Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/15541 |
Resumo: | Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente. |
id |
FGV_3e17031efc18c1485bc7ebe0bef5a94e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/15541 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Sakamoto, Thales Roberto FontesEscolas::EESPSantos, José Evaristo dosRidolfo Neto, ArthurRochman, Ricardo Ratner2016-02-24T11:43:38Z2016-02-24T11:43:38Z2016-02-05SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016.http://hdl.handle.net/10438/15541Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente.This work is based on the discussion of scenarios and models applied to brand valuation. We conducted a review of available literature in order to fully understand the brand definition and its valuation methodologies. The advantages, disadvantages and criteria of which method should be used in each situation were all analyzed. Then a case study is presented, comparing this estimation to others carried out by different evaluators. At the end one can conclude that brand valuation is not objective at all. For a model to be considered really robust, one needs to assess three views of the brand: client, manager, shareholder and still a degree of subjectivity will always be present.porBrand valuationBrandingReal optionsAvaliação de marcasAvaliaçãoOpções reaisEconomiaEmpresas - Fusão e incorporaçãoMarca registradaBancos - Fusão - BrasilOpções reais (Finanças)Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdfAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdfapplication/pdf1268903https://repositorio.fgv.br/bitstreams/768f6901-e444-44f2-a13b-2cd48ba3c40b/downloadbac73a74ec93ca73d3a0b729d47e4219MD51TEXTAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.txtAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.txtExtracted texttext/plain79200https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1d358208-9ab9-40f7-9c75-a2867f494444/downloadaf9b677f82fa1bb18d243ef08cd42541MD56THUMBNAILAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.jpgAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2868https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a65d96c-9937-4099-a5ea-0008eb6f3e46/download2ebe4705b5df5e7cae31f601b01b9e52MD5710438/155412023-11-07 21:09:16.627open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/15541https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T21:09:16Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
title |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
spellingShingle |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real Sakamoto, Thales Roberto Fontes Brand valuation Branding Real options Avaliação de marcas Avaliação Opções reais Economia Empresas - Fusão e incorporação Marca registrada Bancos - Fusão - Brasil Opções reais (Finanças) |
title_short |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
title_full |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
title_fullStr |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
title_full_unstemmed |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
title_sort |
Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real |
author |
Sakamoto, Thales Roberto Fontes |
author_facet |
Sakamoto, Thales Roberto Fontes |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Santos, José Evaristo dos Ridolfo Neto, Arthur |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sakamoto, Thales Roberto Fontes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rochman, Ricardo Ratner |
contributor_str_mv |
Rochman, Ricardo Ratner |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brand valuation Branding Real options |
topic |
Brand valuation Branding Real options Avaliação de marcas Avaliação Opções reais Economia Empresas - Fusão e incorporação Marca registrada Bancos - Fusão - Brasil Opções reais (Finanças) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de marcas Avaliação Opções reais |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Empresas - Fusão e incorporação Marca registrada Bancos - Fusão - Brasil Opções reais (Finanças) |
description |
Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-24T11:43:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-24T11:43:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/15541 |
identifier_str_mv |
SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/15541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/768f6901-e444-44f2-a13b-2cd48ba3c40b/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1d358208-9ab9-40f7-9c75-a2867f494444/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a65d96c-9937-4099-a5ea-0008eb6f3e46/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bac73a74ec93ca73d3a0b729d47e4219 af9b677f82fa1bb18d243ef08cd42541 2ebe4705b5df5e7cae31f601b01b9e52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797604970987520 |