A cooperação intergovernamental na educação durante a pandemia da COVID-19: um estudo sobre os estados do Amazonas e do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34687 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga, a partir de dois estudos de caso estaduais (Amazonas e Ceará) como se deram as respostas educacionais, particularmente as relacionadas ao uso de tecnologias digitais, no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da análise das trajetórias institucionais ligadas à oferta educacional nestes dois estados. Busca-se compreender o papel da agência política ao criar dinâmicas de cooperação e, consequentemente, projetos na política educacional durante os anos de 2020 e 2021. A partir da discussão das teorias do federalismo e das relações intergovernamentais, sobretudo as teses produzidas sobre o efeito do federalismo sobre a educação básica no Brasil, e das abordagens sobre a dinâmica do federalismo (Federal Dynamics) e dos problemas intergovernamentais complexos (complex intergovernmental problem), realizou-se uma análise em profundidade de dois casos. Os dados primários coletados em documentos e entrevistas e os dados secundários quantitativos foram analisados a partir do uso metodológico do Process-Tracing. A análise mostra que a trajetória institucional e a agência política nos estados influenciaram os projetos e ações educacionais desenvolvidos durante os anos de 2020 e 2021, sendo que os principais resultados apontam para a identificação e caracterização de novas dinâmicas de cooperação intergovernamental entre governo estadual e municípios. No caso do Amazonas, houve uma diversificação do modelo de desenho institucional prévio à pandemia, no que tange a ampliação da divisão de responsabilidades (policy portfolio) do ente estadual na política educacional, influenciado pela agência dos atores políticos durante a pandemia. No caso do Ceará, pelo fortalecimento do desenho institucional prévio, no que tange à criação de novos mecanismos de coordenação da política educacional no estado. |
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Coelho, Pedro Paulo TeixeiraEscolas::EAESPAbrucio, Fernando LuizPeres, Ursula DiasGrin, Eduardo JoséSegatto, Catarina Ianni2023-12-29T16:10:27Z2023-12-29T16:10:27Z2023-11-13https://hdl.handle.net/10438/34687A presente pesquisa investiga, a partir de dois estudos de caso estaduais (Amazonas e Ceará) como se deram as respostas educacionais, particularmente as relacionadas ao uso de tecnologias digitais, no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da análise das trajetórias institucionais ligadas à oferta educacional nestes dois estados. Busca-se compreender o papel da agência política ao criar dinâmicas de cooperação e, consequentemente, projetos na política educacional durante os anos de 2020 e 2021. A partir da discussão das teorias do federalismo e das relações intergovernamentais, sobretudo as teses produzidas sobre o efeito do federalismo sobre a educação básica no Brasil, e das abordagens sobre a dinâmica do federalismo (Federal Dynamics) e dos problemas intergovernamentais complexos (complex intergovernmental problem), realizou-se uma análise em profundidade de dois casos. Os dados primários coletados em documentos e entrevistas e os dados secundários quantitativos foram analisados a partir do uso metodológico do Process-Tracing. A análise mostra que a trajetória institucional e a agência política nos estados influenciaram os projetos e ações educacionais desenvolvidos durante os anos de 2020 e 2021, sendo que os principais resultados apontam para a identificação e caracterização de novas dinâmicas de cooperação intergovernamental entre governo estadual e municípios. No caso do Amazonas, houve uma diversificação do modelo de desenho institucional prévio à pandemia, no que tange a ampliação da divisão de responsabilidades (policy portfolio) do ente estadual na política educacional, influenciado pela agência dos atores políticos durante a pandemia. No caso do Ceará, pelo fortalecimento do desenho institucional prévio, no que tange à criação de novos mecanismos de coordenação da política educacional no estado.The present research investigates two case studies of how different Brazilian state educational systems (Amazonas and Ceará) responded to the COVID-19 pandemic. I examined how the institutional paths connected to the educational systems in these two states – while interacting with each state’s political agency – created different dynamics of cooperation in the educational policy during 2020 and 2021, which resulted in different actions and projects of educational response. The theoretical approaches of the research are the theories of federalism and intergovernmental relations (IGRs), but first and foremost the thesis produced on the effects of federalism on Brazil’s basic education and the approaches of Federal Dynamics and the theory of Complex Intergovernmental Problems (CIP). In order to do this, two in-depth case studies were carried out. The primary data collected in documents and interviews and the quantitative secondary data were analyzed using Process-Tracing methodology. The analysis shows that the institutional path and political agency in the states influenced the educational projects and actions developed during the years 2020 and 2021. The main results reveal the identification and characterization of new dynamics of intergovernmental cooperation between the state government and municipalities during the pandemic. In the case of Amazonas, there was a diversification of the institutional design model regarding to the expansion of the division of responsibilities (policy portfolio) of the state government in educational policy, influenced by the agency of political actors. In the case of Ceará, the strengthening of the previous institutional design, resulted by the creation of new mechanisms for coordinating the educational policy in the state.porFederalismoCooperação intergovernamentalCOVID-19Educação BásicaDesenho institucionalResposta educacionalFederalismIntergovernmental relationsIntergovernmental cooperationInstitutional designBasic educationEducational responseAdministração públicaFederalismoCooperação intergovernamentalCOVID-19 Pandemia, 2020-Educação básica - Inovações tecnológicasA cooperação intergovernamental na educação durante a pandemia da COVID-19: um estudo sobre os estados do Amazonas e do Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTAÇÃO_Versão Final_BIBLIOTECA.pdfDISSERTAÇÃO_Versão 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A presente pesquisa investiga, a partir de dois estudos de caso estaduais (Amazonas e Ceará) como se deram as respostas educacionais, particularmente as relacionadas ao uso de tecnologias digitais, no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da análise das trajetórias institucionais ligadas à oferta educacional nestes dois estados. Busca-se compreender o papel da agência política ao criar dinâmicas de cooperação e, consequentemente, projetos na política educacional durante os anos de 2020 e 2021. A partir da discussão das teorias do federalismo e das relações intergovernamentais, sobretudo as teses produzidas sobre o efeito do federalismo sobre a educação básica no Brasil, e das abordagens sobre a dinâmica do federalismo (Federal Dynamics) e dos problemas intergovernamentais complexos (complex intergovernmental problem), realizou-se uma análise em profundidade de dois casos. Os dados primários coletados em documentos e entrevistas e os dados secundários quantitativos foram analisados a partir do uso metodológico do Process-Tracing. A análise mostra que a trajetória institucional e a agência política nos estados influenciaram os projetos e ações educacionais desenvolvidos durante os anos de 2020 e 2021, sendo que os principais resultados apontam para a identificação e caracterização de novas dinâmicas de cooperação intergovernamental entre governo estadual e municípios. No caso do Amazonas, houve uma diversificação do modelo de desenho institucional prévio à pandemia, no que tange a ampliação da divisão de responsabilidades (policy portfolio) do ente estadual na política educacional, influenciado pela agência dos atores políticos durante a pandemia. No caso do Ceará, pelo fortalecimento do desenho institucional prévio, no que tange à criação de novos mecanismos de coordenação da política educacional no estado. |
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