Apontamentos de Joaquim Barbosa em defesa das ações afirmativas nas universidades.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28397 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as ideias e argumentos de Joaquim Barbosa em defesa das ações afirmativas para negros em universidades federais como agente de transformação social. Entrou para a história do Brasil quando se tornou o primeiro negro a se tornar ministro da suprema corte - STF, Barbosa passou a ser um grande exemplo. Defensor de ações afirmativas como meio de combate às desigualdades sociais, em 2001 escreveu um importante artigo intitulado de O debate constitucional sobre as ações afirmativas. Vivemos em um país que a desigualdade social e racial é fator principal para a exclusão de muitos negros das universidades, e as ações afirmativas vieram para tentar trazer uma equidade entre negros e brancos. No STF, as ações afirmativas nas universidades tiveram muitos defensores, e um deles foi Joaquim Barbosa, que escreveu diversos textos sobre o tema, e o nosso trabalho é uma análise sobre as ideias e argumentos em defesa da implantação do sistema de cotas raciais nas universidades públicas. |
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Apontamentos de Joaquim Barbosa em defesa das ações afirmativas nas universidades.Notes by Joaquim Barbosa in defense of affirmative action in universities.Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisMinistro Joaquim Barbosa - Supremo Tribunal FederalAções afirmativas nas UniversidadesCotas raciais - universidadesAções afirmativas - universidadesNegros em universidades - ações afirmativasDesigualdade racial - universidadesEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsMinister Joaquim Barbosa - Federal Supreme CourtAffirmative Actions at UniversitiesRacial quotas - universitiesAffirmative Actions - UniversitiesBlacks in Universities - Affirmative ActionsRacial Inequality - UniversitiesHistóriaO presente artigo tem por objetivo analisar as ideias e argumentos de Joaquim Barbosa em defesa das ações afirmativas para negros em universidades federais como agente de transformação social. Entrou para a história do Brasil quando se tornou o primeiro negro a se tornar ministro da suprema corte - STF, Barbosa passou a ser um grande exemplo. Defensor de ações afirmativas como meio de combate às desigualdades sociais, em 2001 escreveu um importante artigo intitulado de O debate constitucional sobre as ações afirmativas. Vivemos em um país que a desigualdade social e racial é fator principal para a exclusão de muitos negros das universidades, e as ações afirmativas vieram para tentar trazer uma equidade entre negros e brancos. No STF, as ações afirmativas nas universidades tiveram muitos defensores, e um deles foi Joaquim Barbosa, que escreveu diversos textos sobre o tema, e o nosso trabalho é uma análise sobre as ideias e argumentos em defesa da implantação do sistema de cotas raciais nas universidades públicas.This article aims to analyze Joaquim Barbosa's ideas and arguments in defense of affirmative actions for blacks in federal universities as an agent of social transformation. Entered the history of Brazil when he became the first black to become Supreme Court Minister - STF, Barbosa became a great example. Advocate for affirmative action as a means of combating social inequality, in 2001 he wrote an important article entitled The Constitutional Debate on Affirmative Action. We live in a country where social and racial inequality is a major factor in the exclusion of many blacks from universities, and affirmative action has come to try to bring about an equity between blacks and whites. At the STF, affirmative action at universities had many supporters, and one of them was Joaquim Barbosa, who wrote several texts on the subject, and our work is an analysis of the ideas and arguments in defense of the implementation of the system of racial quotas in universities public.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Ariosvalber de Souza.OLIVEIRA, A. S.http://lattes.cnpq.br/8807092312996202BRANDÃO, Ivone Agra.BRANDÃO, I. A.http://lattes.cnpq.br/8152873821338229SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.ARAGÃO, Maria de Fátima Andrade.2018-12-152022-12-19T19:27:37Z2022-12-192022-12-19T19:27:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28397ARAGÃO, Maria de Fátima Andrade. Apontamentos de Joaquim Barbosa em defesa das ações afirmativas nas universidades. 2018. 16f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T19:28:08Zoai:localhost:riufcg/28397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T19:28:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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