Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Hilka Vier
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Jesus, Marcos Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho.
id PUC_MG-1_59a7b0436661bfee491a4803c81a1904
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1782
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho.Editora PUC Minas2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p910.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 24 (2010): E&G SET/DEZ (2010); 9-271984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9/2127Machado, Hilka VierJesus, Marcos Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1782Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
title Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
spellingShingle Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
Machado, Hilka Vier
Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.
title_short Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
title_full Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
title_fullStr Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
title_full_unstemmed Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
title_sort Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
author Machado, Hilka Vier
author_facet Machado, Hilka Vier
Jesus, Marcos Ferreira
author_role author
author2 Jesus, Marcos Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Hilka Vier
Jesus, Marcos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.
topic Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.
description Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9
10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n24p9/2127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 24 (2010): E&G SET/DEZ (2010); 9-27
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676111237120