Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34713 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo estudar a indústria fonográfica brasileira sob a perspectiva da construção da modernidade industrial no Brasil, marcada pela conciliação entre classes dominantes e a dependência do capital estrangeiro, não por acaso uma das principais características da nossa indústria do disco. Vamos estudar da implantação das primeiras fábricas de discos a formação de um oligopólio multinacional no final do regi-me militar, período de forte estímulo ao consumo no qual o disco se consolidou na cultura e na economia do país, transformando o Brasil em um dos maiores mercados consumidores de música do mundo. O desenvolvimento do setor caracterizou-se também pelo acionamento do Estado para defesa de seus interesses, sobretudo a partir da criação da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Os artistas também buscaram sistematicamente que o governo acolhesse suas reivindicações, mas em momentos capitais para a relação entre artistas e gravadoras a classe não teve força política para alcançar mudanças estruturais. A política de fomento aos investimentos estrangeiros, aspecto fundamental do modelo econômico do regime militar, favoreceu a expansão das gravadoras multinacionais o que excluiu do mercado o empresariado nacional e limitou as conquistas da classe artística no campo do direito autoral |
id |
FGV_32445fe32cb0e11480539b8019e92460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/34713 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Oliveira, Claudio Jorge Pacheco deEscolas::CPDOCVicente, EduardoHollanda, Bernardo Borges Buarque deMarchi, Leonardo deDias, Márcia TostaMattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de2024-01-09T17:49:20Z2024-01-09T17:49:20Z2023-11-21https://hdl.handle.net/10438/34713Esta pesquisa tem por objetivo estudar a indústria fonográfica brasileira sob a perspectiva da construção da modernidade industrial no Brasil, marcada pela conciliação entre classes dominantes e a dependência do capital estrangeiro, não por acaso uma das principais características da nossa indústria do disco. Vamos estudar da implantação das primeiras fábricas de discos a formação de um oligopólio multinacional no final do regi-me militar, período de forte estímulo ao consumo no qual o disco se consolidou na cultura e na economia do país, transformando o Brasil em um dos maiores mercados consumidores de música do mundo. O desenvolvimento do setor caracterizou-se também pelo acionamento do Estado para defesa de seus interesses, sobretudo a partir da criação da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Os artistas também buscaram sistematicamente que o governo acolhesse suas reivindicações, mas em momentos capitais para a relação entre artistas e gravadoras a classe não teve força política para alcançar mudanças estruturais. A política de fomento aos investimentos estrangeiros, aspecto fundamental do modelo econômico do regime militar, favoreceu a expansão das gravadoras multinacionais o que excluiu do mercado o empresariado nacional e limitou as conquistas da classe artística no campo do direito autoralThis research aims to study the Brazilian phonographic industry from the perspective of the construction of industrial modernity in Brazil, which was marked by the conciliation between dominant classes and dependence on foreign capital, not by chance one of the main characteristics of our record industry. We will study from the implementation of the first record factories to the formation of a multinational oligopoly at the end of the military regime, a period of strong stimulus to consumption in which the record was consolidated in the culture and economy of the country, transforming Brazil into one of the largest music consumer markets in the world. The development of the sector was also characterized by the activation of the State to defend its interests, especially after the creation of the Brazilian Association of Record Producers (ABPD). Artists also systematically sought to get the government to accept their demands, but at key moments for the relationship between artists and record companies, the class did not have the political strength to achieve structural changes. The policy of encouraging foreign investment, a fundamental aspect of the economic model of the military regime, favored the expansion of multinational record companies, which excluded the national business community from the market and limited the achievements of the artistic class in the field of copyright.porIndústria musicalRegistros sonoros - IndústriaIndústria culturalGoverno militar - BrasilIndústria musicalRegistros sonoros - IndústriaIndústria culturalGoverno militar - BrasilQuando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c4abbc6b-3f22-40c4-bfa2-34a88ceea58c/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52ORIGINALQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdfQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdfapplication/pdf2097254https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cc0118a5-180d-4a1a-802f-046b308cea12/download2edabf7c9dd06387da3df61da3140e2fMD53TEXTQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdf.txtQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain102915https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f87aca-8843-4a37-b6e8-a9004597243e/download6301686c9633ebabec265aba388ef925MD54THUMBNAILQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdf.jpgQuando disco era cultura_As gravadoras e a modernidade industrial no Brasil_Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2833https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a09f4e24-d7ab-43ba-848d-02ac35d92ff9/downloadc78c8b834e57fe502ff77e7e18bc1ac7MD5510438/347132024-04-23 15:21:06.694open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34713https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-04-23T15:21:06Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
title |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
spellingShingle |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil Oliveira, Claudio Jorge Pacheco de Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil |
title_short |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
title_full |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
title_fullStr |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
title_full_unstemmed |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
title_sort |
Quando disco era cultura: as gravadoras e a modernidade industrial no Brasil |
author |
Oliveira, Claudio Jorge Pacheco de |
author_facet |
Oliveira, Claudio Jorge Pacheco de |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.none.fl_str_mv |
Escolas::CPDOC |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Vicente, Eduardo Hollanda, Bernardo Borges Buarque de Marchi, Leonardo de Dias, Márcia Tosta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Claudio Jorge Pacheco de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de |
contributor_str_mv |
Mattos, Marco Aurélio Vannucchi Leme de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil |
topic |
Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Indústria musical Registros sonoros - Indústria Indústria cultural Governo militar - Brasil |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo estudar a indústria fonográfica brasileira sob a perspectiva da construção da modernidade industrial no Brasil, marcada pela conciliação entre classes dominantes e a dependência do capital estrangeiro, não por acaso uma das principais características da nossa indústria do disco. Vamos estudar da implantação das primeiras fábricas de discos a formação de um oligopólio multinacional no final do regi-me militar, período de forte estímulo ao consumo no qual o disco se consolidou na cultura e na economia do país, transformando o Brasil em um dos maiores mercados consumidores de música do mundo. O desenvolvimento do setor caracterizou-se também pelo acionamento do Estado para defesa de seus interesses, sobretudo a partir da criação da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Os artistas também buscaram sistematicamente que o governo acolhesse suas reivindicações, mas em momentos capitais para a relação entre artistas e gravadoras a classe não teve força política para alcançar mudanças estruturais. A política de fomento aos investimentos estrangeiros, aspecto fundamental do modelo econômico do regime militar, favoreceu a expansão das gravadoras multinacionais o que excluiu do mercado o empresariado nacional e limitou as conquistas da classe artística no campo do direito autoral |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-09T17:49:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-09T17:49:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/34713 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/34713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c4abbc6b-3f22-40c4-bfa2-34a88ceea58c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cc0118a5-180d-4a1a-802f-046b308cea12/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f87aca-8843-4a37-b6e8-a9004597243e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a09f4e24-d7ab-43ba-848d-02ac35d92ff9/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a4b67231f701c416a809246e7a10077 2edabf7c9dd06387da3df61da3140e2f 6301686c9633ebabec265aba388ef925 c78c8b834e57fe502ff77e7e18bc1ac7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024141936394240 |