Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3729
identifier_str_mv MITIDIERI, Luciana Uchôa. Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.
url http://hdl.handle.net/10438/3729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/55edb4a6-abbf-4dea-9a29-1385470feb69/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/07dafa05-02eb-499a-a9ac-26173a41d214/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/71a53db9-d775-4700-b910-3d25531931b7/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 224132431ae3bce9af4403de37a6f551
d0c902cd6424b1074c1e4781c2ef43cb
dfe7e3516c99a369f50e0182c36751a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797678682734592