Os efeitos da educação corporativa no turnover e remuneração dos profissionais das empresas do setor privado nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Leandro de Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28666
Resumo: Objetivo – Este estudo tem como objetivo investigar se a Educação Corporativa (EC) contribui positivamente ou negativamente na rotatividade nas empresas que investem nesse tipo de atividade de capacitação profissional. Também busca identificar os efeitos sobre a remuneração dos colaboradores envolvidos nos treinamentos. Metodologia – Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo quantitativo para a estimativa dos efeitos da educação corporativa sobre a rotatividade e a remuneração dos profissionais, por meio de pareamento entre grupos de tratamento (participantes do treinamento corporativo) e controle (não participantes do treinamento corporativo) e aplicação de regressão logística e linear. A abrangência da amostra, 1.154 alunos, e a utilização de grupo de controle, ofereceram um bom nível de validade interna. Resultados – Foi demonstrado que a participação em treinamentos corporativos tem um efeito positivo na retenção do profissional na empresa na qual atua, também foi evidenciado um pequeno efeito positivo no incremento salarial dos mesmos. Limitações – A pesquisa aqui apresentada é limitada à área de gestão de empresas privadas nacionais e foi realizada no contexto de uma instituição de ensino superior, provedora de educação corporativa. Contribuições para a sociedade – Este estudo contribui para a pesquisa sobre educação corporativa no âmbito nacional, revelando o efeito benéfico para os profissionais participantes de programas de educação corporativa e, consequentemente, para as empresas, as quais investem neste tipo de treinamento/capacitação, dada a evidência de efeitos positivos na retenção. Originalidade – Este trabalho complementa outros estudos já realizados sobre os efeitos do treinamento/capacitação no turnover e na remuneração, porém desconhecemos, no Brasil, outro trabalho que tenha realizado essa pesquisa com foco na educação corporativa concentrada em cursos de pós-graduação lato sensu.
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A abrangência da amostra, 1.154 alunos, e a utilização de grupo de controle, ofereceram um bom nível de validade interna. Resultados – Foi demonstrado que a participação em treinamentos corporativos tem um efeito positivo na retenção do profissional na empresa na qual atua, também foi evidenciado um pequeno efeito positivo no incremento salarial dos mesmos. Limitações – A pesquisa aqui apresentada é limitada à área de gestão de empresas privadas nacionais e foi realizada no contexto de uma instituição de ensino superior, provedora de educação corporativa. Contribuições para a sociedade – Este estudo contribui para a pesquisa sobre educação corporativa no âmbito nacional, revelando o efeito benéfico para os profissionais participantes de programas de educação corporativa e, consequentemente, para as empresas, as quais investem neste tipo de treinamento/capacitação, dada a evidência de efeitos positivos na retenção. Originalidade – Este trabalho complementa outros estudos já realizados sobre os efeitos do treinamento/capacitação no turnover e na remuneração, porém desconhecemos, no Brasil, outro trabalho que tenha realizado essa pesquisa com foco na educação corporativa concentrada em cursos de pós-graduação lato sensu.Objective - This study aims to investigate whether Corporate Education (CE) contributes positively or negatively to turno ver in companies that invest in this type of professional training activity. It also seeks to identify the effects on the compensation of employees involved in training. Methodology - To achieve the proposed objectives a quantitative study was carried out to estimate the effects of corporate education on turnover and on the remuneration of professionals, using a pairing between treatment groups (corporate training participants) and control groups (non-participants) and the application of linear and logistic regressions. The sample size reaches 1,154 students and the use of control group offered a good level of internal validity. Results - Participation in corporate training has been shown to have a positive effect on the retention of the professional in the company in which it operates, it was also evidenced a small positive effect on their salary increase. Limitations - The research presented here is limited to the area of management of national private companies and was conducted in the context of a higher education institution provi der of corporate education. Contributions to society - This study contributes to research on corporate education nationwide revealing the beneficiaI effect for professionals participating in corporate education programs and, consequently for companies who invest in this type of training given the evidence of positive effects in retention. Originality - This work complements the other studies already done on the effects of training on turnover and remuneration, but we do not know other work that has done this research focusing on corporate education focused on lato sensu courses.Educação CorporativaCorporative educationRetentionTurnoverAdministração de empresasEducação patrocinada pelo empregadorPessoal - TreinamentoMobilidade de pessoalSistemas de remunerações salariaisOs efeitos da educação corporativa no turnover e remuneração dos profissionais das empresas do setor privado nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Leandro - Versão Biblioteca (1).pdfDissertação Leandro - Versão Biblioteca (1).pdfDissertação Leandro - Versão Biblioteca 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