O processo de desenvolvimento de novos produtos em ambientes de informação intensiva: uma análise exploratória aplicada ao setor de bancos de varejo do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/2253 |
Resumo: | O cenário que se desenha é fortemente marcado pela informação intensiva e pelas redes, além de evolução acelerada da tecnologia e globalização. Além disso, o contínuo aumento da competição tem tornado mais difícil a diferenciação com base em custos ou qualidade, gerando uma oportunidade para que a introdução de novos produtos se destacasse e se transformasse em uma fonte de ganhos competitivos. Vários são os exemplos de empresas que tiveram (e têm) sucesso em grande medida através de inovações em seus produtos ou serviços. O propósito desta pesquisa é o estudo de instituições financeiras, particularmente a análise de bancos de varejo no Brasil e seus respectivos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. As instituições financeiras, do qual o setor bancário brasileiro faz parte, têm sofrido grandes e significativas transformações nos anos recentes. Este segmento possui expressiva participação no cenário nacional, apresentando taxas positivas de crescimento de ativos e lucros nos últimos anos. Esse cenário de intensas mudanças apresenta uma rara oportunidade de estudos nessa área. Dessa maneira, conduziu-se uma pesquisa de cunho exploratório que fez uso de estudos de casos múltiplos. Utilizou-se uma amostra de seis bancos que respondem por cerca de 50% do segmento no país. Para a análise dos casos, utilizaram-se alguns modelos conceituais clássicos a respeito de desenvolvimento de novos produtos, além de referências acerca do cenário em que a amostra está imersa. Pela aplicação deste arcabouço aos estudos de casos, mapeou-se o processo de desenvolvimento de produtos, bem como suas etapas. A análise possibilitou ainda a compreensão de questões subjacentes ao tema principal que surgiram ao longo do trabalho. |
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Facó, Júlio Francisco BlumettiEscolas::EAESPBrito, Luiz Artur LedurLaurindo, Fernando José BarbinCsillag, João Mário2010-04-20T20:51:20Z2010-04-20T20:51:20Z2006-02-07FACÓ, Júlio Francisco Blumetti. O processo de desenvolvimento de novos produtos em ambientes de informação intensiva: uma análise exploratória aplicada ao setor de bancos de varejo do Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.http://hdl.handle.net/10438/2253O cenário que se desenha é fortemente marcado pela informação intensiva e pelas redes, além de evolução acelerada da tecnologia e globalização. Além disso, o contínuo aumento da competição tem tornado mais difícil a diferenciação com base em custos ou qualidade, gerando uma oportunidade para que a introdução de novos produtos se destacasse e se transformasse em uma fonte de ganhos competitivos. Vários são os exemplos de empresas que tiveram (e têm) sucesso em grande medida através de inovações em seus produtos ou serviços. O propósito desta pesquisa é o estudo de instituições financeiras, particularmente a análise de bancos de varejo no Brasil e seus respectivos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. As instituições financeiras, do qual o setor bancário brasileiro faz parte, têm sofrido grandes e significativas transformações nos anos recentes. Este segmento possui expressiva participação no cenário nacional, apresentando taxas positivas de crescimento de ativos e lucros nos últimos anos. Esse cenário de intensas mudanças apresenta uma rara oportunidade de estudos nessa área. Dessa maneira, conduziu-se uma pesquisa de cunho exploratório que fez uso de estudos de casos múltiplos. Utilizou-se uma amostra de seis bancos que respondem por cerca de 50% do segmento no país. Para a análise dos casos, utilizaram-se alguns modelos conceituais clássicos a respeito de desenvolvimento de novos produtos, além de referências acerca do cenário em que a amostra está imersa. Pela aplicação deste arcabouço aos estudos de casos, mapeou-se o processo de desenvolvimento de produtos, bem como suas etapas. A análise possibilitou ainda a compreensão de questões subjacentes ao tema principal que surgiram ao longo do trabalho.The present scenario is marked by intensive information and networks, besides rapidly technology evolution and globalization effects. Moreover, the continuous raise of competition has consequences such as hard product and services differentiation based on costs and quality. This is an opportunity for new products introduction processes and politics as an important source of value as well as profit. There are several examples of companies that have had great success mainly due to products or services innovations. The purpose of this research is the study of financial institutions, particularly the analysis of retail banks in Brazil and their product (and service) development processes. These financial institutions, as well as Brazilian banking industry, has suffered several and significant transformations in recent years. The banking industry has an important role at Brazilian scenario, with positive rates of assets and profit growth in last years. This banking industry picture presents a rare chance of studies in this area. On this way, the authors elaborated an exploratory research based on a multiple case studies methodology. The study used a sample of six retail banks answering with 50% of this industry in Brazil. In order to analyze these cases, some classic conceptual models concerning new product development was used, as well as some theoretical references regarding the intensive information and network aspects of Brazilian retail banking industry. Applying this conceptual background on these case studies, the authors were able to understand and map the product development process, as well as their stages. The analysis still made possible the comprehension of underlying subjects to the main theme that appeared along the study.porNew product development (NPD)Intensive informationBanking industryBrazilian retail bankDesenvolvimento de novos produtosInformação intensivaSetor bancárioBancos de varejo brasileirosAdministração de empresasBancos - BrasilBancos - Brasil - Estudo de casosProdutos novosO processo de desenvolvimento de novos produtos em ambientes de informação intensiva: uma análise exploratória aplicada ao setor de bancos de varejo do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL154937.pdf.jpg154937.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2719https://repositorio.fgv.br/bitstreams/da8079a8-1900-4de9-9450-7e5958d52de1/downloade1f9d95a1c57f14c8a6b000f238f52c2MD58ORIGINAL154937.pdfPDFapplication/pdf977672https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6faab52c-69f7-40ff-a725-2625f24c2f2a/download718f8bf3b0738007ff2d0934c3a71f69MD52TEXT154937.pdf.txt154937.pdf.txtExtracted texttext/plain102819https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9f528dc4-27fc-43e3-b6e2-538cfcb7918c/downloade5f7e341a3c4b134bdf67b263e81ec4fMD5710438/22532023-11-07 20:32:20.134open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2253https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-07T20:32:20Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
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