Uma especulação sobre a internet no operador de turismo: o caso CVC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiner, Estela
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/2348
Resumo: O trabalho analisa em caráter exploratório, através de um estudo de caso com a CVC, quais são as possíveis utilizações da Internet na operação de turismo. Para direcionar essa abordagem verifica-se o impacto em relação às variáveis do composto mercadológico e ao processo de prestação de serviços sob a ótica do usuário. O referencial teórico adotado na pesquisa estabelece as bases para análise das evidências empíricas e proporciona adaptações dos conceitos utilizados às características do operador. O modelo de composto mercadológico é utilizado como fio condutor na construção de um referencial. Ele é adaptado à prestação de serviços e ao operador. Desta forma, considera-se que o produto do operador de turismo é a prestação do serviço que envolve a contratação, organização e execução. A análise da internet está direcionada para os dois primeiros processos. O que se conclui em relação às variáveis do composto mercadológico na empresa analisada é que a internet é pouco utilizada para romper as limitações de tempo e lugar, consideradas pela literatura como os principais benefícios da Internet como canal direto para o usuário. Seu uso está mais associado à integração dos membros da indústria do que para atingir maior satisfação do usuário pela possibilidade que o site oferece para personalização do composto mercadológico. A flexibilidade do composto, no produto e no preço, é mais aproveitada nas agências de viagens. Os efeitos do uso da Internet no processo de prestação de serviço da CVC são percebidos na agência virtual (o site) e no agente de viagem. A prestação de serviço via site representa a primeira grande alteração, pois a interação entre usuários, funcionários e ambiente físico é substituída pela interação eletrônica, chat e e-mail, ou mesmo telefone, e a infra-estrutura física por computadores e linhas de comunicação. No caso das agências de viagens, a alteração está relacionada à possibilidade de participação ativa do usuário na fase de elaboração do pacote, o que propicia flexibilidade nos programas de turismo.
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Ele é adaptado à prestação de serviços e ao operador. Desta forma, considera-se que o produto do operador de turismo é a prestação do serviço que envolve a contratação, organização e execução. A análise da internet está direcionada para os dois primeiros processos. O que se conclui em relação às variáveis do composto mercadológico na empresa analisada é que a internet é pouco utilizada para romper as limitações de tempo e lugar, consideradas pela literatura como os principais benefícios da Internet como canal direto para o usuário. Seu uso está mais associado à integração dos membros da indústria do que para atingir maior satisfação do usuário pela possibilidade que o site oferece para personalização do composto mercadológico. A flexibilidade do composto, no produto e no preço, é mais aproveitada nas agências de viagens. Os efeitos do uso da Internet no processo de prestação de serviço da CVC são percebidos na agência virtual (o site) e no agente de viagem. A prestação de serviço via site representa a primeira grande alteração, pois a interação entre usuários, funcionários e ambiente físico é substituída pela interação eletrônica, chat e e-mail, ou mesmo telefone, e a infra-estrutura física por computadores e linhas de comunicação. No caso das agências de viagens, a alteração está relacionada à possibilidade de participação ativa do usuário na fase de elaboração do pacote, o que propicia flexibilidade nos programas de turismo.This paper analyses, in an exploratory way, through a case study carried out at CVC, the possible utilizations of the Internet in tourism operation. In order to lead this approach, the impact toward the variables of the market mix and the process of service provision under the user’s eyes has been studied The theoretical differential adopted in the study establishes the fundamentals to analyze the empirical evidences and provides adequacy of the concepts used to the characteristics of the operator. The model of the market mix is used as a conduit to build a referential. It is adjusted both to the services provision and to the operator. Thus, it is considered that the product of the tourism operator is the service provision that involves contracting, organization and execution. Analysis on the Internet is aimed at the first two processes. What can be concluded, as regards the variables of the market mix in the company under study, is that the Internet is little used to break the boundaries of time and place, considered by the literature as the main benefits offered to the user as direct channel by the Internet. Its use is more associated to the integration of the industry members than to reaching the user’s higher satisfaction, for the possibility the website offers of personalizing the market mix. The flexibility of the mix, as to products and rates, is more benefited from in travel agencies. The effects of the use of the Internet in the process of services provided by CVC can be seen in the virtual agency (the website) and in the travel agent. Service provision via website represents the first major change, as the interaction between users, employees and physical environment is being replaced by electronic interaction, chat and e-mail, or even by phone, and the physical infrastructure by computers and communication links. In the case of travel agencies, the change is related to the possibility of having active participation of the user in the elaboration phase of the package, which favorably leads to flexibility in tourism programs.porInternetComposto mercadológicoPrestação de serviçosTurismoOperador de turismoAdministração de empresasCVC Viagens e TurismoTurismo - AdministraçãoTurismo - ComercializaçãoMarketing na internetAgentes de viagem - BrasilUma especulação sobre a internet no operador de turismo: o caso CVCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL98387.pdf.jpg98387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2353https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4558cddc-efd6-4574-9e74-44bd32de3b49/download4fe76dce4ef3b0b50aa804308d63f08fMD58ORIGINAL98387.pdfPDFapplication/pdf424690https://repositorio.fgv.br/bitstreams/95725066-ca73-4955-8469-89b9206e5a65/downloada464d89d0140803964eef6177b44a74aMD52TEXT98387.pdf.txt98387.pdf.txtExtracted texttext/plain103266https://repositorio.fgv.br/bitstreams/01f6f467-b9c2-45e7-9bab-e7ead758f48d/downloada53ae11726b75ed6bfae10c5687f7cb4MD5710438/23482023-11-07 13:02:22.628open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2348https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T13:02:22Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
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