Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35221 |
Resumo: | A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente. |
id |
FGV_5478785ef20c7fbf2b29dc42672d8206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/35221 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Machado, Luiz FernandoEscolas::EAESPPrado, Lucas Sciencia doCrescitelli, EdsonMendonça, Paulo Sergio MirandaRodrigues, Jonny MateusGuissoni, Leandro Angotti2024-04-19T11:40:07Z2024-04-19T11:40:07Z2024-03-22https://hdl.handle.net/10438/35221A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente.Concern about changes in customer behavior caused by fast-growing startups and the adoption of new technologies has challenged company leaders to improve commercial management and develop growth strategies that are increasingly customer-centric. The literature points to the concept of customer value chain (CVC) as a way of understanding the main activities carried out by customers before, during and after the purchase, classifying each activity according to the level of value created for the customer and the level of customer satisfaction in each activity. Previous studies show that activities with higher levels of customer dissatisfaction should be analyzed to create customer-centric strategies that can improve their experience. However, existing literature on the subject has investigated this perspective for consumer and technology companies that interact directly with their end customers (B2C) and little is known about its application to the relationship between companies in business-to-business (B2B) and in relationships between companies that use distribution channels to access these customers. In B2B, companies need to deal with multiple agents in the decision-making process when purchasing products and services, while the use of intermediaries to access the B2B customer results in a lower level of control over the customer experience. Therefore, the objective of this work is to identify opportunities to improve commercial practices to develop strategies that support increased sales by improving the customer experience in customer value chain (CVC) activities in a B2B business and which is based on use of intermediaries to access the end customer. For this, the action research study methodology was used in which the researcher is the executive director of the company studied and carried out interventions based on qualitative research approaches based on the concept of the customer value chain. The company under study is a chemical-pharmaceutical industry that operates in the market for combating hospital infections. As a result, interventions were carried out that culminated in improving B2B customer satisfaction and sales via a growth opportunity proposed by the researcher and tested by the company. The growth opportunity resulting from this study involved a new service that could be offered by the company even if outside its core competence, but consistent with customer-centric premises.porEstratégia de crescimento das empresasCadeia de valor do clienteBusiness-to-businessPesquisa-açãoGestão comercialCompany growth strategyCustomer value chainBusiness-to-businessAction researchCommercial managementAdministração de empresasPlanejamento empresarialOrganização industrialServiços (Economia)Logística empresarialIndústria farmacêuticaEstratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdfMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdfPDFapplication/pdf1601467https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68dcfbac-fe67-4a52-8586-bbfca3e9b8d6/download42473fde7f2bf35157eb7dd70b7529ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d208156f-25ad-4a7e-900e-368beb2f6dd5/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.txtMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.txtExtracted texttext/plain102571https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dd9498d0-cbfb-4ef8-b9b9-57898ffbb7e9/downloadd4e657ffd7c56b1cf47fbc36feb613fcMD53THUMBNAILMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.jpgMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2575https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29c11f90-ee78-42d4-9524-6cea508703d1/downloadbe5a304752ee9540177f573fc171136cMD5410438/352212024-04-20 03:00:39.134open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35221https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-04-20T03:00:39Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
title |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
spellingShingle |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica Machado, Luiz Fernando Estratégia de crescimento das empresas Cadeia de valor do cliente Business-to-business Pesquisa-ação Gestão comercial Company growth strategy Customer value chain Business-to-business Action research Commercial management Administração de empresas Planejamento empresarial Organização industrial Serviços (Economia) Logística empresarial Indústria farmacêutica |
title_short |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
title_full |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
title_fullStr |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
title_full_unstemmed |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
title_sort |
Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica |
author |
Machado, Luiz Fernando |
author_facet |
Machado, Luiz Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Prado, Lucas Sciencia do Crescitelli, Edson Mendonça, Paulo Sergio Miranda Rodrigues, Jonny Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Luiz Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guissoni, Leandro Angotti |
contributor_str_mv |
Guissoni, Leandro Angotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de crescimento das empresas Cadeia de valor do cliente Business-to-business Pesquisa-ação Gestão comercial |
topic |
Estratégia de crescimento das empresas Cadeia de valor do cliente Business-to-business Pesquisa-ação Gestão comercial Company growth strategy Customer value chain Business-to-business Action research Commercial management Administração de empresas Planejamento empresarial Organização industrial Serviços (Economia) Logística empresarial Indústria farmacêutica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Company growth strategy Customer value chain Business-to-business Action research Commercial management |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Planejamento empresarial Organização industrial Serviços (Economia) Logística empresarial Indústria farmacêutica |
description |
A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-19T11:40:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-19T11:40:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/35221 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/35221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68dcfbac-fe67-4a52-8586-bbfca3e9b8d6/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d208156f-25ad-4a7e-900e-368beb2f6dd5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dd9498d0-cbfb-4ef8-b9b9-57898ffbb7e9/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29c11f90-ee78-42d4-9524-6cea508703d1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42473fde7f2bf35157eb7dd70b7529ec 2a4b67231f701c416a809246e7a10077 d4e657ffd7c56b1cf47fbc36feb613fc be5a304752ee9540177f573fc171136c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023796594180096 |