Metodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viária
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33090 |
Resumo: | Um objetivo essencial da gestão do sistema viário é garantir a operação segura para todas as classes de usuários: pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de veículos. Como a manutenção das rodovias em patamares elevados de segurança requer investimentos expressivos para além da disponibilidade do orçamento público, cada vez mais ativos são transferidos à gestão privada no Brasil, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em um modelo no qual o governo transfere o ativo e regula os investimentos e o nível de serviço oferecido pelo operador privado, que faz jus a uma remuneração usualmente advinda da tarifa de pedágio cobrada dos usuários. O regulador tem como objetivo que a rodovia apresente bom nível de segurança, proporcionando à sociedade uma redução do número de acidentes graves. Entretanto, a regulação ocorre um ambiente de risco moral em que se deseja a maximização dos esforços empreendidos pela concessionária em prol da segurança viária, o que somente é possível quando o nível de esforço é contratável e verificável pelo regulador. O presente estudo apresenta a metodologia iRAP como um indicador inovador que cumpre o papel de tornar os esforços contratáveis. Por meio do iRAP, os projetos rodoviários são classificados com um número de estrelas que varia entre um e cinco, em que o aumento da classificação pressupõe a redução do número esperado de acidentes graves. Ademais, este trabalho analisou como o tema segurança viária foi tratado previamente ao uso da metodologia no Brasil e como os Contratos de Concessão mais recentes estão incorporando o iRAP. Por fim, buscou-se mencionar o que deve ser levado em consideração para o desenho de mecanismos contratuais nos próximos editais a serem lançados pelo governo. |
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Freixo, Vítor de BragançaEscolas::EPGEGonçalves, Edson Daniel LopesCruz, Carlos OliveiraCamacho, Fernando Tavares2023-01-12T14:18:05Z2023-01-12T14:18:05Z2021-03-09https://hdl.handle.net/10438/33090Um objetivo essencial da gestão do sistema viário é garantir a operação segura para todas as classes de usuários: pedestres, ciclistas, motociclistas e ocupantes de veículos. Como a manutenção das rodovias em patamares elevados de segurança requer investimentos expressivos para além da disponibilidade do orçamento público, cada vez mais ativos são transferidos à gestão privada no Brasil, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em um modelo no qual o governo transfere o ativo e regula os investimentos e o nível de serviço oferecido pelo operador privado, que faz jus a uma remuneração usualmente advinda da tarifa de pedágio cobrada dos usuários. O regulador tem como objetivo que a rodovia apresente bom nível de segurança, proporcionando à sociedade uma redução do número de acidentes graves. Entretanto, a regulação ocorre um ambiente de risco moral em que se deseja a maximização dos esforços empreendidos pela concessionária em prol da segurança viária, o que somente é possível quando o nível de esforço é contratável e verificável pelo regulador. O presente estudo apresenta a metodologia iRAP como um indicador inovador que cumpre o papel de tornar os esforços contratáveis. Por meio do iRAP, os projetos rodoviários são classificados com um número de estrelas que varia entre um e cinco, em que o aumento da classificação pressupõe a redução do número esperado de acidentes graves. Ademais, este trabalho analisou como o tema segurança viária foi tratado previamente ao uso da metodologia no Brasil e como os Contratos de Concessão mais recentes estão incorporando o iRAP. Por fim, buscou-se mencionar o que deve ser levado em consideração para o desenho de mecanismos contratuais nos próximos editais a serem lançados pelo governo.An essential objective of the road system management is to ensure the safe operation to every types of users: pedestrians, cyclists, motorcyclists and vehicle occupants. Keeping roadways at a high safety level requires a large amount of investments, sometimes beyond the public budget capacity. Therefore, many assets have been transferred to private operation in Brazil, through Public-Private Partnerships (PPPs), in a model which the government grants the asset and regulates investments and the level of service provided by the private sector, which is entitled to a tariff usually collected from the toll fee payed by road users. The regulator's objective is a good level of road safety provision, reducing the number of serious accidents. However, regulation occurs in a moral hazard environment, in which the efforts undertaken by the concessionaire to maximize road safety are only possible if the effort level is contactable and verifiable by the regulator. This study presents the iRAP methodology as an innovative indicator that makes efforts contactable. Through iRAP, road projects are rated with a number of stars ranging from one to five, and a higher rate means an expected number of serious accidents reduction. In addition, this thesis analyzed how the road safety topic was treated in Brazilian PPPs before ¡RAP and how the methodology is being incorporated in the more recent Concession Contracts. Finally, it is discussed what should be taken into consideration to design iRAP contractual mechanisms for the next tenders to be launched by Brazilian government.poriRAPSegurança viáriaParcerias público-privadasRoad safetyPublic-Private PartnershipEconomiaMetodologia iRAPSegurança de trânsitoTransporte rodoviárioPrevenção de acidentesParceria público-privadaMetodologia iRAP regulação com incentivos para o aumento da segurança viáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias Final.pdfDissertação completa Vitor Freixo - iRAP e Concessões Rodoviárias 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