Como as áreas de RH do setor de energia conseguem demonstrar a sua contribuição nos resultados organizacionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Jaqueline Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31892
Resumo: Apesar de a área de Recursos Humanos (RH) ser considerada como parte da estratégia organizacional, não é rara a discussão sobre o quanto as atividades de RH contribuem para o negócio (CESAR, 2015). Diante disto, o objetivo desta pesquisa é identificar práticas e ferramentas utilizadas pelas áreas de RH para a mensuração das suas atividades e verificar como elas estão relacionadas aos objetivos organizacionais. O estudo é relevante porque pesquisas anteriores não chegaram a conclusões convergentes de que práticas e políticas de RH impactam o desempenho organizacional e foram observadas poucas evidências em relação a indicadores dessa área. É uma pesquisa qualitativa que utilizou instrumentos metodológicos da análise de conteúdo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas de 12 profissionais de RH que são responsáveis pela gestão dos indicadores e atuam em empresas privadas no setor de energia em território brasileiro, selecionadas por meio do ranking Melhores & Maiores 2020, da Exame. O estudo conclui sobre a real importância de mensurar os resultados da área de RH, compreendendo a dinâmica entre os indicadores de desempenho e como eles se complementam, assim como a necessidade do alinhamento da estratégia dessa área à estratégia organizacional. A pesquisa observou também uma particularidade do segmento de energia que corrobora com a gestão estratégica organizacional de Porter (1980). Este estudo espera contribuir com a geração de conhecimento para os profissionais de Recursos Humanos e inspirar outros pesquisadores a investigarem e aprimorarem os sistemas de mensuração dos resultados da área de RH e a capacidade de demonstrar a sua contribuição para os resultados organizacionais.
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A coleta de dados se deu por meio de entrevistas de 12 profissionais de RH que são responsáveis pela gestão dos indicadores e atuam em empresas privadas no setor de energia em território brasileiro, selecionadas por meio do ranking Melhores & Maiores 2020, da Exame. O estudo conclui sobre a real importância de mensurar os resultados da área de RH, compreendendo a dinâmica entre os indicadores de desempenho e como eles se complementam, assim como a necessidade do alinhamento da estratégia dessa área à estratégia organizacional. A pesquisa observou também uma particularidade do segmento de energia que corrobora com a gestão estratégica organizacional de Porter (1980). Este estudo espera contribuir com a geração de conhecimento para os profissionais de Recursos Humanos e inspirar outros pesquisadores a investigarem e aprimorarem os sistemas de mensuração dos resultados da área de RH e a capacidade de demonstrar a sua contribuição para os resultados organizacionais.Although the HR area is considered part of the organizational strategy, it is not rare to discuss how much HR activities contribute to the business (CESAR, 2015). Therefore, the aim of this research is to identify practices and tools used by HR areas to measure their activities and verify how they are related to organizational objectives. The study is relevant because previous research did not reach converging conclusions that HR practices and policies impact in the organizational performance, and little evidence was observed regarding indicators in the area. It is a qualitative research that used methodological instruments of content analysis. The data was collected through interviews with 12 Human Resources professionals who are responsible for managing the indicators and who work in private companies in the energy sector in Brazil, selected through the Exame’s Melhores & Maiores 2020 ranking. The study concludes that is real the importance of measuring the results of the HR area, understanding the dynamics between the performance indicators, and understanding how they complement each other, as well as the need to align the HR area's strategy with the organizational strategy. The research also observed a particularity in the energy segment that corroborates with Porter’s organizational strategic management (1980). We expect this study contributes to the knowledge generation of Human Resources professionals and inspire other researchers to investigate and improve the HR area's results measurement systems and the ability to demonstrate its contribution to organizational results.porPerformance indicatorsHR indicatorsMeasurement of resultsOrganizational strategyOrganizational resultsIndicadores de desempenhoIndicadores de RHMensuração de resultadosEstratégia organizacionalResultados organizacionaisAdministração de empresasRecursos humanosAdministração de pessoalDesempenhoPlanejamento empresarialComo as áreas de RH do setor de energia conseguem demonstrar a sua contribuição nos resultados organizacionais?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALFGV EAESP MPGC - TRABALHO APLICADO JAQUELINE FERREIRA 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