A plateia silenciosa e influente da correição – como a exposição a comportamentos desviantes afeta a percepção da atividade correcional nas universidades federais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32984 |
Resumo: | Objetivo: O principal propósito desse estudo é identificar se há relação entre a exposição de servidores públicos federais a comportamentos desviantes no ambiente de trabalho e suas percepções acerca do funcionamento da Unidade Correcional a que estão submetidos. Metodologia: Para testar a premissa da pesquisa, o autor convidou servidores vinculados a seis Universidades Federais a participar da pesquisa, preenchendo questionário (survey) disponível on line. Dados obtidos em decorrência dessa participação foram utilizados para validar modelamento de equações estruturadas contemplando quatro variáveis latentes, e utilizou-se regressão multivariável para avaliar os relacionamentos entre essas variáveis. Resultados: Obteve-se que a exposição de servidores a comportamentos desviantes (Organizacionais ou Interpessoais) afeta negativamente suas percepções acerca do funcionamento das Unidades Correcionais a que estão submetidos, todavia este relacionamento possui pouco peso para explicar a percepção dos servidores sobre o funcionamento das Unidades Correcionais. Também foi identificada identidade no resultado da classificação de quatro Universidades por quantidade de sanções propostas e por nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes. Limitações: Houve baixa assistência das Universidade contactadas para divulgar o convite de participação na pesquisa dentre os seus servidores. Das 32 Universidades Federais procuradas, 18 não responderam ao pedido e oito se recusaram a efetuar a divulgação. Também houve baixa adesão dos servidores convidados a participar. Contribuições Práticas: O estudo identificou relação entre a quantidade de sanções propostas pelas Unidades Correcionais e o nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes, dessa forma a leitura desse indicador de produção também oferece uma informação de efetividade da atuação da Unidade Correcional. Contribuições Sociais: O estudo discrimina diversos danos (emocionais e psicológicos) observados pelos servidores que testemunham a ocorrência de comportamentos desviantes e relata que esses efeitos alcançam até servidores que não presenciam o referido comportamento. Assim sendo o estudo contribui para melhorar a compreensão desse fenômeno e subsidiar o gestor público para uma atuação estratégica, a fim de reduzir a ocorrência desses comportamentos. Resumindo, a redução do comportamento desviante tende a melhorar o ambiente de trabalho. Originalidade: Não se identificou estudo abordando a influência do comportamento desviante na percepção do trabalho das Unidades Correcionais. |
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Franco, Luis Eduardo KoenemannEscolas::EBAPELima, Diego de Faveri PereiraVey, Ivan HenriqueFajardo, Bernardo de Abreu Guelber2022-12-14T12:39:43Z2022-12-14T12:39:43Z2022-11-23https://hdl.handle.net/10438/32984Objetivo: O principal propósito desse estudo é identificar se há relação entre a exposição de servidores públicos federais a comportamentos desviantes no ambiente de trabalho e suas percepções acerca do funcionamento da Unidade Correcional a que estão submetidos. Metodologia: Para testar a premissa da pesquisa, o autor convidou servidores vinculados a seis Universidades Federais a participar da pesquisa, preenchendo questionário (survey) disponível on line. Dados obtidos em decorrência dessa participação foram utilizados para validar modelamento de equações estruturadas contemplando quatro variáveis latentes, e utilizou-se regressão multivariável para avaliar os relacionamentos entre essas variáveis. Resultados: Obteve-se que a exposição de servidores a comportamentos desviantes (Organizacionais ou Interpessoais) afeta negativamente suas percepções acerca do funcionamento das Unidades Correcionais a que estão submetidos, todavia este relacionamento possui pouco peso para explicar a percepção dos servidores sobre o funcionamento das Unidades Correcionais. Também foi identificada identidade no resultado da classificação de quatro Universidades por quantidade de sanções propostas e por nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes. Limitações: Houve baixa assistência das Universidade contactadas para divulgar o convite de participação na pesquisa dentre os seus servidores. Das 32 Universidades Federais procuradas, 18 não responderam ao pedido e oito se recusaram a efetuar a divulgação. Também houve baixa adesão dos servidores convidados a participar. Contribuições Práticas: O estudo identificou relação entre a quantidade de sanções propostas pelas Unidades Correcionais e o nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes, dessa forma a leitura desse indicador de produção também oferece uma informação de efetividade da atuação da Unidade Correcional. Contribuições Sociais: O estudo discrimina diversos danos (emocionais e psicológicos) observados pelos servidores que testemunham a ocorrência de comportamentos desviantes e relata que esses efeitos alcançam até servidores que não presenciam o referido comportamento. Assim sendo o estudo contribui para melhorar a compreensão desse fenômeno e subsidiar o gestor público para uma atuação estratégica, a fim de reduzir a ocorrência desses comportamentos. Resumindo, a redução do comportamento desviante tende a melhorar o ambiente de trabalho. Originalidade: Não se identificou estudo abordando a influência do comportamento desviante na percepção do trabalho das Unidades Correcionais.Purpose: The main purpose of this study is to identify relationship between exposure of public employees towards deviant behavior in the workplace and their perception about the proper working of disciplinary procedures. Methodology: To test the proposed research model, the author invited employees of six Federal Universities to collaborate on this research by filling out survey available online. Data produced with that participation was used to validate structured equation modeling (SEM) consisting of four latent variables, whose relationships were studied using multivariable regression. Findings: Empirical findings revealed that exposure of employees towards deviant behaviors negatively affects their perceptions about proper working of disciplinary procedures, however such relationship weakly explains overall employee’s perceptions about proper working of disciplinary procedures. Moreover, sorting of four Universities using the number of sanctions proposed by disciplinary authorities as parameter reached the same result as the sorting of these Universities using the level of negative influence achieved by employees exposed toward deviant behaviors. Research Limitations: There was little assistance from the Universities contacted to disclose invitations to their employees. Among 32 Federal Universities contacted, 18 did not reply and eight refused to disclose the invitation. There was also low participation of employees on the research. Practical Implications: The study identified relationship between the amount of sanctions proposed by disciplinary authorities and the level of negative influence achieved by employees exposed toward deviant behaviors, therefore the reading of this production index also provides information about the effectiveness of the disciplinary procedures. Social Implications: The study presents several damages (emotional and psychological) suffered by employees that witnessed deviant behavior and reports ripple effects on employees that didn’t even see such behaviors. Hence the study contributes to improve the understanding of this phenomenon and empower public managers to act strategically in order to decrease such behaviors. In a nutshell, the decrease of deviant behavior improves workplace environment. Originality: Studies with the same objective were not identified.porComportamento desvianteUnidade CorrecionalUniversidadeServidor públicoJustiça organizacionalMensuração efetividadeDeviant behaviorUniversityPublic employeeOrganizational justiceEffectiveness measurementUniversidades e faculdades públicas - Servidores públicos - CondutaServidores públicos - Ética profissionalImprobidade administrativaComportamento organizacionalGovernança públicaA plateia silenciosa e influente da correição – como a exposição a comportamentos desviantes afeta a percepção da atividade correcional nas universidades federaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-11-23reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Objetivo: O principal propósito desse estudo é identificar se há relação entre a exposição de servidores públicos federais a comportamentos desviantes no ambiente de trabalho e suas percepções acerca do funcionamento da Unidade Correcional a que estão submetidos. Metodologia: Para testar a premissa da pesquisa, o autor convidou servidores vinculados a seis Universidades Federais a participar da pesquisa, preenchendo questionário (survey) disponível on line. Dados obtidos em decorrência dessa participação foram utilizados para validar modelamento de equações estruturadas contemplando quatro variáveis latentes, e utilizou-se regressão multivariável para avaliar os relacionamentos entre essas variáveis. Resultados: Obteve-se que a exposição de servidores a comportamentos desviantes (Organizacionais ou Interpessoais) afeta negativamente suas percepções acerca do funcionamento das Unidades Correcionais a que estão submetidos, todavia este relacionamento possui pouco peso para explicar a percepção dos servidores sobre o funcionamento das Unidades Correcionais. Também foi identificada identidade no resultado da classificação de quatro Universidades por quantidade de sanções propostas e por nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes. Limitações: Houve baixa assistência das Universidade contactadas para divulgar o convite de participação na pesquisa dentre os seus servidores. Das 32 Universidades Federais procuradas, 18 não responderam ao pedido e oito se recusaram a efetuar a divulgação. Também houve baixa adesão dos servidores convidados a participar. Contribuições Práticas: O estudo identificou relação entre a quantidade de sanções propostas pelas Unidades Correcionais e o nível de influência negativa apresentada pelos servidores expostos a comportamentos desviantes, dessa forma a leitura desse indicador de produção também oferece uma informação de efetividade da atuação da Unidade Correcional. Contribuições Sociais: O estudo discrimina diversos danos (emocionais e psicológicos) observados pelos servidores que testemunham a ocorrência de comportamentos desviantes e relata que esses efeitos alcançam até servidores que não presenciam o referido comportamento. Assim sendo o estudo contribui para melhorar a compreensão desse fenômeno e subsidiar o gestor público para uma atuação estratégica, a fim de reduzir a ocorrência desses comportamentos. Resumindo, a redução do comportamento desviante tende a melhorar o ambiente de trabalho. Originalidade: Não se identificou estudo abordando a influência do comportamento desviante na percepção do trabalho das Unidades Correcionais. |
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