Chanel’s perfume personality : the gap between identity and image
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19576 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Chanel’s perfume personality : the gap between identity and imagePersonalidade da MarcaIdentidade da MarcaImagem de MarcaLuxoBrand PersonalityBrand IdentityBrand ImageLuxuryMestrado em MarketingNos últimos anos, as redes sociais tornaram-se um componente vital das comunicações integradas de marketing, estabelecendo um forte relacionamento entre as organizações e os seus consumidores. A revolução tecnológica alterou os padrões comportamentais, permitindo a troca de uma enorme quantidade de informações e opiniões entre os consumidores em diversas plataformas digitais. Numa era de tendências em rápida mudança, o setor de luxo começou a olhar para as classes de consumidores do futuro preparando-se para fazer investimentos significativos em marketing digital e recorrendo progressivamente às redes sociais para criar um maior envolvimento com os seus clientes. Assim, para entender o envolvimento do cliente é preciso garantir que uma marca esteja a transmitir ao consumidor a perceção correta (identidade versus imagem). A identidade e imagem de marca podem projetar uma perceção distinta da pretendida por parte dos consumidores. O modelo de personalidade de marca pode ser essencial para compreender a influência das perceções da marca entre empresas e consumidores. Esta investigação tem o desígnio de analisar as dimensões de personalidade da marca comunicadas online pela marca de luxo Chanel, nos seus produtos de cosmética mais conceituados: as suas fragrâncias - Coco Chanel Mademoiselle, Chanel Eau Tendre e Chanel Nº5; com o intuito de compreender se a identidade projetada pela marca diverge com a imagem percecionada pelos consumidores.In recent years, social networks have become a vital component of integrated marketing communications enabling the creation of a strong relationship between organizations and their consumers. The technological revolution has altered behavioural patterns, enabling the exchange of a huge amount of information and opinion among consumers on various digital platforms. In an age of rapidly changing trends, the luxury sector has begun to look at its consumer classes of the future, being prepared to make significant investments in digital marketing and progressively using social media to attract customer engagement. Thus, to understand customer engagement, we may need to make sure that a brand is passing to consumer the right perception (identity versus image). Brand identity and image may project a different perception from consumers. Brand personality model may be essential for understanding the leverage between firms and consumers brand perceptions. This research aims to analyse the personality dimensions of online brand communication by luxury brand Chanel, for its most notorious cosmetic products: its fragrances - Coco Chanel Mademoiselle, Chanel Eau Tendre and Chanel Nº5; with the purpose of understanding if the identity projected by the brand diverges with the image perceived by consumers.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRita, Melissa Oliveira2020-02-05T13:54:20Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19576engRita, Melissa Oliveira (2019). "Chanel’s perfume personality : the gap between identity and image". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:26.673807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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