Preditores da lealdade em cursos de pós-graduação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Fernando Assumpção
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34514
Resumo: Objetivo: O estudo busca identificar os Preditores da Lealdade do aluno com a Instituição de Ensino Superior (IES) para cursos de Pós-Graduação a Distância, seguindo os Padrões da Quality Matters (QM). O estudo se baseia na pesquisa de Aman (2009) e é orientado pela questão: "Quais os fatores, a partir da perspectiva do aluno, possuem maior potencial de impacto na Lealdade em cursos de Pós-Graduação a Distância?". Para alcançar este objetivo principal, os seguintes objetivos secundários foram definidos: (1) Identificar se as métricas de Satisfação propostas por Aman (2009) são efetivamente preditoras da Lealdade; (2) Identificar a viabilidade de determinação dos preditores da Lealdade com base nos Padrões Gerais da QM; e (3) Identificar preditores da Lealdade com base nos Padrões Específicos da QM. Metodologia: Esta pesquisa adota abordagem quantitativa e utiliza o método de Levantamento, considerando os padrões priorizados por Aman (2009). Três hipóteses principais norteiam o estudo, explorando a viabilidade do uso da pesquisa de Aman para identificar os preditores de Lealdade a partir da Satisfação e dos Padrões Gerais e Específicos da QM. A coleta de dados foi conduzida através de um Survey composto por perguntas e respostas fechadas, com uma amostra de 138 respondentes voluntários de uma população total de 1805 indivíduos. A análise foi realizada utilizando o software Jamovi e conduzida a partir do teste de correlação de Spearman e regressão logística ordinal. Resultados: O estudo empírico conduzido valida a satisfação como um preditor significativo da Lealdade do aluno, corroborando com o uso da métrica de Satisfação proposta por Aman (2009). Em relação aos Padrões Gerais da QM, somente “Objetivos de Aprendizagem” e “Tecnologia de Aprendizagem” mostraram relevância estatística para a predição da Lealdade do aluno quando avaliados a partir da média simples da avaliação dos seus fatores. Uma análise mais profunda dos Padrões Específicos revelou que, entre os Padrões Gerais, “Objetivos de Aprendizagem” foi o único preditor eficaz para todos os seus Padrões Específicos. A análise para “Métodos de Avaliação” apresentou dois Padrões Específicos relevantes para predição, enquanto “Materiais Instrucionais” e “Interação” apresentaram um preditor para cada. O estudo do Padrão Geral “Tecnologia de Aprendizagem” não validou nenhum Padrão Específico como preditor de forma isolada. Limitações: A metodologia utilizada avalia apenas os Padrões Gerais e Específicos da QM priorizados na pesquisa de Aman (2009) e potencialmente pode não representar um entendimento completo do framework. Além disso, essa pesquisa não conseguiu validar a viabilidade do uso integral da metodologia de Aman (2009) para predição da Lealdade do aluno, sugerindo que outros fatores não considerados neste estudo são relevantes nesse contexto. Aplicabilidade: Os resultados fornecem informações relevantes ao gestor atuante nesse segmento educacional, evidenciando fatores críticos que influenciam a Lealdade dos alunos e viabilizando a otimização da alocação de recursos.
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