O uso da exposição virtual para compensar a limitação de espaço de uma categoria não destino em supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Eduardo de Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27750
Resumo: Para a maioria dos varejistas, aproveitar cada espaço das suas lojas físicas é fundamental para executar sua estratégia de sortimento focada em lucratividade e experiência de compra. Com isso, alguns gestores priorizam aumentar o espaço físico de categorias que acreditam trazer melhores resultados, ou que são mais alinhadas com a estratégia da empresa, negligenciando outras que podem esconder grandes oportunidades ofuscadas pela falta de um mix adequado. O objetivo deste trabalho é testar uma proposta de solução para expandir o mix de uma categoria de produtos não destino sem aumentar seu espaço físico com auxílio da tecnologia. Para isso, foi utilizada uma pesquisa quantitativa experimental, a partir do procedimento “quase-experimento” que consistiu em expandir o mix de produtos da categoria alimentos para pets de um supermercado, instalando um totem de autoatendimento em substituição às prateleiras tradicionais que expunham a mercadoria. O resultado do experimento não refletiu uma variação nas vendas dessa categoria, porém apresentou uma alternância na distribuição das vendas por produtos dentro da categoria e a diminuição do espaço físico necessário para mesma venda, criando novos espaços na loja que podem ser explorados com novas oportunidades de venda. Como contribuição, esse trabalho busca apresentar a experiência de uma tentativa de colocar em prática conceitos novos os quais ainda foram pouco explorados no ambiente de loja que tem impactado diretamente o dia a dia de loja do varejista.
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Para isso, foi utilizada uma pesquisa quantitativa experimental, a partir do procedimento “quase-experimento” que consistiu em expandir o mix de produtos da categoria alimentos para pets de um supermercado, instalando um totem de autoatendimento em substituição às prateleiras tradicionais que expunham a mercadoria. O resultado do experimento não refletiu uma variação nas vendas dessa categoria, porém apresentou uma alternância na distribuição das vendas por produtos dentro da categoria e a diminuição do espaço físico necessário para mesma venda, criando novos espaços na loja que podem ser explorados com novas oportunidades de venda. Como contribuição, esse trabalho busca apresentar a experiência de uma tentativa de colocar em prática conceitos novos os quais ainda foram pouco explorados no ambiente de loja que tem impactado diretamente o dia a dia de loja do varejista.For most retailers, leveraging every space in their physical stores is critical to running their assortment strategy focused on profitability and shopping experience. With this, some managers prioritize to increase the physical space of categories that believe to bring better results, or that are more aligned with the strategy of the company, neglecting others that can hide great opportunities overshadowed by the lack of a suitable mix. The goal of this work is to test a solution proposal to expand the mix of a non-target product category without increasing its physical space with the aid of technology. For this, an experimental quantitative research was used based on the "quasiexperiment" procedure, which consisted in expanding the product mix of the pet food category of a supermarket by installing a totem of self-service in substitution of the traditional shelves that exposed the merchandise. The result of the experiment did not reflect a variation in the sales of this category, but it presented an alternation in the distribution of the sales by products within the category and the reduction of the necessary physical space for the same sale creating new spaces in the store that can be explored with new opportunities of sale . As a contribution, this work seeks to present the experience of an attempt to put into practice new concepts that were still little explored in the store environment that has directly impacted the day to day store retailer.porStore spaceAssortmentCategoy managementSmart techSelf-service tecnologyCustomer experienceSupermarketSpace-elasticityEspaço de lojaSortimentoGerenciamento de categoriaTecnologia smartTecnologia de autoatendimentoExperiência do clienteSupermercadoElasticidade das gôndolasAdministração de empresasComportamento organizacionalComportamento do consumidorComércio varejista - Inovações tecnológicasSupermercados - Serviços ao clienteAnimais de estimaçãoO uso da exposição virtual para compensar a limitação de espaço de uma categoria não destino em supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL00. 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