Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506 |
Resumo: | A presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país. |
id |
UFRN_e87afd369939563d68ca45065a39a1aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37506 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Katyane Souza deChagas, Márcio Marreiro dasBatista, Saulo GomesFerreira, Lissa Valéria Fernandes2017-12-08T14:37:56Z2021-09-22T13:52:36Z2017-12-08T14:37:56Z2021-09-22T13:52:36Z20122009011899MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoTurismoFranquiasAgências de viagemCVCSistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKatyaneSM_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120958https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/1/KatyaneSM_Monografia.pdf.txt63bf46cc5ed8c5932993ce921c3a468bMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD521_license.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/3/1_license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53ORIGINALKatyaneSM_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf961788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/4/KatyaneSM_Monografia.pdf6203e02d4e73a89732c7a28a9f8ee947MD54123456789/375062021-09-22 10:52:37.051oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:52:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
title |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
spellingShingle |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil Moura, Katyane Souza de Turismo Franquias Agências de viagem CVC |
title_short |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
title_full |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
title_fullStr |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
title_full_unstemmed |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
title_sort |
Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil |
author |
Moura, Katyane Souza de |
author_facet |
Moura, Katyane Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Chagas, Márcio Marreiro das |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Batista, Saulo Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Katyane Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
contributor_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Turismo Franquias Agências de viagem CVC |
topic |
Turismo Franquias Agências de viagem CVC |
description |
A presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-08T14:37:56Z 2021-09-22T13:52:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-08T14:37:56Z 2021-09-22T13:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2009011899 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506 |
identifier_str_mv |
2009011899 MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/1/KatyaneSM_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/3/1_license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/4/KatyaneSM_Monografia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63bf46cc5ed8c5932993ce921c3a468b a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 6203e02d4e73a89732c7a28a9f8ee947 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117750247653376 |