Alinhamento da estratégia digital: os estágios de evolução em pequenas e médias empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ricardo Alexandre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34158
Resumo: A forma com que as empresas vêm utilizando a tecnologia da informação (TI), assim como esta utilização está alinhada com a estratégia do negócio, é um tema que desperta o interesse em muitos profissionais e pesquisadores. Entretanto, esse não é um assunto que chama a atenção apenas das grandes empresas, mas também das pequenas e médias empresas (PMEs), que são consideradas a espinha dorsal das sociedades em todo o mundo. No Brasil não é diferente, as PMEs também têm um importante papel na economia local e, assim como no resto do mundo, existem poucas pesquisas sobre o alinhamento da estratégia digital em PMEs. Foi utilizado como referência principal o trabalho de Canhoto et al. (2021), que empregou as Capacidades Dinâmicas como lentes teóricas para avaliar e propor cinco fases (Aceitação Passiva, Conexão, Imersão, Fusão e Transformação) de alinhamento da estratégia digital nas empresas. Com base nesse trabalho, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa quantitativo para avaliar o uso de TI, os comportamentos e características de PMEs brasileiras e assim identificar o estágio do alinhamento da estratégia digital nas referidas organizações. Adicionalmente, foi proposto um método de seleção randomizada de empresas e posterior obtenção do endereço eletrônico delas para contato, com base no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas que, após a limpeza dos dados, resultou em uma amostra de 107 empresas no âmbito nacional. Foi utilizado o método de Análise de Cluster para agrupar as empresas mais semelhantes com base em suas características e consecutiva avaliação e classificação dos agrupamentos nas fases de alinhamento da estratégia digital propostas por Canhoto et al. (2021). Foram identificadas PMEs brasileiras nos estágios Aceitação Passiva (69%), Conexão (14%) e Transformação (17%). A presente pesquisa fornece contribuições teórica, metodológica e prática, assim como sugestões para futuros estudos acerca da temática em tela.
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spelling Casagrande, Ricardo AlexandreEscolas::EAESPSanchez, Otávio PrósperoSouza, Cesar Alexandre deBecker, João Luiz2023-08-30T11:57:09Z2023-08-30T11:57:09Z2023-08-29https://hdl.handle.net/10438/34158A forma com que as empresas vêm utilizando a tecnologia da informação (TI), assim como esta utilização está alinhada com a estratégia do negócio, é um tema que desperta o interesse em muitos profissionais e pesquisadores. Entretanto, esse não é um assunto que chama a atenção apenas das grandes empresas, mas também das pequenas e médias empresas (PMEs), que são consideradas a espinha dorsal das sociedades em todo o mundo. No Brasil não é diferente, as PMEs também têm um importante papel na economia local e, assim como no resto do mundo, existem poucas pesquisas sobre o alinhamento da estratégia digital em PMEs. Foi utilizado como referência principal o trabalho de Canhoto et al. (2021), que empregou as Capacidades Dinâmicas como lentes teóricas para avaliar e propor cinco fases (Aceitação Passiva, Conexão, Imersão, Fusão e Transformação) de alinhamento da estratégia digital nas empresas. Com base nesse trabalho, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa quantitativo para avaliar o uso de TI, os comportamentos e características de PMEs brasileiras e assim identificar o estágio do alinhamento da estratégia digital nas referidas organizações. Adicionalmente, foi proposto um método de seleção randomizada de empresas e posterior obtenção do endereço eletrônico delas para contato, com base no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas que, após a limpeza dos dados, resultou em uma amostra de 107 empresas no âmbito nacional. Foi utilizado o método de Análise de Cluster para agrupar as empresas mais semelhantes com base em suas características e consecutiva avaliação e classificação dos agrupamentos nas fases de alinhamento da estratégia digital propostas por Canhoto et al. (2021). Foram identificadas PMEs brasileiras nos estágios Aceitação Passiva (69%), Conexão (14%) e Transformação (17%). A presente pesquisa fornece contribuições teórica, metodológica e prática, assim como sugestões para futuros estudos acerca da temática em tela.The way in which companies have been using information technology (IT), as well as how this use is aligned with the business strategy, is a topic that arouses the interest of many professionals and researchers. However, this is not an issue that only calls the attention of large companies, but also of small and medium-sized enterprises (SMEs), which are considered the backbone of societies around the world. In Brazil it is no different, since SMEs play an important role in the local economy and, as in the rest of the world, there is little research on the alignment of the digital strategy in SMEs. The paper by Canhoto et al. (2021) was used as the main reference, which used Dynamic Capabilities as a theoretical lens to evaluate and propose five phases (Passive Acceptance, Connection, Immersion, Fusion and Transformation) for aligning the digital strategy in companies. Based on this work, a quantitative research instrument was developed to evaluate the use of IT, the behaviors and characteristics of Brazilian SMEs and thus identify the digital strategy alignment stage in these organizations. Additionally, a method of randomly selecting companies and obtaining their email address for contact was proposed, based on the National Register of Legal Entities which, after cleaning the data, resulted in a sample of 107 companies nationwide. The Cluster Analysis method was used to group the most similar companies based on their characteristics and consecutive evaluation and classification of the groups in the alignment stages of the digital strategy proposed by Canhoto et al. (2021). Brazilian SMEs were identified in the Passive Acceptance (69%), Connection (14%) and Transformation (17%) stages. This research provides theoretical, methodological and practical contributions, as well as suggestions for future studies on the subject at hand.porDigital strategy alignmentBrazilian SMEsDynamic capabilitiesCluster analysisAlinhamento da estratégia digitalPMEs brasileirasCapacidades dinâmicasAnálise de clusterAdministração de empresasTecnologia da informaçãoPequenas e médias empresas - BrasilPlanejamento estratégicoDesenvolvimento organizacionalAlinhamento da estratégia digital: os estágios de evolução em pequenas e médias empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/52239b88-adce-430f-8433-9845574c86c9/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALFGV - MPGC - TA - C361359 - Ricardo 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