Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitidieri, Luciana Uchôa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3729
Resumo: The objective of the present work is to investigate gift-giving behavior between humans and their pets, and whether the relationship between human and pet affects the choice and purchase of these gifts. Theoretical support comes from works by Wolfinbarger (1990) who categorized the motivations underlying gift-giving, Belk & Coon (1993) who observed gift-giving as an economic exchange, Belk (1993) who approached gift-giving as an act of agapic love, and finally Hirschman (1994) who described many forms of relationship between consumers and their pets. The present study is of exploratory character. In-depth interviews were conducted so then the feelings and emotions of the informants, necessary to the analysis, could emerge. It was assumed that agapic, unconditional love, guided the gifts choice and purchase. Nevertheless, interpretation of the records shows that motivations which led the humans to give gifts to their pets were many. The work shows these motivations in a matrix. Records also indicate that it is difficult to establish the threshold between on motivation and the other.
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spelling Mitidieri, Luciana UchôaEscolas::EBAPEZouain, Deborah MoraesXexeo, José Antonio MoreiraAyrosa, Eduardo André Teixeira2009-11-18T19:00:53Z2009-11-18T19:00:53Z2006MITIDIERI, Luciana Uchôa. Um osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentear. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/10438/3729The objective of the present work is to investigate gift-giving behavior between humans and their pets, and whether the relationship between human and pet affects the choice and purchase of these gifts. Theoretical support comes from works by Wolfinbarger (1990) who categorized the motivations underlying gift-giving, Belk & Coon (1993) who observed gift-giving as an economic exchange, Belk (1993) who approached gift-giving as an act of agapic love, and finally Hirschman (1994) who described many forms of relationship between consumers and their pets. The present study is of exploratory character. In-depth interviews were conducted so then the feelings and emotions of the informants, necessary to the analysis, could emerge. It was assumed that agapic, unconditional love, guided the gifts choice and purchase. Nevertheless, interpretation of the records shows that motivations which led the humans to give gifts to their pets were many. The work shows these motivations in a matrix. Records also indicate that it is difficult to establish the threshold between on motivation and the other.O objetivo deste trabalho é o de investigar o que leva um dono de um animal de estimação a oferecê-lo presentes, e se a relação existente entre o homem e o animal de estimação interfere no processo de escolha e compra desses presentes. A sustentação teórica deste trabalho se deu pelo aprofundamento dos temas já levantados anteriormente por Wolfinbarger (1990), que categorizou as motivações implícitas no ato de presentear, Belk e Coon (1993) que relacionaram o ato de presentear com a troca econômica, Belk (1993) que contrapôs o paradigma da troca econômica com a abordagem do ato de presentear como símbolo do amor ágape e finalmente Hirschman (1994) que descreveu as diversas formas de relação existentes entre o homem e seu animal de estimação. Este estudo é de caráter exploratório, e foi conduzido com entrevistas em profundidade que pudessem deixar emergir os sentimentos e emoções dos respondentes capazes de orientar a direção das análises dos dados obtidos. Partiuse do pressuposto de que o amor ágape, incondicional, seria o maior norteador das compras de presentes para os animais. No entanto, após análise dos relatos e interpretação dos dados, foi possível identificar uma matriz capaz de propor uma explicação para as diversas motivações que levam o consumidor a presentear o seu animal de estimação. Além de mostrar que as fronteiras são muito tênues e dificultam determinar quando termina uma motivação e começa outra.porUm osso para rex: as relações entre consumidor e animais de estimação e as suas influências no ato de presentearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdministração de empresasAnimais de estimaçãoAnimais de estimação - IndústriaDoaçõesComportamento do consumidorreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALACF138.pdfapplication/pdf269980https://repositorio.fgv.br/bitstreams/55edb4a6-abbf-4dea-9a29-1385470feb69/download224132431ae3bce9af4403de37a6f551MD51TEXTACF138.pdf.txtACF138.pdf.txtExtracted texttext/plain100079https://repositorio.fgv.br/bitstreams/07dafa05-02eb-499a-a9ac-26173a41d214/downloadd0c902cd6424b1074c1e4781c2ef43cbMD56THUMBNAILACF138.pdf.jpgACF138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3648https://repositorio.fgv.br/bitstreams/71a53db9-d775-4700-b910-3d25531931b7/downloaddfe7e3516c99a369f50e0182c36751a5MD5710438/37292023-11-08 16:53:48.482open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3729https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T16:53:48Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
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