Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freixo, Vítor de Bragança
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33090
Resumo: Um objetivo essencial da gestão do sistema viário é garantir a operação segura para todas as classes de usuários: pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de veículos. Como a manutenção das rodovias em patamares elevados de segurança requer investimentos expressivos para além da disponibilidade do orçamento público, cada vez mais ativos são transferidos à gestão privada no Brasil, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em um modelo no qual o governo transfere o ativo e regula os investimentos e o nível de serviço oferecido pelo operador privado, que faz jus a uma remuneração usualmente advinda da tarifa de pedágio cobrada dos usuários. O regulador tem como objetivo que a rodovia apresente bom nível de segurança, proporcionando à sociedade uma redução do número de acidentes graves. Entretanto, a regulação ocorre um ambiente de risco moral em que se deseja a maximização dos esforços empreendidos pela concessionária em prol da segurança viária, o que somente é possível quando o nível de esforço é contratável e verificável pelo regulador. O presente estudo apresenta a metodologia iRAP como um indicador inovador que cumpre o papel de tornar os esforços contratáveis. Por meio do iRAP, os projetos rodoviários são classificados com um número de estrelas que varia entre um e cinco, em que o aumento da classificação pressupõe a redução do número esperado de acidentes graves. Ademais, este trabalho analisou como o tema segurança viária foi tratado previamente ao uso da metodologia no Brasil e como os Contratos de Concessão mais recentes estão incorporando o iRAP. Por fim, buscou-se mencionar o que deve ser levado em consideração para o desenho de mecanismos contratuais nos próximos editais a serem lançados pelo governo.
id FGV_490abfca6050d6b24a8391b6bfb95441
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/33090
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Freixo, Vítor de BragançaEscolas::EPGEGonçalves, Edson Daniel LopesCruz, Carlos OliveiraCamacho, Fernando Tavares2023-01-12T14:18:05Z2023-01-12T14:18:05Z2021-03-09https://hdl.handle.net/10438/33090Um objetivo essencial da gestão do sistema viário é garantir a operação segura para todas as classes de usuários: pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de veículos. Como a manutenção das rodovias em patamares elevados de segurança requer investimentos expressivos para além da disponibilidade do orçamento público, cada vez mais ativos são transferidos à gestão privada no Brasil, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em um modelo no qual o governo transfere o ativo e regula os investimentos e o nível de serviço oferecido pelo operador privado, que faz jus a uma remuneração usualmente advinda da tarifa de pedágio cobrada dos usuários. O regulador tem como objetivo que a rodovia apresente bom nível de segurança, proporcionando à sociedade uma redução do número de acidentes graves. Entretanto, a regulação ocorre um ambiente de risco moral em que se deseja a maximização dos esforços empreendidos pela concessionária em prol da segurança viária, o que somente é possível quando o nível de esforço é contratável e verificável pelo regulador. O presente estudo apresenta a metodologia iRAP como um indicador inovador que cumpre o papel de tornar os esforços contratáveis. Por meio do iRAP, os projetos rodoviários são classificados com um número de estrelas que varia entre um e cinco, em que o aumento da classificação pressupõe a redução do número esperado de acidentes graves. Ademais, este trabalho analisou como o tema segurança viária foi tratado previamente ao uso da metodologia no Brasil e como os Contratos de Concessão mais recentes estão incorporando o iRAP. Por fim, buscou-se mencionar o que deve ser levado em consideração para o desenho de mecanismos contratuais nos próximos editais a serem lançados pelo governo.An essential objective of the road system management is to ensure the safe operation to every types of users: pedestrians, cyclists, motorcyclists and vehicle occupants. Keeping roadways at a high safety level requires a large amount of investments, sometimes beyond the public budget capacity. Therefore, many assets have been transferred to private operation in Brazil, through Public-Private Partnerships (PPPs), in a model which the government grants the asset and regulates investments and the level of service provided by the private sector, which is entitled to a tariff usually collected from the toll fee payed by road users. The regulator's objective is a good level of road safety provision, reducing the number of serious accidents. However, regulation occurs in a moral hazard environment, in which the efforts undertaken by the concessionaire to maximize road safety are only possible if the effort level is contactable and verifiable by the regulator. This study presents the iRAP methodology as an innovative indicator that makes efforts contactable. Through iRAP, road projects are rated with a number of stars ranging from one to five, and a higher rate means an expected number of serious accidents reduction. In addition, this thesis analyzed how the road safety topic was treated in Brazilian PPPs before ¡RAP and how the methodology is being incorporated in the more recent Concession Contracts. Finally, it is discussed what should be taken into consideration to design iRAP contractual mechanisms for the next tenders to be launched by Brazilian government.poriRAPSegurança viáriaParcerias público-privadasRoad safetyPublic-Private PartnershipEconomiaMetodologia iRAPSegurança de trânsitoTransporte rodoviárioPrevenção de acidentesParceria público-privadaMetodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdfDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdfPDFapplication/pdf2938246https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2d48491-9001-4a25-b631-e2ead482b632/download1830094c50397b1784c51c4d409f075cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3484b4a5-82da-4dee-9a09-c89c081ba79d/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdf.txtDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdf.txtExtracted texttext/plain233265https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d609d3c3-c2b0-4a32-95a5-6456fe0a4b01/downloadd6cd54bf4f19ed189e99c3a756bc0854MD55THUMBNAILDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdf.jpgDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2332https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cc70e741-4815-4c17-8538-8afbc1aaad4f/downloadebde579ef34288dd32364f2087d2c6c3MD5610438/330902024-07-01 13:56:44.977open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/33090https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-01T13:56:44Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
title Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
spellingShingle Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
Freixo, Vítor de Bragança
iRAP
Segurança viária
Parcerias público-privadas
Road safety
Public-Private Partnership
Economia
Metodologia iRAP
Segurança de trânsito
Transporte rodoviário
Prevenção de acidentes
Parceria público-privada
title_short Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
title_full Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
title_fullStr Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
title_full_unstemmed Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
title_sort Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
author Freixo, Vítor de Bragança
author_facet Freixo, Vítor de Bragança
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gonçalves, Edson Daniel Lopes
Cruz, Carlos Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Freixo, Vítor de Bragança
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camacho, Fernando Tavares
contributor_str_mv Camacho, Fernando Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv iRAP
Segurança viária
Parcerias público-privadas
topic iRAP
Segurança viária
Parcerias público-privadas
Road safety
Public-Private Partnership
Economia
Metodologia iRAP
Segurança de trânsito
Transporte rodoviário
Prevenção de acidentes
Parceria público-privada
dc.subject.eng.fl_str_mv Road safety
Public-Private Partnership
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Metodologia iRAP
Segurança de trânsito
Transporte rodoviário
Prevenção de acidentes
Parceria público-privada
description Um objetivo essencial da gestão do sistema viário é garantir a operação segura para todas as classes de usuários: pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de veículos. Como a manutenção das rodovias em patamares elevados de segurança requer investimentos expressivos para além da disponibilidade do orçamento público, cada vez mais ativos são transferidos à gestão privada no Brasil, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em um modelo no qual o governo transfere o ativo e regula os investimentos e o nível de serviço oferecido pelo operador privado, que faz jus a uma remuneração usualmente advinda da tarifa de pedágio cobrada dos usuários. O regulador tem como objetivo que a rodovia apresente bom nível de segurança, proporcionando à sociedade uma redução do número de acidentes graves. Entretanto, a regulação ocorre um ambiente de risco moral em que se deseja a maximização dos esforços empreendidos pela concessionária em prol da segurança viária, o que somente é possível quando o nível de esforço é contratável e verificável pelo regulador. O presente estudo apresenta a metodologia iRAP como um indicador inovador que cumpre o papel de tornar os esforços contratáveis. Por meio do iRAP, os projetos rodoviários são classificados com um número de estrelas que varia entre um e cinco, em que o aumento da classificação pressupõe a redução do número esperado de acidentes graves. Ademais, este trabalho analisou como o tema segurança viária foi tratado previamente ao uso da metodologia no Brasil e como os Contratos de Concessão mais recentes estão incorporando o iRAP. Por fim, buscou-se mencionar o que deve ser levado em consideração para o desenho de mecanismos contratuais nos próximos editais a serem lançados pelo governo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-12T14:18:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-12T14:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/33090
url https://hdl.handle.net/10438/33090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a2d48491-9001-4a25-b631-e2ead482b632/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3484b4a5-82da-4dee-9a09-c89c081ba79d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d609d3c3-c2b0-4a32-95a5-6456fe0a4b01/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cc70e741-4815-4c17-8538-8afbc1aaad4f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1830094c50397b1784c51c4d409f075c
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
d6cd54bf4f19ed189e99c3a756bc0854
ebde579ef34288dd32364f2087d2c6c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023612026978304