A contribuição dos programas de financiamento estudantil (FIES) e universidade para todos (PROUNI) para a diretriz de qualidade do ensino superior: um estudo sobre o desempenho dos alunos de administração no ENADE de 2015
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/27150 |
Resumo: | Objetivo: Este trabalho buscou analisar a efetividade do Programa de Financiamento Estudantil – FIES – e Universidade para Todos – PROUNI – em promover a diretriz de qualidade estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. O objetivo consistiu em comparar os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE – dos bolsistas PROUNI e dos alunos com empréstimo do FIES com seus colegas de classe que não receberam o benefício correspondente, de modo a responder a seguinte questão: alunos beneficiados por estes programas se formam com o mesmo nível de proficiência que seus colegas? Metodologia: O estudo limitou-se em analisar os resultados dos alunos concluintes do curso de Administração no ENADE de 2015, com base nos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Considerando o objetivo e a forma como se desenvolveu o estudo, este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa quantitativa, utilizando como recurso metodológico o software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences – e como técnica, o Modelo Linear Generalizado – MLG. Resultado: De modo geral, pode-se inferir que as políticas públicas FIES e PROUNI, objeto de estudo deste trabalho, estão contribuindo não só com a expansão e inclusão de estudantes com menor afluência socioeconômica no Ensino Superior, mas também têm possibilitado que estes alunos obtenham um nível de proficiência similar a dos seus colegas de curso que não receberam tais benefícios, cooperando, dessa forma, para efetivar a diretriz de qualidade estabelecida pelo MEC. Contribuições Práticas: A partir dos resultados, espera-se contribuir com subsídios para o aperfeiçoamento e elaboração de novas políticas públicas, de modo que os programas supracitados possam ser vistos não apenas como agentes impulsionadores de novas matrículas mas também como referência no processo de qualidade na formação dos estudantes matriculados no Ensino Superior. |
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Almeida, Marcelo Nascimento deEscolas::EBAPEHeidtmann Neto, Henrique Guilherme CarlosPinheiro, Sonoê SugaharaBeltrão, Kaizô I.2019-03-07T18:27:11Z2019-03-07T18:27:11Z2018http://hdl.handle.net/10438/27150Objetivo: Este trabalho buscou analisar a efetividade do Programa de Financiamento Estudantil – FIES – e Universidade para Todos – PROUNI – em promover a diretriz de qualidade estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. O objetivo consistiu em comparar os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE – dos bolsistas PROUNI e dos alunos com empréstimo do FIES com seus colegas de classe que não receberam o benefício correspondente, de modo a responder a seguinte questão: alunos beneficiados por estes programas se formam com o mesmo nível de proficiência que seus colegas? Metodologia: O estudo limitou-se em analisar os resultados dos alunos concluintes do curso de Administração no ENADE de 2015, com base nos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Considerando o objetivo e a forma como se desenvolveu o estudo, este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa quantitativa, utilizando como recurso metodológico o software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences – e como técnica, o Modelo Linear Generalizado – MLG. Resultado: De modo geral, pode-se inferir que as políticas públicas FIES e PROUNI, objeto de estudo deste trabalho, estão contribuindo não só com a expansão e inclusão de estudantes com menor afluência socioeconômica no Ensino Superior, mas também têm possibilitado que estes alunos obtenham um nível de proficiência similar a dos seus colegas de curso que não receberam tais benefícios, cooperando, dessa forma, para efetivar a diretriz de qualidade estabelecida pelo MEC. Contribuições Práticas: A partir dos resultados, espera-se contribuir com subsídios para o aperfeiçoamento e elaboração de novas políticas públicas, de modo que os programas supracitados possam ser vistos não apenas como agentes impulsionadores de novas matrículas mas também como referência no processo de qualidade na formação dos estudantes matriculados no Ensino Superior.Objective: This research project sought to analyze the effectiveness of the Programa de Financiamento Estudantil – FIES (Student Financing Program) and Universidade para Todos – PROUNI (University for All Program) in promoting the quality policy established by the Plano Nacional de Educação (National Education Plan). The objective set forth consisted of comparing the PROUNI scholars and FIEST borrowers results of the Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE (National Student Performance Exam) with the results of their non-benefit receiving classmates. As such, this project aimed at answering the following research question: Do students participating in the above-mentioned programs graduate with the same skill level as their classmates? Methodology: This research project analyzed the 2015 ENADE test results for the Administration Course graduates based on the micro data made available by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (Anísio Teixeira National Institute for Educational Study and Research). Considering the objective and the way this research project unfolded, this project is characterized as a quantitative research using the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software as a methodological resource. More precisely, using the Generalized Linear Model – GLM. Results: In general terms, it can be said that the FIES and PROUNI public policies, the object of this study, are contributing not only to the expansion in terms of numbers and inclusion of less favored socioeconomic individuals in Higher Education, but also are developing skills at levels similar to those of non-receiver classmates. As such, it does contribute to materializing the quality policy established by MEC (Brazilian Ministry of Education). Practical Implications: Considering the attained results, it is expected that these will contribute to the improvement and to create new grant public policies. As such, the abovementioned programs can be seen not only as new enrolment boosters but also as a reference in the quality process in developing skills in those students enrolled in the Higher Education system.porPolíticas públicasEnsino superiorFIESPROUNIENADEAdministração de empresasEducaçãoPolíticas públicasEnsino superiorFundo de Financiamento EstudantilProUni (Programa)Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesA contribuição dos programas de financiamento estudantil (FIES) e universidade para todos (PROUNI) para a diretriz de qualidade do ensino superior: um estudo sobre o desempenho dos alunos de administração no ENADE de 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-12-21reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação - Marcelo Almeida.pdf.txtDissertação - Marcelo Almeida.pdf.txtExtracted 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Objetivo: Este trabalho buscou analisar a efetividade do Programa de Financiamento Estudantil – FIES – e Universidade para Todos – PROUNI – em promover a diretriz de qualidade estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. O objetivo consistiu em comparar os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE – dos bolsistas PROUNI e dos alunos com empréstimo do FIES com seus colegas de classe que não receberam o benefício correspondente, de modo a responder a seguinte questão: alunos beneficiados por estes programas se formam com o mesmo nível de proficiência que seus colegas? Metodologia: O estudo limitou-se em analisar os resultados dos alunos concluintes do curso de Administração no ENADE de 2015, com base nos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Considerando o objetivo e a forma como se desenvolveu o estudo, este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa quantitativa, utilizando como recurso metodológico o software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences – e como técnica, o Modelo Linear Generalizado – MLG. Resultado: De modo geral, pode-se inferir que as políticas públicas FIES e PROUNI, objeto de estudo deste trabalho, estão contribuindo não só com a expansão e inclusão de estudantes com menor afluência socioeconômica no Ensino Superior, mas também têm possibilitado que estes alunos obtenham um nível de proficiência similar a dos seus colegas de curso que não receberam tais benefícios, cooperando, dessa forma, para efetivar a diretriz de qualidade estabelecida pelo MEC. Contribuições Práticas: A partir dos resultados, espera-se contribuir com subsídios para o aperfeiçoamento e elaboração de novas políticas públicas, de modo que os programas supracitados possam ser vistos não apenas como agentes impulsionadores de novas matrículas mas também como referência no processo de qualidade na formação dos estudantes matriculados no Ensino Superior. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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