Gerenciamento da narrativa corporativa e redução da assimetria de informação no mercado de capitais brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biehl, Carlos August
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29651
Resumo: Os profissionais de Relações com Investidores (RI) possuem um papel central nas comunicações de suas empresas com o mercado (Brown et al., 2019), e seu comportamento não é observável na maioria dos casos e, portanto, é difícil de capturar (Chapman et al., 2017). Com o propósito de analisar o papel de RI para reduzir a assimetria de informação entre a empresa e seus investidores, foi conduzida uma pesquisa exploratória com 37 gestores e três entrevistas com RIs de companhias brasileiras listadas na bolsa de valores de São Paulo entre janeiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que não basta haver, apenas, o gerenciamento da narrativa corporativa pelos RIs; se faz necessário, também, gerenciar contatos, priorizar certas categorias de analistas e eleger as ferramentas mais eficazes para disseminar de maneira mais ampla as informações das companhias. Ainda ficou claro que, para os RIs brasileiros, as reuniões e ligações individuais são as ferramentas mais importantes para gerenciar a transmissão da mensagem da companhia ao invés de teleconferências públicas. Nas teleconferências de resultados os RIs brasileiros procuram prestigiar analistas com recomendações e estimativas abaixo do consenso de mercado. Além disso, conclui-se que tanto os RIs no Brasil quanto nos Estados Unidos, consideram como sendo pouco importante interações com membros da imprensa especializada para transmissão mensagem da empresa, sugerindo que o potencial de alcance global da imprensa digital vem sendo ignorada pelos RIs. Por fim, quando foram analisados separadamente, RIs que receberam premiação de excelência dos RIs que não a recebeu, revelou-se que os RIs premiados estão alinhados com os RIs norte-americanos e têm, na teleconferência e na sua dinâmica, itens diferenciais para o tratamento com o mercado de capitais. Também ficou evidente a maneira singular como os RIs premiados coordenam o acesso dos analistas à alta adminitração das empresas. Assim este trabalho também serve como um guia e fonte de dados primária de melhores páticas de RI, auxiliando companhias listadas a aperfeiçoar seus progamas de RI e empresas de capital fechado que vislumbram abrir o capital.
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Os resultados evidenciaram que não basta haver, apenas, o gerenciamento da narrativa corporativa pelos RIs; se faz necessário, também, gerenciar contatos, priorizar certas categorias de analistas e eleger as ferramentas mais eficazes para disseminar de maneira mais ampla as informações das companhias. Ainda ficou claro que, para os RIs brasileiros, as reuniões e ligações individuais são as ferramentas mais importantes para gerenciar a transmissão da mensagem da companhia ao invés de teleconferências públicas. Nas teleconferências de resultados os RIs brasileiros procuram prestigiar analistas com recomendações e estimativas abaixo do consenso de mercado. Além disso, conclui-se que tanto os RIs no Brasil quanto nos Estados Unidos, consideram como sendo pouco importante interações com membros da imprensa especializada para transmissão mensagem da empresa, sugerindo que o potencial de alcance global da imprensa digital vem sendo ignorada pelos RIs. Por fim, quando foram analisados separadamente, RIs que receberam premiação de excelência dos RIs que não a recebeu, revelou-se que os RIs premiados estão alinhados com os RIs norte-americanos e têm, na teleconferência e na sua dinâmica, itens diferenciais para o tratamento com o mercado de capitais. Também ficou evidente a maneira singular como os RIs premiados coordenam o acesso dos analistas à alta adminitração das empresas. Assim este trabalho também serve como um guia e fonte de dados primária de melhores páticas de RI, auxiliando companhias listadas a aperfeiçoar seus progamas de RI e empresas de capital fechado que vislumbram abrir o capital.Investor Relations (IR) professionals have a central role in their companies' communications with the market (Brown et al., 2019), and their behavior is not observable in most cases and, therefore, is difficult to capture (Chapman et al., 2017). In order to analyze the role of IR to reduce the information asymmetry between the company and its investors, an exploratory survey was conducted with 37 managers and three interviews with IRs from Brazilian companies listed on the São Paulo stock exchange between January and April 2020. The results showed that it is not enough to just manage the corporate narrative by the IRs; it is also necessary to manage contacts, prioritize certain categories of analysts and choose the most effective tools to disseminate company information more widely. It was also clear that, for Brazilian IRs, individual meetings and calls are the most important tools for managing the transmission of the company's message instead of public teleconferences. In the earnings conference calls, Brazilian IRs seek to honor analysts with recommendations and estimates below market consensus. In addition, it is concluded that both IRs in Brazil and in the United States consider interactions with members of the specialized press to transmit the company's message to be of little importance, suggesting that the potential for global reach of the digital press has been ignored by the IRs. Finally, when the IRs that received awards for excellence from the IRs that did not receive them were analyzed separately, it was revealed that the awarded IRs are aligned with the North American RIs and have, in the conference call and in its dynamics, differential items for the treatment with the capital market. The singular way in which the awarded IRs coordinate the access of analysts to the top management of companies was also evident. Thus, this work also serves as a guide and and primary data source of the best IR practices, helping listed companies to improve their IR programs and privately held companies looking to go public.porBrazilian capital marketRelationship with investorsCompany narrative managementInformation asymmetryCost of capitalMercado de capitais brasileiroRelações com investidoresGerenciamento da narrativa da empresaAssimetria de informaçãoCusto de capitalAdministração de empresasMercado de capitais - BrasilSociedades comerciais - Relações com investidoresInformação assimétricaCusto de capitalGerenciamento da narrativa corporativa e redução da assimetria de informação no mercado de capitais brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA Carlos Biehl_Prof Sheng_pos Banca.pdfTA Carlos Biehl_Prof Sheng_pos 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