Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakamoto, Thales Roberto Fontes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/15541
Resumo: Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente.
id FGV_3e17031efc18c1485bc7ebe0bef5a94e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/15541
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sakamoto, Thales Roberto FontesEscolas::EESPSantos, José Evaristo dosRidolfo Neto, ArthurRochman, Ricardo Ratner2016-02-24T11:43:38Z2016-02-24T11:43:38Z2016-02-05SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016.http://hdl.handle.net/10438/15541Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente.This work is based on the discussion of scenarios and models applied to brand valuation. We conducted a review of available literature in order to fully understand the brand definition and its valuation methodologies. The advantages, disadvantages and criteria of which method should be used in each situation were all analyzed. Then a case study is presented, comparing this estimation to others carried out by different evaluators. At the end one can conclude that brand valuation is not objective at all. For a model to be considered really robust, one needs to assess three views of the brand: client, manager, shareholder and still a degree of subjectivity will always be present.porBrand valuationBrandingReal optionsAvaliação de marcasAvaliaçãoOpções reaisEconomiaEmpresas - Fusão e incorporaçãoMarca registradaBancos - Fusão - BrasilOpções reais (Finanças)Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdfAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdfapplication/pdf1268903https://repositorio.fgv.br/bitstreams/768f6901-e444-44f2-a13b-2cd48ba3c40b/downloadbac73a74ec93ca73d3a0b729d47e4219MD51TEXTAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.txtAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.txtExtracted texttext/plain79200https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1d358208-9ab9-40f7-9c75-a2867f494444/downloadaf9b677f82fa1bb18d243ef08cd42541MD56THUMBNAILAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.jpgAvaliacao de Marcas em Caso de Fusoes e Aquisições.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2868https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a65d96c-9937-4099-a5ea-0008eb6f3e46/download2ebe4705b5df5e7cae31f601b01b9e52MD5710438/155412023-11-07 21:09:16.627open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/15541https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T21:09:16Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
title Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
spellingShingle Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
Sakamoto, Thales Roberto Fontes
Brand valuation
Branding
Real options
Avaliação de marcas
Avaliação
Opções reais
Economia
Empresas - Fusão e incorporação
Marca registrada
Bancos - Fusão - Brasil
Opções reais (Finanças)
title_short Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
title_full Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
title_fullStr Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
title_full_unstemmed Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
title_sort Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real
author Sakamoto, Thales Roberto Fontes
author_facet Sakamoto, Thales Roberto Fontes
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Santos, José Evaristo dos
Ridolfo Neto, Arthur
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakamoto, Thales Roberto Fontes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rochman, Ricardo Ratner
contributor_str_mv Rochman, Ricardo Ratner
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand valuation
Branding
Real options
topic Brand valuation
Branding
Real options
Avaliação de marcas
Avaliação
Opções reais
Economia
Empresas - Fusão e incorporação
Marca registrada
Bancos - Fusão - Brasil
Opções reais (Finanças)
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de marcas
Avaliação
Opções reais
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Empresas - Fusão e incorporação
Marca registrada
Bancos - Fusão - Brasil
Opções reais (Finanças)
description Este trabalho consiste na discussão de contextos e modelos de avaliação de marcas. Ao final é apresentado um estudo de caso aplicado à aquisição de um banco com valiosa marca. Na primeira parte constam: revisão bibliográfica, a evolução da definição de marca e as principais metodologias para sua avaliação. Foram analisadas vantagens, desvantagens e critérios de qual método de avaliação utilizar em cada situação. Em seguida, o modelo de avaliação ilustra uma aplicação em que foi realizada a comparação desta estimativa com outras avaliações realizadas na época. Ao final concluímos que, assim como toda avaliação de ativos, a avaliação da marca não é objetiva. Para que um modelo seja considerado robusto, é preciso conjugar as três visões que a marca agrega: do cliente, do administrador e do acionista e ainda assim um certo grau de subjetividade sempre estará presente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-24T11:43:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-24T11:43:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/15541
identifier_str_mv SAKAMOTO, Thales Roberto Fontes. Avaliação de marcas em casos de fusões e aquisições: uma aplicação de opções reais para o caso Santander/Real. Dissertação (Mestrado Profissional em Finanças e Economia) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2016.
url http://hdl.handle.net/10438/15541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/768f6901-e444-44f2-a13b-2cd48ba3c40b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1d358208-9ab9-40f7-9c75-a2867f494444/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a65d96c-9937-4099-a5ea-0008eb6f3e46/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bac73a74ec93ca73d3a0b729d47e4219
af9b677f82fa1bb18d243ef08cd42541
2ebe4705b5df5e7cae31f601b01b9e52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797604970987520