Teoria de redes e educação executiva: um estudo de caso em uma empresa de serviços em educação executiva
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28068 |
Resumo: | Objetivo – Este estudo pretende compreender os desafios em empreender em educação executiva a partir de uma rede de empresas (GAMA do Grupo ABC), buscando através de entrevistas conhece-los e também soluções e respostas aos mesmos. Metodologia – O ponto de partida foi a abertura de uma nova unidade na cidade de Cuiabá (MT) utilizando o a metodologia da estudo de caso, buscando a compreensão do comportamento desta organização no âmbito que a mesma estava inserida. Resultados – A analise dos resultados revelam alguns paradoxos organizacionais que, para serem solucionados, levam à proposição de uma estrutura em rede colaborativa e adhocratica, ligada à GAMA, voltada para a solução de problemas dos paradoxos Global versus Local e Competição versus Colaboração, a partir da criação de uma célula de inovação vinculada à Rede. Limitações – Com natureza de base qualitativa, o trato e análise dos dados não possibilitam estabelecer generalizações quantitativas. A análise proposta visa uma ação interpretativista, e por ser apenas qualitativa, seus achados trarão pistas de por onde outros estudos poderão ser aprofundados. Uma das fontes utilizadas, as entrevistas, acabam gerando envolvimento e criando conhecimento dos dois participantes, do entrevistado e do entrevistador que por natureza improvisa, influencia o entrevistado. Por mais neutro que se proponha, corre o risco de ter viés pela natureza fenomenológica da metodologia. Aplicabilidade do trabalho – A partir desses resultados, os empreendedores e gestores de organizações e redes, sejam de células centrais, sejam de células periféricas, poderão identificar paradoxos existentes neste tipo de organização e criarem suas próprias respostas as problemáticas ou implantar as respostas aqui sugeridas. Contribuições para a sociedade – Identificar os pontos de conflito dentro das estruturas de negócio em rede, são determinantes para o sucesso dos negócios. Este estudo lança luz a necessidades emergentes de se criar estruturas de inovação e colaboração Originalidade – Ao que foi possível constatar, este é o primeiro estudo que busca compreender a relação entre organizações em rede deste segmento. |
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Galvão, Frederico RibeiroEscolas::EBAPEFontes Filho, Joaquim RubensMoreno Añez, Miguel EduardoVasconcelos, Isabella Freitas Gouveia de2019-09-17T19:25:31Z2019-09-17T19:25:31Z2018-11-21https://hdl.handle.net/10438/28068Objetivo – Este estudo pretende compreender os desafios em empreender em educação executiva a partir de uma rede de empresas (GAMA do Grupo ABC), buscando através de entrevistas conhece-los e também soluções e respostas aos mesmos. Metodologia – O ponto de partida foi a abertura de uma nova unidade na cidade de Cuiabá (MT) utilizando o a metodologia da estudo de caso, buscando a compreensão do comportamento desta organização no âmbito que a mesma estava inserida. Resultados – A analise dos resultados revelam alguns paradoxos organizacionais que, para serem solucionados, levam à proposição de uma estrutura em rede colaborativa e adhocratica, ligada à GAMA, voltada para a solução de problemas dos paradoxos Global versus Local e Competição versus Colaboração, a partir da criação de uma célula de inovação vinculada à Rede. Limitações – Com natureza de base qualitativa, o trato e análise dos dados não possibilitam estabelecer generalizações quantitativas. A análise proposta visa uma ação interpretativista, e por ser apenas qualitativa, seus achados trarão pistas de por onde outros estudos poderão ser aprofundados. Uma das fontes utilizadas, as entrevistas, acabam gerando envolvimento e criando conhecimento dos dois participantes, do entrevistado e do entrevistador que por natureza improvisa, influencia o entrevistado. Por mais neutro que se proponha, corre o risco de ter viés pela natureza fenomenológica da metodologia. Aplicabilidade do trabalho – A partir desses resultados, os empreendedores e gestores de organizações e redes, sejam de células centrais, sejam de células periféricas, poderão identificar paradoxos existentes neste tipo de organização e criarem suas próprias respostas as problemáticas ou implantar as respostas aqui sugeridas. Contribuições para a sociedade – Identificar os pontos de conflito dentro das estruturas de negócio em rede, são determinantes para o sucesso dos negócios. Este estudo lança luz a necessidades emergentes de se criar estruturas de inovação e colaboração Originalidade – Ao que foi possível constatar, este é o primeiro estudo que busca compreender a relação entre organizações em rede deste segmento.Purpose – This study intends to understand the challenges in undertaking executive education from a network of companies (GAMA of the ABC Group), searching through interviews to know them and also solutions and answers to them. Design/Methodology – The starting was the opening of a new unit in the city of Cuiabá (MT, Brazil) using the methodology of the case study, seeking to understand the behavior of this organization within the scope that it was inserted. Findings – The analysis of the results reveals some organizational paradoxes that, in order to be solved, lead to the proposition of a collaborative and adhocratic network structure, linked to GAMA, aimed at solving problems of the Global vs Local and Competition versus Collaboration paradoxes, from the creation of an innovation cell linked to the Network. Research limitation – With a qualitative nature, the treatment and analysis of the data do not make it possible to establish quantitative generalizations. The proposed analysis aims at an interpretative action, and because it is only qualitative, its findings will provide clues as to where other studies may be deepened. One of the sources used, the interviews, end up generating involvement and creating knowledge of the two participants, the interviewee and the interviewer who by nature improvises, influences the interviewee. However neutral it may be, it runs the risk of being biased by the phenomenological nature of the methodology Practical implications – From these results, the entrepreneurs and managers of organizations and networks, whether central or peripheral cells, can identify existing paradoxes in this type of organization and create their own answers to the problems or implement the answers suggested here. Social implication – Identifying the points of conflict within the networked business structures are critical to business success. This study sheds light on the emerging needs of creating structures for innovation and collaboration Originality – As it turned out, this is the first study that seeks to understand the relationship between networked organizations in this segment.AdhocraciaEducação executivaEmpreendedorismoIntra EmpreendedorismoParadoxosTeoria de redesEscolas de administração de empresas - BrasilEmpreendedorismoDesenvolvimento organizacionalRedes de negóciosRelações interorganizacionaisTeoria de redes e educação executiva: um estudo de caso em uma empresa de serviços em educação executivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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