Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35221
Resumo: A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente.
id FGV_5478785ef20c7fbf2b29dc42672d8206
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35221
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Machado, Luiz FernandoEscolas::EAESPPrado, Lucas Sciencia doCrescitelli, EdsonMendonça, Paulo Sergio MirandaRodrigues, Jonny MateusGuissoni, Leandro Angotti2024-04-19T11:40:07Z2024-04-19T11:40:07Z2024-03-22https://hdl.handle.net/10438/35221A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente.Concern about changes in customer behavior caused by fast-growing startups and the adoption of new technologies has challenged company leaders to improve commercial management and develop growth strategies that are increasingly customer-centric. The literature points to the concept of customer value chain (CVC) as a way of understanding the main activities carried out by customers before, during and after the purchase, classifying each activity according to the level of value created for the customer and the level of customer satisfaction in each activity. Previous studies show that activities with higher levels of customer dissatisfaction should be analyzed to create customer-centric strategies that can improve their experience. However, existing literature on the subject has investigated this perspective for consumer and technology companies that interact directly with their end customers (B2C) and little is known about its application to the relationship between companies in business-to-business (B2B) and in relationships between companies that use distribution channels to access these customers. In B2B, companies need to deal with multiple agents in the decision-making process when purchasing products and services, while the use of intermediaries to access the B2B customer results in a lower level of control over the customer experience. Therefore, the objective of this work is to identify opportunities to improve commercial practices to develop strategies that support increased sales by improving the customer experience in customer value chain (CVC) activities in a B2B business and which is based on use of intermediaries to access the end customer. For this, the action research study methodology was used in which the researcher is the executive director of the company studied and carried out interventions based on qualitative research approaches based on the concept of the customer value chain. The company under study is a chemical-pharmaceutical industry that operates in the market for combating hospital infections. As a result, interventions were carried out that culminated in improving B2B customer satisfaction and sales via a growth opportunity proposed by the researcher and tested by the company. The growth opportunity resulting from this study involved a new service that could be offered by the company even if outside its core competence, but consistent with customer-centric premises.porEstratégia de crescimento das empresasCadeia de valor do clienteBusiness-to-businessPesquisa-açãoGestão comercialCompany growth strategyCustomer value chainBusiness-to-businessAction researchCommercial managementAdministração de empresasPlanejamento empresarialOrganização industrialServiços (Economia)Logística empresarialIndústria farmacêuticaEstratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdfMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdfPDFapplication/pdf1601467https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68dcfbac-fe67-4a52-8586-bbfca3e9b8d6/download42473fde7f2bf35157eb7dd70b7529ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d208156f-25ad-4a7e-900e-368beb2f6dd5/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.txtMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.txtExtracted texttext/plain102571https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dd9498d0-cbfb-4ef8-b9b9-57898ffbb7e9/downloadd4e657ffd7c56b1cf47fbc36feb613fcMD53THUMBNAILMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.jpgMachado Luiz Fernando - Pós Defesa - arrumado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2575https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29c11f90-ee78-42d4-9524-6cea508703d1/downloadbe5a304752ee9540177f573fc171136cMD5410438/352212024-04-20 03:00:39.134open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35221https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-04-20T03:00:39Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
title Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
spellingShingle Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
Machado, Luiz Fernando
Estratégia de crescimento das empresas
Cadeia de valor do cliente
Business-to-business
Pesquisa-ação
Gestão comercial
Company growth strategy
Customer value chain
Business-to-business
Action research
Commercial management
Administração de empresas
Planejamento empresarial
Organização industrial
Serviços (Economia)
Logística empresarial
Indústria farmacêutica
title_short Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
title_full Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
title_fullStr Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
title_full_unstemmed Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
title_sort Estratégia de crescimento centrada no cliente: uma aplicação em uma indústria quimico-farmacêutica
author Machado, Luiz Fernando
author_facet Machado, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Prado, Lucas Sciencia do
Crescitelli, Edson
Mendonça, Paulo Sergio Miranda
Rodrigues, Jonny Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luiz Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guissoni, Leandro Angotti
contributor_str_mv Guissoni, Leandro Angotti
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de crescimento das empresas
Cadeia de valor do cliente
Business-to-business
Pesquisa-ação
Gestão comercial
topic Estratégia de crescimento das empresas
Cadeia de valor do cliente
Business-to-business
Pesquisa-ação
Gestão comercial
Company growth strategy
Customer value chain
Business-to-business
Action research
Commercial management
Administração de empresas
Planejamento empresarial
Organização industrial
Serviços (Economia)
Logística empresarial
Indústria farmacêutica
dc.subject.eng.fl_str_mv Company growth strategy
Customer value chain
Business-to-business
Action research
Commercial management
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Planejamento empresarial
Organização industrial
Serviços (Economia)
Logística empresarial
Indústria farmacêutica
description A preocupação com as mudanças no comportamento dos clientes ocasionadas por startups de rápido crescimento e adoção de novas tecnologias tem feito com que as lideranças das empresas sejam desafiadas a aperfeiçoarem a gestão comercial e a elaborarem estratégias de crescimento cada vez mais centradas nos clientes. A literatura aponta o conceito de cadeia de valor do cliente (CVC) como uma forma de entender as principais atividades feitas pelos clientes antes, durante e depois da compra, classificando cada atividade de acordo com o nível de valor criado ao cliente e o nível de satisfação do cliente em cada atividade. Estudos anteriores mostram que as atividades com maiores níveis de insatisfação dos clientes devem ser analisadas para originarem estratégias centradas nos clientes e que possam melhorar a sua experiência. Contudo, a literatura existente no tema tem investigado esta perspectiva para empresas de consumo e de tecnologia que se relacionam diretamente com seus clientes finais (B2C) e pouco se sabe da sua aplicação para a relação entre empresas no business-to-business (B2B) e em relações de empresas que usam canais de distribuição para acessarem esses clientes. No B2B, as empresas precisam lidar múltiplos agentes no processo de decisão na contratação de produtos e serviços, enquanto o uso de intermediários para acessar o cliente B2B resulta em menor nível de controle sobre a experiência do cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de aperfeiçoar práticas comerciais para elaborar estratégias que suportem o aumento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente em atividades da cadeia de valor do cliente (CVC) em um negócio B2B e que está baseado no uso de intermediários para acessar o cliente final. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo pesquisa-ação na qual o pesquisador é o diretor executivo da empresa estudada e realizou intervenções provenientes de abordagens qualitativas de pesquisas baseadas no conceito da cadeia de valor do cliente. A empresa objeto de estudo é uma indústria química-farmacêutica que atua no mercado de combate a infecção hospitalar. Como resultado, foram realizadas intervenções que culminaram na melhoria da satisfação do cliente B2B e das vendas via uma oportunidade de crescimento proposta pelo pesquisador e testada pela empresa. A oportunidade de crescimento resultante deste estudo envolveu um novo serviço que poderia ser oferecido pela empresa mesmo que fora da sua competência central, mas coerente com premissas de centralidade no cliente.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T11:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T11:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35221
url https://hdl.handle.net/10438/35221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/68dcfbac-fe67-4a52-8586-bbfca3e9b8d6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d208156f-25ad-4a7e-900e-368beb2f6dd5/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dd9498d0-cbfb-4ef8-b9b9-57898ffbb7e9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29c11f90-ee78-42d4-9524-6cea508703d1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 42473fde7f2bf35157eb7dd70b7529ec
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
d4e657ffd7c56b1cf47fbc36feb613fc
be5a304752ee9540177f573fc171136c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023796594180096