Liderança distribuída : um estudo de caso sobre Servant Leadership

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Francisca Carvalho de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15150
Resumo: O presente estudo visa perceber o processo de liderança numa organização portuguesa de acordo com o modelo de Servant Leadership, bem como analisar as relações interpessoais entre os líderes e liderados. Finalmente visa identificar o estilo de liderança adotado por dois líderes nesta organização. Sendo a liderança organizacional tópico de estudo desde há longo tempo, recentemente têm surgido modelos que sugerem um líder mais ético e servidor, bem como uma maior distribuição de poder entre líderes e liderados. Para os efeitos da análise, desenvolveu-se uma pesquisa com oito participantes, dois diretores, um do departamento dos Recursos Humanos e o outro do Serviço de Apoio ao Cliente, e seis liderados, três de cada departamento. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo o design de investigação o caso múltiplo. Privilegiou-se a entrevista semiestruturada individual e os dados foram analisados através do software NVIVO10 mediante uma análise de conteúdo. Tornou-se claro que o modelo, Servant Leadership não está presente nos dois processos de liderança. O líder do departamento de Recursos Humanos, apesar de orientado para as pessoas e de envolver os seus liderados, não denota características de um líder servidor, sendo um líder democrático. Relativamente, ao líder do departamento Apoio ao Cliente, constatou-se um estilo bastante diferenciado, uma vez que este líder é centrado nas tarefas sem se preocupar com as pessoas mas sim em cumprir os objetivo, privilegiando a delegação de tarefas e um estilo autocrático de liderança. A forma como o líder do departamento de recursos humanos se perceciona vai de encontro à perceção que os seus liderados têm a seu respeito e a forma como o líder do departamento de Apoio ao Cliente se perceciona a si próprio é igual à forma como a maioria dos seus liderados o percecionam, à exceção de um liderado.
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