Financiamento do Distrito Federal evolução e perspectivas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32201 |
Resumo: | O Distrito Federal possui peculiaridades de natureza sui generis, pois não é nem estado, nem município; mas, sim, um ente especial da federação que acumula as competências legislativas reservadas aos estados e aos municípios, tendo, inclusive, por meio da função administrativa, a competência de tratar das atividades econômicas. Ademais, abriga ainda a estrutura político-administrativa do País, tornando mais complexa a sua gestão administrativa/financeira. É o único Ente Federado a receber da União o repasse do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), considerado entre as transferências intergovernamentais o de maior relevância para o DF. Na discussão da estrutura das finanças públicas do DF, foi utilizado o período dos anos de 2017 a 2021, no qual se constatou que, além do FCDF, a arrecadação tributária expressa papel importante nas finanças públicas, destacando a relevância dos impostos relacionados ao consumo (ICMS e ISS). No que diz respeito à discussão dos resultados alcançados, relacionados ao objeto deste estudo – que poderão servir de subsídios aos futuros gestores do Distrito Federal e para o debate orientado a resultados –, utilizou-se o período dos anos de 2012 a 2021, que restou demonstrado que as fontes de financiamento do DF, em diversas circunstâncias, não responderam, nesse período, satisfatoriamente ao custeio das suas despesas. |
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Boff, Sirlei SaleteEscolas::EPPGPires, Manoel Carlos de CastroCabello, Andrea FellippeBarbosa, Nelson2022-07-07T14:51:34Z2022-07-07T14:51:34Z2022-06-15https://hdl.handle.net/10438/32201O Distrito Federal possui peculiaridades de natureza sui generis, pois não é nem estado, nem município; mas, sim, um ente especial da federação que acumula as competências legislativas reservadas aos estados e aos municípios, tendo, inclusive, por meio da função administrativa, a competência de tratar das atividades econômicas. Ademais, abriga ainda a estrutura político-administrativa do País, tornando mais complexa a sua gestão administrativa/financeira. É o único Ente Federado a receber da União o repasse do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), considerado entre as transferências intergovernamentais o de maior relevância para o DF. Na discussão da estrutura das finanças públicas do DF, foi utilizado o período dos anos de 2017 a 2021, no qual se constatou que, além do FCDF, a arrecadação tributária expressa papel importante nas finanças públicas, destacando a relevância dos impostos relacionados ao consumo (ICMS e ISS). No que diz respeito à discussão dos resultados alcançados, relacionados ao objeto deste estudo – que poderão servir de subsídios aos futuros gestores do Distrito Federal e para o debate orientado a resultados –, utilizou-se o período dos anos de 2012 a 2021, que restou demonstrado que as fontes de financiamento do DF, em diversas circunstâncias, não responderam, nesse período, satisfatoriamente ao custeio das suas despesas.The Brazilian Federal District is neither a state nor a municipality, but rather a special entity that holds the legislative powers reserved to Brazilian states and municipalities. Through its administrative function, it also has the capacity to handle economic operations. Furthermore, it houses Brazil’s political and administrative structure, which increases the complexity involved in its administrative and financial management. It is the only Federal Entity that is allocated funds from the Constitutional Fund of the Federal District (FCDF), which is regarded as the most significant intergovernmental transfer to the Federal District. The years between 2017 and 2021 were used for the purpose of evaluating the structure underlying the Federal District’s public finances. This showed that, in addition to the FCDF, tax collection plays an important role in public finances, particularly consumption-related taxes (ICMS and ISS). The outcomes of this study were based on an analysis of the period between 2012 and 2021. They have demonstrated that funding for the Federal District did not satisfactorily meet its expenses in various instances. This study may serve as a reference to future managers of the Federal District and enable a results-oriented debate.porArrecadação tributáriaICMSISSDistrito FederalEconomia PúblicaTax collectionFederal DistrictPublic economyEconomiaFinanças públicas - Distrito Federal (Brasil)Impostos - ArrecadaçãoAdministração tributáriaImposto sobre circulação de mercadorias e serviçosImposto sobre serviçosFinanciamento do Distrito Federal evolução e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALSirlei 5-7-2022 aprovada pelo orientador2.pdfSirlei 5-7-2022 aprovada pelo orientador2.pdfPDFapplication/pdf1973913https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f5e00c40-fd6a-4f61-8e3b-6cd783f56828/download3b703400964943f50c98bb20b88a1eafMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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