Essays on economic policies, education and labor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria Eduarda Ferraz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31855
Resumo: Essa tese contém três ensaios independentes em política econômica, economia do trabalho e educação, que abrangem questões que afetam a economia brasileira. O primeiro artigo investiga o impacto de corrupção sobre crescimento de firma. Usando dados de firmas brasileiras, nós analisamos o crescimento no número de trabalhadores de construtoras envolvidas em corrupção usando o método de controle sintético. O exercício contrafactual estimado por controle sintético sugere que firmas teriam crescido mais sem corrupção, mesmo antes de ter seu envolvimento ser exposto. Para o conjunto restrito das maiores firmas desse grupo, o resultado é um pouco diferente: Essas firmas crescem mais do que teriam crescido com corrupção até terem seu envolvimento exposto. Após exposição, essas firmas sofreram uma redução mais drástica do que suas contrapartes. Portanto, os benefícios em se envolver com corrupção parece ser pequenos para as firmas, enquanto os custos de exposição parecem ser substanciais. O segundo artigo estuda o papel que políticas de ação afirmativa desempenham em declaração de raça no Brasil. Tais políticas podem impactar declaração de raça através de dois diferentes mecanismos. Primeiro, via redução do estigma e, consequentemente, aumento da identidade negra. Segundo, ao gerar incentivos para que as pessoas mudem sua declaração de raça devido ao benefício de acesso ao ensino superior. Usando informações sobre vagas para cotas para indivíduos não-brancos de todas as instituições públicas de ensino superior no Brasil, nós estimamos que tais políticas explicam cerca de metade do aumento de indivíduos jovens que se declaram como não-brancos de 2011 até 2015. Esse efeito é observado principalmente para aqueles que estudam em escolas públicas. Apesar de nós não podermos separar esses dois mecanismos, nós fornecemos evidências quantitativas de políticas afirmativas resultando em cruzamento de fronteiras raciais. Por último, o terceiro artigo investiga os principais determinantes de salários de professores de economia em universidades públicas federais no Brasil. Nós encontramos que apenas experiência e ter um diploma de doutorado afetam salários. No geral, um ano adicional de experiência aumenta salário mensal em cerca de 4% e ter doutorado aumenta cerca de 70% dos salários. Resultados de pesquisa, como número de publicações, número de livros publicados e capítulos de livros escritos são não significantes. Assim como performance de ensino. Participar em bancas de defesa de pós-graduação e graduação, e orientar alunos também possuem coeficientes não significantes. Isso sugere que professores de alta performance não teriam incentivos de trabalhar em universidades públicas, dado que eles não são remunerados de acordo. Apenas quando restringimos nossa amostra para o grupo dos quatro melhores departamentos de economia que número de publicações em ranked journals tem um impacto positivo e significante, mas ainda menor do que experiência e ter diploma de doutorado.
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Para o conjunto restrito das maiores firmas desse grupo, o resultado é um pouco diferente: Essas firmas crescem mais do que teriam crescido com corrupção até terem seu envolvimento exposto. Após exposição, essas firmas sofreram uma redução mais drástica do que suas contrapartes. Portanto, os benefícios em se envolver com corrupção parece ser pequenos para as firmas, enquanto os custos de exposição parecem ser substanciais. O segundo artigo estuda o papel que políticas de ação afirmativa desempenham em declaração de raça no Brasil. Tais políticas podem impactar declaração de raça através de dois diferentes mecanismos. Primeiro, via redução do estigma e, consequentemente, aumento da identidade negra. Segundo, ao gerar incentivos para que as pessoas mudem sua declaração de raça devido ao benefício de acesso ao ensino superior. Usando informações sobre vagas para cotas para indivíduos não-brancos de todas as instituições públicas de ensino superior no Brasil, nós estimamos que tais políticas explicam cerca de metade do aumento de indivíduos jovens que se declaram como não-brancos de 2011 até 2015. Esse efeito é observado principalmente para aqueles que estudam em escolas públicas. Apesar de nós não podermos separar esses dois mecanismos, nós fornecemos evidências quantitativas de políticas afirmativas resultando em cruzamento de fronteiras raciais. Por último, o terceiro artigo investiga os principais determinantes de salários de professores de economia em universidades públicas federais no Brasil. Nós encontramos que apenas experiência e ter um diploma de doutorado afetam salários. No geral, um ano adicional de experiência aumenta salário mensal em cerca de 4% e ter doutorado aumenta cerca de 70% dos salários. Resultados de pesquisa, como número de publicações, número de livros publicados e capítulos de livros escritos são não significantes. Assim como performance de ensino. Participar em bancas de defesa de pós-graduação e graduação, e orientar alunos também possuem coeficientes não significantes. Isso sugere que professores de alta performance não teriam incentivos de trabalhar em universidades públicas, dado que eles não são remunerados de acordo. Apenas quando restringimos nossa amostra para o grupo dos quatro melhores departamentos de economia que número de publicações em ranked journals tem um impacto positivo e significante, mas ainda menor do que experiência e ter diploma de doutorado.This thesis contains three independent essays on political economics, labor economics and education that cover subjects that affect the Brazilian economy. The first one investigates the impact of corruption on firm growth. Using Brazilian firm-level data, we analyze employment growth for firms implicated in corruption using the synthetic control method. The counterfactual exercise induced by this method suggests that firms would have grown more without corruption, even before having their involvement exposed. For the restricted set of the largest firms in this group, a slightly different result emerges: Those firms grow larger than they would have without corruption up until their involvement is exposed. Afterwards, they experienced a more drastic reduction than their counterparts. Therefore, the benefits for firms from engaging in corruption seem small, while the costs of exposure appear substantial. The second paper studies the role of affirmative action policies on race declaration in Brazil. Such policies can impact race declaration through two distinct mechanisms. First, by reducing stigma towards blackness and strengthening black identity. Second, by generating incentives for individuals to change their classification due to the benefit of accessing higher education. Using information about reserved vacancies for non-white individuals from all public institutions of higher education in Brazil, we estimate that such policies can explain almost half of the increase of non-white young individuals from 2011 to 2015. This effect is observed mainly for the ones that attend public schools. Even though we can not separate those two mechanisms, we offer quantitative evidence of affirmative action resulting in crossing racial boundaries. Lastly, our third paper investigates the main determinants of salaries for economics professors of public universities in Brazil. We find that only experience and having a Ph.D. degree affects salaries. Overall, 1 additional year of experience increases monthly salaries by around 4% and having a Ph.D. degree increases by almost 70% of salaries. Research output, such as publications, books published, and book chapters written are not significant. Neither is teaching performance. Participating in defense committees and advising students, either from undergraduate or graduate school are also not significant. This suggests that high performance professors would not have incentives to work in public universities in Brazil, given that they are not rewarded accordingly. Only when we restrict our sample to include professors employed in high ranked Economics departments that having publications in ranked journals have a positive and significant impact, but still smaller than experience and having a Ph.D. degree.engCorruptionFirm growthProcurementEmploymentSalariesPublic universitiesAffirmative actionRace identificationRace declarationEconomiaCorrupçãoEmpresas - CrescimentoProgramas de ação afirmativaBrasil - Questão racialProfessores de economia - Salários, etc. - BrasilEssays on economic policies, education and laborinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2021-08-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTMaria Eduarda Freire - Final Thesis.pdf.txtMaria Eduarda Freire - Final Thesis.pdf.txtExtracted 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