O impacto do Open Finance na precificação de seguros de vida individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larangeira, Jonathan Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32844
Resumo: Open Finance é a aposta do Banco Central (BC) para um sistema financeiro mais moderno, eficiente e competitivo. Nesta estrutura, os produtos, serviços, informações e funcionalidades ficam disponíveis para consumo de qualquer outra empresa que faça parte do ecossistema, ou seja, os dados de pagamentos, crédito, seguros e investimentos de milhões de clientes não serão mais exclusivos de uma única instituição. O sistema financeiro consegue mapear hábitos de consumo a partir de transações financeiras. Os registros pessoais estão cada vez mais disponíveis e facilmente compartilhados por meio de novas tecnologias de conectividade (por exemplo, APIs), que permitem que consumidores e empresas compartilhem cada vez mais informações. A partir desta nova demanda surgem novos modelos de negócio e um novo mercado, cujo foco é gerar receita a partir de fluxos de dados pessoais e insights a partir deles. Este novo contexto transformará o setor de seguros. O processo de precificação é realizado, em grande parte, por informações históricas e cadastrais. Com o Open Finance, se reduz exposições a riscos desconhecidos, aumentando a segurança sistêmica e a competitividade, tornando o preço do seguro mais personalizado para o perfil de cada cliente, reduzindo assim a anti-seleção (ou seleção adversa). Em contrapartida, no mercado aberto, as seguradoras terão acesso a um enorme conjunto de dados, e novas técnicas deverão ser utilizadas neste processo. É a partir desta necessidade que surge a Machine Learning (ML) como uma alternativa para a precificação dos seguros. Conjugando os dados coletados com outras fontes externas (como redes sociais, sites, fontes de terceiros, telemetria, dispositivos IoT etc.) será possível aperfeiçoar o gerenciamento de riscos e reduzir despesas administrativas. A jornada do cliente também será diferente. A subscrição dos riscos será mais rápida. A regulação de sinistros terá um menor número de fraudes e menor tempo para o pagamento de indenizações. O volume de vendas será maior a partir de uma estratégia comercial mais bem direcionada, a partir do monitoramento em tempo real de fases da vida (como casamento, compra de uma casa ou um carro, nascimento de um filho etc.), sendo possível entregar experiências no momento certo para cada pessoa. Todas essas mudanças têm impacto direto no preço do produto, pois o total de carregamentos para o custeio da operação do seguro será menor. Portanto, o mundo está mudando de forma exponencial. E a transformação do mercado de seguros será inevitável.
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A partir desta nova demanda surgem novos modelos de negócio e um novo mercado, cujo foco é gerar receita a partir de fluxos de dados pessoais e insights a partir deles. Este novo contexto transformará o setor de seguros. O processo de precificação é realizado, em grande parte, por informações históricas e cadastrais. Com o Open Finance, se reduz exposições a riscos desconhecidos, aumentando a segurança sistêmica e a competitividade, tornando o preço do seguro mais personalizado para o perfil de cada cliente, reduzindo assim a anti-seleção (ou seleção adversa). Em contrapartida, no mercado aberto, as seguradoras terão acesso a um enorme conjunto de dados, e novas técnicas deverão ser utilizadas neste processo. É a partir desta necessidade que surge a Machine Learning (ML) como uma alternativa para a precificação dos seguros. Conjugando os dados coletados com outras fontes externas (como redes sociais, sites, fontes de terceiros, telemetria, dispositivos IoT etc.) será possível aperfeiçoar o gerenciamento de riscos e reduzir despesas administrativas. A jornada do cliente também será diferente. A subscrição dos riscos será mais rápida. A regulação de sinistros terá um menor número de fraudes e menor tempo para o pagamento de indenizações. O volume de vendas será maior a partir de uma estratégia comercial mais bem direcionada, a partir do monitoramento em tempo real de fases da vida (como casamento, compra de uma casa ou um carro, nascimento de um filho etc.), sendo possível entregar experiências no momento certo para cada pessoa. Todas essas mudanças têm impacto direto no preço do produto, pois o total de carregamentos para o custeio da operação do seguro será menor. Portanto, o mundo está mudando de forma exponencial. E a transformação do mercado de seguros será inevitável.Open Finance is the bet of the Federal Bank (BC) for a more modern, efficient and competitive financial system. In this structure, the products, services, information and features are available for consumption by any other company that is part of the ecosystem, that is, the payment, credit, insurance and investment data of millions of customers will no longer be exclusive to a only institution. The financial system can map consumption habits based on financial transactions. Personal records are increasingly available and easily shared through new connectivity technologies (g. APIs), which allow consumers and businesses to share more and more information. From this new demand, new business models and a new market arise, whose focus is to generate revenue from personal data flows and insights from them. This new context will transform the insurance industry. The pricing process is carried out, in large part, by historical and registration information. With Open Finance, exposure to unknown risks is reduced, increasing systemic security and competitiveness, making the insurance price more personalized for each client's profile, thus reducing or adverse selection. In contrast, in the open market, insurers will have access to a huge set of data, and new techniques will have to be used in this process. It is from this need that Machine Learning (ML) emerges as an alternative for insurance pricing. Combining the collected data with other external sources (such as social networks, websites, third-party sources, telemetry, IoT devices etc.) will improve risk management and reduce administrative expenses. The customer journey will also be different. Underwriting risks will be faster. Claims regulation will have fewer frauds and less time to pay claims. The sales volume will be greater as a result of a better-targeted commercial strategy, from the real-time monitoring of life stages (such as marriage, purchase of a house or a car, birth of a child etc.), and it is possible to deliver experiences at the right time for each person. All these changes have a direct impact on the price of the product, as the total amount of charges for the cost of the insurance operation will be lower. Therefore, the world is changing exponentially. And the transformation of the insurance market will be inevitable.porOpen FinanceInsurancePricingAdverse selectionSegurosMachine learningPrecificaçãoSeleção adversaEconomiaSeguros - FinançasAprendizado do computadorSeleção adversa (Seguros)Seguros - Política de preçosO impacto do Open Finance na precificação de seguros de vida individualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALWord Dissertação - O impacto do Open Finance na precificação de seguros de vida.pdfWord Dissertação - O impacto do Open Finance na precificação de seguros de vida.pdfPDFapplication/pdf2969586https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cfd73131-e75a-4004-a755-64d9fca3dd34/download65ca84e3c917e51442f78b7fb976fd24MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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