A previsão da demanda automotiva brasileira de longo prazo baseada em modelos econométricos univariados
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/8577 |
Resumo: | A previsão de demanda é uma atividade relevante pois influencia na tomada de decisão das organizações públicas e privadas. Este trabalho procura identificar modelos econométricos que apresentem bom poder preditivo para a demanda automotiva brasileira num horizonte de longo prazo, cinco anos, através do uso das séries de vendas mensais de automóveis, veículos comerciais leves e total, o período amostral é de 1970 a 2010. Foram estimados e avaliados os seguintes modelos: Auto-regressivo (Box-Jenkins, 1976), Estrutural (Harvey, 1989) e Mudança de Regime (Hamilton, 1994), incluindo efeitos calendário e dummies além dos testes de raízes unitárias sazonais e não-sazonais para as séries. A definição da acurácia dos modelos baseou-se no Erro Quadrático Médio (EQM) dos resultados apresentados na simulação da previsão de demanda dos últimos quinze anos (1995 a 2010). |
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Davies Junior, ChristopherEscolas::EESPMori, RogérioSartoris, AlexandreMarçal, Emerson Fernandes2011-09-06T12:29:13Z2011-09-06T12:29:13Z2011-08-18DAVIES JUNIOR, Christopher. A previsão da demanda automotiva brasileira de longo prazo baseada em modelos econométricos univariados. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2011.http://hdl.handle.net/10438/8577A previsão de demanda é uma atividade relevante pois influencia na tomada de decisão das organizações públicas e privadas. Este trabalho procura identificar modelos econométricos que apresentem bom poder preditivo para a demanda automotiva brasileira num horizonte de longo prazo, cinco anos, através do uso das séries de vendas mensais de automóveis, veículos comerciais leves e total, o período amostral é de 1970 a 2010. Foram estimados e avaliados os seguintes modelos: Auto-regressivo (Box-Jenkins, 1976), Estrutural (Harvey, 1989) e Mudança de Regime (Hamilton, 1994), incluindo efeitos calendário e dummies além dos testes de raízes unitárias sazonais e não-sazonais para as séries. A definição da acurácia dos modelos baseou-se no Erro Quadrático Médio (EQM) dos resultados apresentados na simulação da previsão de demanda dos últimos quinze anos (1995 a 2010).Demand forecasting is an important activity because it influences the decision making of public and private organizations. This study identifies econometrics models that have good predictive power for the Brazilian automotive demand in a long-term horizon, five years, through the use of series of monthly sales of automobiles, light commercial vehicles and total, the sample period is from 1970 until 2010. Were estimated and evaluated the following models: Auto-regressive (Box-Jenkins, 1976), Structural (Harvey, 1989) and Regime Change (Hamilton, 1994), including calendar effects and dummies, also seasonal and non-seasonal unit root tests for the series. The definition of the accuracy of the models was based on Mean Square Error (MSE) of the results presented in the simulation of the forecast demand over the last fifteen years (1995 till 2010).porAutomotive demandUnivariate modelCalendar effectUnit rootDemanda automotivaModelo univariadoEfeito calendárioRaiz unitáriaEconomiaDemanda (Teoria econômica)Indústria automobilística - BrasilOferta e procura - Previsão - Modelos econométricosA previsão da demanda automotiva brasileira de longo prazo baseada em modelos econométricos univariadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUtilizando modelos econométricos univariados.pdfUtilizando modelos econométricos 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