Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho. |
id |
PUC_MG-1_59a7b0436661bfee491a4803c81a1904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1782 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho.Editora PUC Minas2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p910.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 24 (2010): E&G SET/DEZ (2010); 9-271984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9/2127Machado, Hilka VierJesus, Marcos Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1782Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
title |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
spellingShingle |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 Machado, Hilka Vier Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas. |
title_short |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
title_full |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
title_fullStr |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
title_full_unstemmed |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
title_sort |
Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
author |
Machado, Hilka Vier |
author_facet |
Machado, Hilka Vier Jesus, Marcos Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Marcos Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Hilka Vier Jesus, Marcos Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas. |
topic |
Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas. |
description |
Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9/2127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 24 (2010): E&G SET/DEZ (2010); 9-27 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124676111237120 |