Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Miquelino da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23072019-090038
Resumo: A crescente necessidade de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais nas organizações e ambientes de trabalho tem influenciado no aumento de cursos ofertados a distância, que nos últimos anos cresceu consideravelmente. Neste sentido as ações educacionais são de extrema importância para o preenchimento das lacunas dessas competências. A Educação a Distância (EAD), oferece uma metodologia flexível, adaptando-se à rotina dos alunos e ao mesmo tempo oferece a possibilidade de desenvolvimento das competências destes. Contudo, mesmo com todos os pontos positivos dos cursos EAD, não é possível evitar a evasão. Por isso, é importante que novos estudos sejam realizados sobre esta temática, buscando se aprofundar nos motivos que contribuem para que a evasão ocorra. O objetivo deste estudo, portanto, é identificar variáveis preditoras de evasão relacionadas às características da clientela, estratégias de aprendizagem e a barreiras em EAD, em cursos de pós-graduação ofertados a distância em uma Instituição de Ensino de Pós-Graduação, situada em Ribeirão Preto/SP. Os instrumentos de medida empregados na investigação para o Estudo 1 foram: 1) Estratégias de Aprendizagem; e 2) Barreiras em EAD. Para o Estudo 2 foi elaborado um roteiro semiestruturado de Barreiras em EAD, este instrumento foi validado por juízes. Sobre os instrumentos do Estudo 1 foram adaptados e verificadas as evidências de validade em pesquisas precedentes. Os dados do Estudo 1 foram coletados por meio de questionários que foram enviados por e-mail aos alunos e ex-alunos dos programas de EAD da instituição de ensino parceira contatada. Os dados do Estudo 2 foram coletados através de entevistas via skipe. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicometria. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicologia. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias para investigar a exatidão da entrada dos dados, a presença de casos extremos, a distribuição dos casos omissos, a distribuição de frequência das variáveis e o tamanho das amostras. Para a verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida, foram realizadas análises fatoriais exploratórias, utilizando os métodos de fatoração dos eixos principais e de consistência interna. As análises descritivas, exploratórias e fatoriais foram feitas no SPSS (Statistical Package for the Social Science) versão 19.0. No estudo 1, não foram encontradas barreiras nas análises feitas com os estudantes dos cursos de pós-graduação a distância, porém um ponto alarmante foi encontrado nas características dos alunos, em relação a conciliação das atividades do curso com compromissos familiares, outras atividades de estudo e de trabalho. Os alunos utilizaram com mais frequência as estratégias cognitivas, controle da emoção e motivação, reflexão para aplicação prática. As estratégias menos utilizadas foram as de busca por ajuda interpessoal, isso pode refletir em uma necessidade maior do EAD em promover ações de integração entre os alunos, que podem trocar experiências e enriquecer a aprendizagem ao longo do curso. No estudo 2, foram apontadas falhas no que se refere aos conteúdos dos cursos serem muito teóricos e pouco aplicados à prática. No estudo 2, foram apontadas falhas na conexão durante as aulas ao vivo, e a ferramenta de acesso ao aluno que segundo afirmações, eram muito atrasadas, também citaram a falta de interação nos fóruns com o tutor e demais alunos.
id USP_c61b0b2074d242ad089ba96cf9cc9c82
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072019-090038
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância Barrier predictors in distance learning postgraduate courses 2019-05-24Thaís ZerbiniDyjalma Antonio BassoliLara Barros MartinsMarina Greghi SticcaPriscila Miquelino da SilvaUniversidade de São PauloPsicologiaUSPBR Barreiras Barriers Cursos de pós-graduação Distance education Dropout Educação a distância Evasão Postgraduate courses A crescente necessidade de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais nas organizações e ambientes de trabalho tem influenciado no aumento de cursos ofertados a distância, que nos últimos anos cresceu consideravelmente. Neste sentido as ações educacionais são de extrema importância para o preenchimento das lacunas dessas competências. A Educação a Distância (EAD), oferece uma metodologia flexível, adaptando-se à rotina dos alunos e ao mesmo tempo oferece a possibilidade de desenvolvimento das competências destes. Contudo, mesmo com todos os pontos positivos dos cursos EAD, não é possível evitar a evasão. Por isso, é importante que novos estudos sejam realizados sobre esta temática, buscando se aprofundar nos motivos que contribuem para que a evasão ocorra. O objetivo deste estudo, portanto, é identificar variáveis preditoras de evasão relacionadas às características da clientela, estratégias de aprendizagem e a barreiras em EAD, em cursos de pós-graduação ofertados a distância em uma Instituição de Ensino de Pós-Graduação, situada em Ribeirão Preto/SP. Os instrumentos de medida empregados na investigação para o Estudo 1 foram: 1) Estratégias de Aprendizagem; e 2) Barreiras em EAD. Para o Estudo 2 foi elaborado um roteiro semiestruturado de Barreiras em EAD, este instrumento foi validado por juízes. Sobre os instrumentos do Estudo 1 foram adaptados e verificadas as evidências de validade em pesquisas precedentes. Os dados do Estudo 1 foram coletados por meio de questionários que foram enviados por e-mail aos alunos e ex-alunos dos programas de EAD da instituição de ensino parceira contatada. Os dados do Estudo 2 foram coletados através de entevistas via skipe. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicometria. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicologia. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias para investigar a exatidão da entrada dos dados, a presença de casos extremos, a distribuição dos casos omissos, a distribuição de frequência das variáveis e o tamanho das amostras. Para a verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida, foram realizadas análises fatoriais exploratórias, utilizando os métodos de fatoração dos eixos principais e de consistência interna. As análises descritivas, exploratórias e fatoriais foram feitas no SPSS (Statistical Package for the Social Science) versão 19.0. No estudo 1, não foram encontradas barreiras nas análises feitas com os estudantes dos cursos de pós-graduação a distância, porém um ponto alarmante foi encontrado nas características dos alunos, em relação a conciliação das atividades do curso com compromissos familiares, outras atividades de estudo e de trabalho. Os alunos utilizaram com mais frequência as estratégias cognitivas, controle da emoção e motivação, reflexão para aplicação prática. As estratégias menos utilizadas foram as de busca por ajuda interpessoal, isso pode refletir em uma necessidade maior do EAD em promover ações de integração entre os alunos, que podem trocar experiências e enriquecer a aprendizagem ao longo do curso. No estudo 2, foram apontadas falhas no que se refere aos conteúdos dos cursos serem muito teóricos e pouco aplicados à prática. No estudo 2, foram apontadas falhas na conexão durante as aulas ao vivo, e a ferramenta de acesso ao aluno que segundo afirmações, eram muito atrasadas, também citaram a falta de interação nos fóruns com o tutor e demais alunos. The increasing need to develop individual and organizational competencies in organizations and work environments has influenced the increase of courses offered at a distance, which in recent years has grown considerably. In this sense, educational actions are extremely important to fill the gaps in these competencies. Distance Education (EAD), offers a flexible methodology, adapting to the routine of the students and at the same time offers the possibility of developing their skills. However, even with all the good points of EAD courses, avoidance cannot be avoided. Therefore, it is important that new studies are carried out on this theme, seeking to delve into the motives that contribute to avoidance occurring. The objective of this study, therefore, is to identify barriers related to evasion in the EAD modality, in postgraduate courses offered at a Distance Learning Institution, located in Ribeirão Preto / SP. The measurement instruments used in the research were: 1) Learning Strategies; and 2) EAD barriers. These instruments were adapted and verified the evidences of validity in previous researches. Data were collected through questionnaires that were sent by e-mail to the students and ex-students of the EAD programs of the partner teaching institution contacted. For the application of the procedures of data analysis, the orientations of renowned researchers in the area of psychometry were consulted. Descriptive and exploratory analyzes were carried out to investigate the accuracy of data entry, the presence of extreme cases, the distribution of missing cases, frequency distribution of variables and sample size. In order to verify the validity of the measuring instruments, exploratory factorial analyzes were performed using the main axis factorization methods and internal consistency. The descriptive, exploratory and factorial analyzes were done in the SPSS (Statistical Package for the Social Science) version 19.0. No barriers were found in the analyzes made with the students of the distance graduate courses, but an alarming point was found in the characteristics of the students, in relation to the conciliation of the activities of the course with family commitments, other activities of study and work. Students used cognitive strategies more often, emotion control and motivation, reflection for practical application. The least used strategies were the search for interpersonal help, this may reflect a greater need of EAD to promote integration actions among students, who can exchange experiences and enrich learning throughout the course. https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23072019-090038info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:58:49Zoai:teses.usp.br:tde-23072019-090038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:11:53.185113Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Barrier predictors in distance learning postgraduate courses
title Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
spellingShingle Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
Priscila Miquelino da Silva
title_short Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
title_full Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
title_fullStr Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
title_full_unstemmed Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
title_sort Preditores de barreiras em cursos de pós-graduação ofertados a distância
author Priscila Miquelino da Silva
author_facet Priscila Miquelino da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thaís Zerbini
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dyjalma Antonio Bassoli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lara Barros Martins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marina Greghi Sticca
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Miquelino da Silva
contributor_str_mv Thaís Zerbini
Dyjalma Antonio Bassoli
Lara Barros Martins
Marina Greghi Sticca
description A crescente necessidade de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais nas organizações e ambientes de trabalho tem influenciado no aumento de cursos ofertados a distância, que nos últimos anos cresceu consideravelmente. Neste sentido as ações educacionais são de extrema importância para o preenchimento das lacunas dessas competências. A Educação a Distância (EAD), oferece uma metodologia flexível, adaptando-se à rotina dos alunos e ao mesmo tempo oferece a possibilidade de desenvolvimento das competências destes. Contudo, mesmo com todos os pontos positivos dos cursos EAD, não é possível evitar a evasão. Por isso, é importante que novos estudos sejam realizados sobre esta temática, buscando se aprofundar nos motivos que contribuem para que a evasão ocorra. O objetivo deste estudo, portanto, é identificar variáveis preditoras de evasão relacionadas às características da clientela, estratégias de aprendizagem e a barreiras em EAD, em cursos de pós-graduação ofertados a distância em uma Instituição de Ensino de Pós-Graduação, situada em Ribeirão Preto/SP. Os instrumentos de medida empregados na investigação para o Estudo 1 foram: 1) Estratégias de Aprendizagem; e 2) Barreiras em EAD. Para o Estudo 2 foi elaborado um roteiro semiestruturado de Barreiras em EAD, este instrumento foi validado por juízes. Sobre os instrumentos do Estudo 1 foram adaptados e verificadas as evidências de validade em pesquisas precedentes. Os dados do Estudo 1 foram coletados por meio de questionários que foram enviados por e-mail aos alunos e ex-alunos dos programas de EAD da instituição de ensino parceira contatada. Os dados do Estudo 2 foram coletados através de entevistas via skipe. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicometria. Para aplicação dos procedimentos de análise de dados do Estudo 1, foram consultadas as orientações de pesquisadores renomados na área de psicologia. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias para investigar a exatidão da entrada dos dados, a presença de casos extremos, a distribuição dos casos omissos, a distribuição de frequência das variáveis e o tamanho das amostras. Para a verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida, foram realizadas análises fatoriais exploratórias, utilizando os métodos de fatoração dos eixos principais e de consistência interna. As análises descritivas, exploratórias e fatoriais foram feitas no SPSS (Statistical Package for the Social Science) versão 19.0. No estudo 1, não foram encontradas barreiras nas análises feitas com os estudantes dos cursos de pós-graduação a distância, porém um ponto alarmante foi encontrado nas características dos alunos, em relação a conciliação das atividades do curso com compromissos familiares, outras atividades de estudo e de trabalho. Os alunos utilizaram com mais frequência as estratégias cognitivas, controle da emoção e motivação, reflexão para aplicação prática. As estratégias menos utilizadas foram as de busca por ajuda interpessoal, isso pode refletir em uma necessidade maior do EAD em promover ações de integração entre os alunos, que podem trocar experiências e enriquecer a aprendizagem ao longo do curso. No estudo 2, foram apontadas falhas no que se refere aos conteúdos dos cursos serem muito teóricos e pouco aplicados à prática. No estudo 2, foram apontadas falhas na conexão durante as aulas ao vivo, e a ferramenta de acesso ao aluno que segundo afirmações, eram muito atrasadas, também citaram a falta de interação nos fóruns com o tutor e demais alunos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23072019-090038
url https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23072019-090038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502998190194688