Rotas de persuasão na propaganda impressa de produtos e serviços no Brasil: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, João
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/8429
Resumo: O objetivo principal do trabalho é entender melhor como ocorre a persuasão dos consumidores de produtos e de serviços. Nesse intuito. foi desenvolvido um estudo comparativo entre anúncios impressos de equipamentos de informática e de serviços de bancos, para constatar se, nessas categorias de produtos e de serviços , são utilizadas formas de argumentação diferentes com base nas rotas de persuasão do consumidor. Para investigar a formação de atitudes dos consumidores relativas a produtos versus serviços , este trabalho utilizou o modelo de probabilidade de elaboração - Elaboration Likelihood Model (ELM) - proposto por Petty e Cacioppo, e a teoria do envolvimento. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. A coleta de dados concentrou-se nos textos e imagens dos anúncios de equipamentos de informática e de serviços de bancos publicados na Revista Exame em 2001 . Os dados foram coletados, examinados e classificados de acordo com as formas de argumentação central ou periférica, por meio de quatro variáveis: visual central, visual periférica, textual central e textual periférica. Os resultados obtidos sinalizaram para a existência de diferentes formas de argumentação nos anúncios dos produtos tangíveis e produtos intangíveis da amostra pesquisada. Nos anúncios de equipamentos de informática predominou a argumentação central e nos anúncios de serviços de bancos, a argumentação periférica.
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spelling Salvador, JoãoEscolas::EBAPEAyrosa, Eduardo André Teixeira2011-06-30T17:47:23Z2011-06-30T17:47:23Z2003SALVADOR, João. Rotas de persuasão na propaganda impressa de produtos e serviços no Brasil: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2003.http://hdl.handle.net/10438/8429O objetivo principal do trabalho é entender melhor como ocorre a persuasão dos consumidores de produtos e de serviços. Nesse intuito. foi desenvolvido um estudo comparativo entre anúncios impressos de equipamentos de informática e de serviços de bancos, para constatar se, nessas categorias de produtos e de serviços , são utilizadas formas de argumentação diferentes com base nas rotas de persuasão do consumidor. Para investigar a formação de atitudes dos consumidores relativas a produtos versus serviços , este trabalho utilizou o modelo de probabilidade de elaboração - Elaboration Likelihood Model (ELM) - proposto por Petty e Cacioppo, e a teoria do envolvimento. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. A coleta de dados concentrou-se nos textos e imagens dos anúncios de equipamentos de informática e de serviços de bancos publicados na Revista Exame em 2001 . Os dados foram coletados, examinados e classificados de acordo com as formas de argumentação central ou periférica, por meio de quatro variáveis: visual central, visual periférica, textual central e textual periférica. Os resultados obtidos sinalizaram para a existência de diferentes formas de argumentação nos anúncios dos produtos tangíveis e produtos intangíveis da amostra pesquisada. Nos anúncios de equipamentos de informática predominou a argumentação central e nos anúncios de serviços de bancos, a argumentação periférica.The primary objetive this work is understand how happens the consumer's persuasion of products abd services. In this aim was developed a comparative study between printed adevertisiment of informatics equipment and bank's service to clarify in these series of products and services if use different argumention forms based in consumer persuation direction. This work used the Elaboration Likelihood Model(ELM) proposed by petty and Cacioppo, and involvement theory to investigate the formation of consumers's attitude relative products vs service. The source of infomation focused in texts and images of informatics equipment advertisiment and bank's services published in the Revista Exame in 2001 . The information was collected, examined e classified in accord with the central and peripherical argumention by means four variably: central visual, peripherical visual, central textual and peripherical textual. The results obtained evidenced to the existence of forms differents of argumention in advertisiment of tangible and intagible products of examined sample. The central argumention previled in informatics equipment advertisiment and the peripherical argumention prevailed in bank's service advertisiment.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessRotas de persuasão na propaganda impressa de produtos e serviços no Brasil: um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdministração de empresasComportamento do consumidorPersuasão (Psicologia)Propagandareponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000335605.pdf000335605.pdfapplication/pdf18084517https://repositorio.fgv.br/bitstreams/53cbc876-3d67-4a7e-a132-654b9c43a92b/download188c443302f5ff1758a988923e974ef6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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