Relacionamento entre intenção de comportamento de aproximação/evitação, envolvimento e interdependência cliente/marca: uma exploração nas lojas físicas da natura na seção de perfumaria
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/32335 |
Resumo: | Com um cenário de mercado competitivo e globalizado, Dantas (2019) destaca que está cada vez mais desafiador para as empresas conquistar a atenção do consumidor, e que, neste cenário, uma das ferramentas apresentadas é a construção de relacionamentos mais íntimos entre marca e consumidor através do uso de experiências sensoriais. Para Gatto (2002), a loja torna-se um fator-chave de competitividade que pode ser usado para a criação de valor de marca de varejo, sendo este um meio de comunicação que influencia percepções e decisões de compra dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo analisar, em relação aos consumidores de produtos da categoria de perfumaria, o nível de intenção de comportamento de aproximação e evitação gerado pelas lojas da Natura. Além disso, averiguar a forma como se relacionam os construtos: envolvimento com a categoria perfumaria, intenção de comportamento de aproximação e de evitação e interdependência entre consumidor e marca. Para isso, realizou-se pesquisa de abordagem quantitativa nas lojas próprias da empresa Natura, mais especificamente com consumidores de produtos da categoria de perfumaria, com o objetivo de verificar a relação e a influência desses construtos entre si. Organizou-se os dados por meio de técnicas estatísticas descritivas, pela correlação e regressão linear. Os resultados obtidos demonstram que a loja provoca intenção de aproximação nos consumidores, porém não foram identificados altos índices na relação desse efeito com o envolvimento com perfumaria ou a construção de interdependência com a marca. |
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Silva, Gustavo Luiz Oliveira daEscolas::EAESPAlvarez, Francisco MendizabalBarth, Nelson LernerMorgado, Maurício Gerbaudo2022-08-10T13:09:11Z2022-08-10T13:09:11Z2022https://hdl.handle.net/10438/32335Com um cenário de mercado competitivo e globalizado, Dantas (2019) destaca que está cada vez mais desafiador para as empresas conquistar a atenção do consumidor, e que, neste cenário, uma das ferramentas apresentadas é a construção de relacionamentos mais íntimos entre marca e consumidor através do uso de experiências sensoriais. Para Gatto (2002), a loja torna-se um fator-chave de competitividade que pode ser usado para a criação de valor de marca de varejo, sendo este um meio de comunicação que influencia percepções e decisões de compra dos consumidores. Este trabalho tem como objetivo analisar, em relação aos consumidores de produtos da categoria de perfumaria, o nível de intenção de comportamento de aproximação e evitação gerado pelas lojas da Natura. Além disso, averiguar a forma como se relacionam os construtos: envolvimento com a categoria perfumaria, intenção de comportamento de aproximação e de evitação e interdependência entre consumidor e marca. Para isso, realizou-se pesquisa de abordagem quantitativa nas lojas próprias da empresa Natura, mais especificamente com consumidores de produtos da categoria de perfumaria, com o objetivo de verificar a relação e a influência desses construtos entre si. Organizou-se os dados por meio de técnicas estatísticas descritivas, pela correlação e regressão linear. Os resultados obtidos demonstram que a loja provoca intenção de aproximação nos consumidores, porém não foram identificados altos índices na relação desse efeito com o envolvimento com perfumaria ou a construção de interdependência com a marca.With a competitive and globalized market scenario, Dantas (2019) highlights that it is increasingly challenging for companies to conquer the consumer's attention, and that, in this scenario, one of the tools presented is the construction of more intimate relationships between brand and consumer through the use of sensory experiences. For Gatto (2002), the store becomes a key competitive factor that can be used to create retail brand value, as it is a means of communication that influences consumer perceptions and purchasing decisions. This paper aims to analyze, in relation to consumers of products in the perfumery category, the level of intention of approach and avoidance behavior generated by natura stores. Moreover, to investigate how the following constructs are related: involvement with the perfumery category, intention of approach behavior and avoidance behavior and interdependence between consumer and brand. For this, a quantitative research was conducted in Natura's own stores, specifically with consumers of products in the perfumery category, in order to verify the relationship and the influence of these constructs among themselves. The data was organized by means of descriptive statistical techniques, correlation and linear regression. The results obtained show that the store provokes intention of closeness in consumers, however no high indexes were identified in the relation of this effect with the involvement with perfumery or the construction of interdependence with the brand.porRetailBehavioral intentionApproachAvoidanceInvolvementStore environmentBrandBrand imageBrand interdependenceVarejoIntenção de comportamentoAproximaçãoEvitaçãoEnvolvimentoAmbiente de lojaMarcaImagem de marcaInterdependência marcaAdministração de empresasClientes - ContatosComportamento do consumidorComércio varejistaImagem corporativaProcesso decisórioRelacionamento entre intenção de comportamento de aproximação/evitação, envolvimento e interdependência cliente/marca: uma exploração nas lojas físicas da natura na seção de perfumariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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Relacionamento entre intenção de comportamento de aproximação/evitação, envolvimento e interdependência cliente/marca: uma exploração nas lojas físicas da natura na seção de perfumaria Silva, Gustavo Luiz Oliveira da Retail Behavioral intention Approach Avoidance Involvement Store environment Brand Brand image Brand interdependence Varejo Intenção de comportamento Aproximação Evitação Envolvimento Ambiente de loja Marca Imagem de marca Interdependência marca Administração de empresas Clientes - Contatos Comportamento do consumidor Comércio varejista Imagem corporativa Processo decisório |
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