Proposta de avaliação multidimensional e holística de impacto social para programas stricto sensu profissionais em administração pública e de empresas no Brasil: contribuições e desafios para a área 27 da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Munhoes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35379
Resumo: A avaliação de impacto social é um tema emergente e sua inserção nas Escolas de Negócios (EN) tem evoluído notavelmente nos últimos anos. Este trabalho objetiva uma proposta de avaliação de impacto social para Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Área de Administração Pública e de Empresas (APE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para mensurar e apresentar seu impacto na sociedade, concentrandose na atuação de seus egressos. O presente estudo levantou a seguinte problemática: Quais são as características que devem ser pensadas para mensurar o impacto social de PPGs da Área APE da Capes, considerando a atuação de seus egressos? A problemática é justificada, pois, apesar das principais estruturas de avaliação de impacto existentes estarem convergentes aos desafios lançados às EN e PPGs da Área de APE da Capes, não há evidências de metodologias claramente definidas, com indicadores estruturados, a fim de mensurar o impacto de suas atividades e produtos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, fundamentado em caso único, e explorou um PPG em Gestão de uma EN de referência, localizada na cidade de São Paulo. Mediante estrutura conceitual tridimensional sugerida por Michael Hay, foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas, para captar a percepção de egressos do PPG no que tange às seguintes dimensões: acadêmica, por meio de questões sobre ensino, pesquisa e publicação; pessoal/profissional, por meio de questões sobre conhecimento e competências adquiridos; e, social, por meio de questões sobre impacto gerado na sociedade. Além da investigação de campo e da investigação teórica, foram realizados benchmarking com três EN estrangeiras, para identificar as melhores práticas: Centrum PUCP Business School, WU (Vienna University of Economics and Business) e Desautels Faculty of Management, McGill University; e estudo de dados secundários coletados de frameworks de modelos estudados: Business School Impact System (BSIS), Positive Impact Rating (PIR) e Research Excellence Framework (REF); de acreditadoras internacionais de EN: Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EQUISEFMD) e Association of MBAs (AMBA); e de documentos da Área 27 da Capes e da plataforma Sucupira. Como resultado, foi proposto um modelo de avaliação de impacto social multidimensional e holístico, com um conjunto de indicadores para PPGs da Área de APE da Capes e, complementarmente, para colaborar com a Área 27 da Capes no desenvolvimento da nova ficha de avaliação, prevista para ser implementada no ciclo avaliativo de 2029.
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A problemática é justificada, pois, apesar das principais estruturas de avaliação de impacto existentes estarem convergentes aos desafios lançados às EN e PPGs da Área de APE da Capes, não há evidências de metodologias claramente definidas, com indicadores estruturados, a fim de mensurar o impacto de suas atividades e produtos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, fundamentado em caso único, e explorou um PPG em Gestão de uma EN de referência, localizada na cidade de São Paulo. Mediante estrutura conceitual tridimensional sugerida por Michael Hay, foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas, para captar a percepção de egressos do PPG no que tange às seguintes dimensões: acadêmica, por meio de questões sobre ensino, pesquisa e publicação; pessoal/profissional, por meio de questões sobre conhecimento e competências adquiridos; e, social, por meio de questões sobre impacto gerado na sociedade. Além da investigação de campo e da investigação teórica, foram realizados benchmarking com três EN estrangeiras, para identificar as melhores práticas: Centrum PUCP Business School, WU (Vienna University of Economics and Business) e Desautels Faculty of Management, McGill University; e estudo de dados secundários coletados de frameworks de modelos estudados: Business School Impact System (BSIS), Positive Impact Rating (PIR) e Research Excellence Framework (REF); de acreditadoras internacionais de EN: Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EQUISEFMD) e Association of MBAs (AMBA); e de documentos da Área 27 da Capes e da plataforma Sucupira. Como resultado, foi proposto um modelo de avaliação de impacto social multidimensional e holístico, com um conjunto de indicadores para PPGs da Área de APE da Capes e, complementarmente, para colaborar com a Área 27 da Capes no desenvolvimento da nova ficha de avaliação, prevista para ser implementada no ciclo avaliativo de 2029.Social impact assessment is an emerging topic and its inclusion in Business Schools (EN) has evolved notably in recent years. This work aims to propose a social impact assessment for Postgraduate Programs (PPGs) in the Public and Business Administration Area (APE) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), to measure and present their impact on society, focusing on the performance of its graduates. The present study raised the following problem: What characteristics should be considered to measure and present the social impact of PPGs in the Capes APE Area, considering the performance of their graduates? The problem is justified, because, despite the main existing impact assessment structures being convergent to the challenges posed to EN and PPGs in the Capes APE Area, there is no evidence of clearly defined methodologies, with structured indicators, in order to measure the impact of its activities and products. The methodology used was a case study, based on a single case, and explored a PPG in Management at a reference EN, located in the city of São Paulo. Using a three-dimensional conceptual structure suggested by Michael Hay, interviews were carried out with semi-structured questions to capture the perception of PPG graduates regarding the following dimensions: academic, through questions about teaching, research and publication; personal/professional, through questions about acquired knowledge and skills; and, social, through questions about the impact generated on society. In addition to field research and theoretical research, benchmarking was carried out with three foreign ENs to identify best practices: Centrum PUCP Business School, WU (Vienna University of Economics and Business) and Desautels Faculty of Management, McGill University; and study of secondary data collected from model frameworks studied: Business School Impact System (BSIS), Positive Impact Rating (PIR) and Research Excellence Framework (REF); international EN accreditors: Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD) and Association of MBAs (AMBA); and documents from Capes Area 27 and the Sucupira platform. As a result, a multidimensional and holistic social impact assessment model was proposed, with a set of indicators to PPGs in the Capes APE Area and, in addition, to collaborate with Capes Area 27 in the development of the new evaluation form, scheduled to be implemented in the 2029 evaluation cycle.porAvaliação de impacto socialProgramas de pós-graduação em administração pública e de empresasMultidimensionalAbordagem holísticaIndicadoresCapesSocial impact assessmentPostgraduate programs in public and business administrationHolistic approachIndicatorsAdministração de empresasAdministração - Estudo e ensino (Pós-graduação)AvaliaçãoMudança socialEducação - Aspectos sociais - BrasilBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Proposta de avaliação multidimensional e holística de impacto social para programas stricto sensu profissionais em administração pública e de empresas no Brasil: contribuições e desafios para a área 27 da Capesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA_Andressa_Final_vesrsão_após_defesa.pdfTA_Andressa_Final_vesrsão_após_defesa.pdfPDFapplication/pdf1893587https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5ec36e40-b52a-43ec-955c-330d0aa9326d/downloada0a7220b87e0d6c463797cf912aa2cd6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Educação - Aspectos sociais - Brasil
Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
description A avaliação de impacto social é um tema emergente e sua inserção nas Escolas de Negócios (EN) tem evoluído notavelmente nos últimos anos. Este trabalho objetiva uma proposta de avaliação de impacto social para Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Área de Administração Pública e de Empresas (APE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para mensurar e apresentar seu impacto na sociedade, concentrandose na atuação de seus egressos. O presente estudo levantou a seguinte problemática: Quais são as características que devem ser pensadas para mensurar o impacto social de PPGs da Área APE da Capes, considerando a atuação de seus egressos? A problemática é justificada, pois, apesar das principais estruturas de avaliação de impacto existentes estarem convergentes aos desafios lançados às EN e PPGs da Área de APE da Capes, não há evidências de metodologias claramente definidas, com indicadores estruturados, a fim de mensurar o impacto de suas atividades e produtos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, fundamentado em caso único, e explorou um PPG em Gestão de uma EN de referência, localizada na cidade de São Paulo. Mediante estrutura conceitual tridimensional sugerida por Michael Hay, foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas, para captar a percepção de egressos do PPG no que tange às seguintes dimensões: acadêmica, por meio de questões sobre ensino, pesquisa e publicação; pessoal/profissional, por meio de questões sobre conhecimento e competências adquiridos; e, social, por meio de questões sobre impacto gerado na sociedade. Além da investigação de campo e da investigação teórica, foram realizados benchmarking com três EN estrangeiras, para identificar as melhores práticas: Centrum PUCP Business School, WU (Vienna University of Economics and Business) e Desautels Faculty of Management, McGill University; e estudo de dados secundários coletados de frameworks de modelos estudados: Business School Impact System (BSIS), Positive Impact Rating (PIR) e Research Excellence Framework (REF); de acreditadoras internacionais de EN: Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EQUISEFMD) e Association of MBAs (AMBA); e de documentos da Área 27 da Capes e da plataforma Sucupira. Como resultado, foi proposto um modelo de avaliação de impacto social multidimensional e holístico, com um conjunto de indicadores para PPGs da Área de APE da Capes e, complementarmente, para colaborar com a Área 27 da Capes no desenvolvimento da nova ficha de avaliação, prevista para ser implementada no ciclo avaliativo de 2029.
publishDate 2024
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