Requisitos de habilidades de liderança: na autopercepção de servidores públicos como líderes de linha de frente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Adalberto dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32123
Resumo: Objetivo – Este estudo tem como objetivo analisar os níveis de exigência e de domínio relacionados com os requisitos de habilidades de liderança identificados em servidores públicos no exercício da liderança de equipes de linha de frente. Metodologia – Em que pese a utilização de um levantamento digital, o qual identificou os requisitos mais exigidos e de menor domínio, colaborando para a elaboração de um questionário semiestruturado, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Identificados os requisitos mais exigidos e de menor domínio, na autopercepção dos respondentes, utilizou-se uma amostragem por conveniência para a aplicação das entrevistas. Resultados – A partir dos requisitos de habilidades de liderança avaliados, restou claro que os líderes de linha de frente necessitam de habilidades técnicas (hard skills) e habilidades gerenciais (soft skills) para o exercício de uma liderança eficaz. Ainda, foi identificado que servidores públicos são designados como líderes de equipes de ponta sem serem submetidos a processo seletivo específico e sem participarem de programas de capacitação prévios. Limitações – A principal limitação da pesquisa é a utilização de dados autopercebidos, seja durante o levantamento ou ao longo das entrevistas realizadas. Contribuições práticas – Os resultados apresentados poderão auxiliar instituições públicas a estabelecerem programas de capacitação voltados para o desenvolvimento de atuais e de futuros líderes de linha de frente. Contribuições sociais – Identificadas as oportunidades de melhorias, as organizações poderão aumentar a capacidade das lideranças, de modo a atuarem no desenvolvimento dos membros de suas equipes, os quais são responsáveis pela prestação de serviços públicos essenciais à população. Originalidade – Ao longo da pesquisa desenvolvida, não foram encontrados estudos voltados para a avaliação dos níveis de exigência e dos níveis de domínio de servidores públicos, durante o exercício da liderança de equipes de linha de frente.
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Resultados – A partir dos requisitos de habilidades de liderança avaliados, restou claro que os líderes de linha de frente necessitam de habilidades técnicas (hard skills) e habilidades gerenciais (soft skills) para o exercício de uma liderança eficaz. Ainda, foi identificado que servidores públicos são designados como líderes de equipes de ponta sem serem submetidos a processo seletivo específico e sem participarem de programas de capacitação prévios. Limitações – A principal limitação da pesquisa é a utilização de dados autopercebidos, seja durante o levantamento ou ao longo das entrevistas realizadas. Contribuições práticas – Os resultados apresentados poderão auxiliar instituições públicas a estabelecerem programas de capacitação voltados para o desenvolvimento de atuais e de futuros líderes de linha de frente. Contribuições sociais – Identificadas as oportunidades de melhorias, as organizações poderão aumentar a capacidade das lideranças, de modo a atuarem no desenvolvimento dos membros de suas equipes, os quais são responsáveis pela prestação de serviços públicos essenciais à população. Originalidade – Ao longo da pesquisa desenvolvida, não foram encontrados estudos voltados para a avaliação dos níveis de exigência e dos níveis de domínio de servidores públicos, durante o exercício da liderança de equipes de linha de frente.Purpose – This study aims to analyze the levels of demand and mastery related to the requirements of leadership skills identified in public servants in the exercise of leading front-line teams. Design/Methodology – In spite of the use of a digital survey, which identified the most demanded and least mastery requirements, collaborating for the elaboration of a semi-structured questionnaire, a qualitative methodological approach was adopted. Having identified the most demanding requirements and those of lesser domain, in the self-perception of the respondents, a convenience sample was used for the application of the interviews. Findings – From the leadership skills requirements assessed, it became clear that frontline leaders need both technical skills (hard skills) and managerial skills (soft skills) to exercise effective leadership. Furthermore, it was identified that public servants are designated as leaders of front-line teams without being subjected to a specific selection process and without participating in previous training programs. Research limitations – The main limitation of the research is the use of self-perceived data, either during the survey or during the interviews carried out. Practical implications – The results presented may help public institutions to establish training programs aimed at the development of current and future frontline leaders. Social implications – Once opportunities for improvement have been identified, organizations will be able to increase the capacity of their leaders, to act in the development of their team members, who are responsible for providing essential public services to the population. Originality – Throughout the research conducted, no studies were found aimed at evaluating the levels of demand and the levels of mastery of public servants, during the exercise of leadership of front-line teams.porRequisitos de habilidadesLiderançaServidor públicoSkill requirementsLeadershipPublic servantAdministração públicaServidores públicos - CondutaLiderançaAptidãoCapacidade executivaRequisitos de habilidades de liderança: na autopercepção de servidores públicos como líderes de linha de frenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-06-25reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL003 - Dissertação_Versão FINALCORRIGIDA_SGA 14 junho 2022 - Adalberto dos Santos Corrêa.pdf003 - Dissertação_Versão FINALCORRIGIDA_SGA 14 junho 2022 - Adalberto dos Santos 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