Retorno econômico de projetos de sustentabilidade: redefinindo o valor dos investimentos de multinacionais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzoni, Mario
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vendramini, Annelise, Rocha, Fernanda Casagrande, Penido, Guido, Peirão, Paula, Pavan, Margareth
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/18490
Resumo: Este estudo foi elaborado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional, em parceria com Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces). O estudo é o resultado de um ano da iniciativa para análise econômico-financeira de projetos de sustentabilidade, realizada no âmbito do Programa Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM), iniciativa com 250 líderes de empresas multinacionais, com sede ou que operam em economias emergentes, para melhorar os padrões de sustentabilidade no mercado. Essa iniciativa foi chamada de “ROI Sustentabilidade” em alusão ao termo financeiro ROI – Return on Investment. O objetivo da iniciativa ROI é mensurar o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade em empresas. Como resultado, a iniciativa espera: - Auxiliar as empresas participantes a identificar e simular o retorno de determinados aspectos da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar um ambiente propício à troca de aprendizados e experiências entre essas empresas; - Criar um ambiente de diálogo sobre o tema finanças e sustentabilidade, contribuindo para a integração e o engajamento de diferentes áreas das empresas participantes; - Oferecer elementos para que os tomadores de decisão possam mensurar os retornos de projetos e/ou ações de sustentabilidade, implantadas ou potenciais; - Contribuir com as iniciativas da rede Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM) para transformar desafios de sustentabilidade em soluções de negócios bem sucedidas. Para atender ao objetivo geral do trabalho, foram desenvolvidos onze estudos de casos em sete empresas participantes instaladas no Brasil, sendo que três empresas realizaram mais de um estudo de caso. Os casos referem-se à: AES Brasil, Grupo Boticário, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Construtora Norberto Odebrecht, Siemens Healthcare, Fundação Siemens, Adidas Brasil, CPFL Energia e Votorantim Cimentos.
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O objetivo da iniciativa ROI é mensurar o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade em empresas. Como resultado, a iniciativa espera: - Auxiliar as empresas participantes a identificar e simular o retorno de determinados aspectos da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar um ambiente propício à troca de aprendizados e experiências entre essas empresas; - Criar um ambiente de diálogo sobre o tema finanças e sustentabilidade, contribuindo para a integração e o engajamento de diferentes áreas das empresas participantes; - Oferecer elementos para que os tomadores de decisão possam mensurar os retornos de projetos e/ou ações de sustentabilidade, implantadas ou potenciais; - Contribuir com as iniciativas da rede Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM) para transformar desafios de sustentabilidade em soluções de negócios bem sucedidas. Para atender ao objetivo geral do trabalho, foram desenvolvidos onze estudos de casos em sete empresas participantes instaladas no Brasil, sendo que três empresas realizaram mais de um estudo de caso. Os casos referem-se à: AES Brasil, Grupo Boticário, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Construtora Norberto Odebrecht, Siemens Healthcare, Fundação Siemens, Adidas Brasil, CPFL Energia e Votorantim Cimentos.This study, entitled Sustainability ROI, conducted by the Fundação Getúlio Vargas Center for Sustainability (GVces) in partnership with Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH is the outcome of the joint work of member companies of the Emerging Market Multinationals (EMM) Network for Sustainability. The goal of this initiative is to measure the sustainable and financial return of sustainability projects implemented by companies in emerging markets. The initiative was driven by i) the need to incorporate sustainability aspects in financial choices and decision-making processes; and ii) to contribute to the advancement of formal and explicit incorporation of sustainability in projects’ financial assessments through a discussion that questions how these aspects impact projected cash flows and discount rates.porCentro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ)Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM)SustentabilidadeProjetos de desenvolvimentoInvestimentosResponsabilidade social da empresaAdministração de empresasSustentabilidadeResponsabilidade social da empresaProjetos de desenvolvimentoInvestimentosRetorno econômico de projetos de sustentabilidade: redefinindo o valor dos investimentos de multinacionais no BrasilSustainability return on investment: redefining the value of emerging market multinationals’ investments in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTGVces_Retorno econômico de projetos de sustentabilidade.pdf.txtGVces_Retorno econômico de projetos de sustentabilidade.pdf.txtExtracted texttext/plain102950https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d2a2b48a-41d0-4a53-9a0e-ce41c9c2ea47/download2064b349010db618800fe86c585a40f0MD58Sustainability Return on Investment.pdf.txtSustainability Return on Investment.pdf.txtExtracted texttext/plain100820https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ab1edc0a-29c6-44a4-afeb-fa7bcb4ad069/download804007f84841af55fb01f0263e4de16bMD510ORIGINALGVces_Retorno econômico de projetos de sustentabilidade.pdfGVces_Retorno econômico de projetos de 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description Este estudo foi elaborado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional, em parceria com Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces). O estudo é o resultado de um ano da iniciativa para análise econômico-financeira de projetos de sustentabilidade, realizada no âmbito do Programa Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM), iniciativa com 250 líderes de empresas multinacionais, com sede ou que operam em economias emergentes, para melhorar os padrões de sustentabilidade no mercado. Essa iniciativa foi chamada de “ROI Sustentabilidade” em alusão ao termo financeiro ROI – Return on Investment. O objetivo da iniciativa ROI é mensurar o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade em empresas. Como resultado, a iniciativa espera: - Auxiliar as empresas participantes a identificar e simular o retorno de determinados aspectos da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar um ambiente propício à troca de aprendizados e experiências entre essas empresas; - Criar um ambiente de diálogo sobre o tema finanças e sustentabilidade, contribuindo para a integração e o engajamento de diferentes áreas das empresas participantes; - Oferecer elementos para que os tomadores de decisão possam mensurar os retornos de projetos e/ou ações de sustentabilidade, implantadas ou potenciais; - Contribuir com as iniciativas da rede Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM) para transformar desafios de sustentabilidade em soluções de negócios bem sucedidas. Para atender ao objetivo geral do trabalho, foram desenvolvidos onze estudos de casos em sete empresas participantes instaladas no Brasil, sendo que três empresas realizaram mais de um estudo de caso. Os casos referem-se à: AES Brasil, Grupo Boticário, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Construtora Norberto Odebrecht, Siemens Healthcare, Fundação Siemens, Adidas Brasil, CPFL Energia e Votorantim Cimentos.
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