Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Katyane Souza de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506
Resumo: A presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.
id UFRN_e87afd369939563d68ca45065a39a1aa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37506
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Moura, Katyane Souza deChagas, Márcio Marreiro dasBatista, Saulo GomesFerreira, Lissa Valéria Fernandes2017-12-08T14:37:56Z2021-09-22T13:52:36Z2017-12-08T14:37:56Z2021-09-22T13:52:36Z20122009011899MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoTurismoFranquiasAgências de viagemCVCSistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKatyaneSM_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120958https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/1/KatyaneSM_Monografia.pdf.txt63bf46cc5ed8c5932993ce921c3a468bMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD521_license.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/3/1_license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53ORIGINALKatyaneSM_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf961788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/4/KatyaneSM_Monografia.pdf6203e02d4e73a89732c7a28a9f8ee947MD54123456789/375062021-09-22 10:52:37.051oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:52:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
title Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
spellingShingle Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
Moura, Katyane Souza de
Turismo
Franquias
Agências de viagem
CVC
title_short Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
title_full Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
title_fullStr Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
title_full_unstemmed Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
title_sort Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
author Moura, Katyane Souza de
author_facet Moura, Katyane Souza de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Katyane Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Turismo
Franquias
Agências de viagem
CVC
topic Turismo
Franquias
Agências de viagem
CVC
description A presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-08T14:37:56Z
2021-09-22T13:52:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-08T14:37:56Z
2021-09-22T13:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2009011899
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506
identifier_str_mv 2009011899
MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/1/KatyaneSM_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/3/1_license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37506/4/KatyaneSM_Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63bf46cc5ed8c5932993ce921c3a468b
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
6203e02d4e73a89732c7a28a9f8ee947
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117750247653376