Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daher, Camilla Imperial
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/18219
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a diferenciação do impacto dos indicadores macroeconômicos em Shoppings Center Brasileiros levando em consideração a classe social atendida pelos mesmos. Relatórios recentemente divulgados por áreas de Research de diferentes bancos de investimento utilizaram como base de sua argumentação, para a recomendação de ações de determinadas empresas do setor de shoppings, o fato de que os aqueles que atendem prioritariamente a classes sociais mais altas tendem a ser menos impactados por uma possível desaceleração econômica no Brasil. A base de dados dessa pesquisa possui uma frequência trimestral e foi obtida conforme as informações divulgadas por determinadas empresas de shopping brasileiras. Para a presente análise foi utilizado o modelo de Dados em Painel com Efeitos Fixos, em um painel balanceado com horizonte de tempo com início no primeiro trimestre de 2009 e término no quarto trimestre de 2014. A variável dependente do modelo é vendas totais nos quarenta shoppings centers analisados e as variáveis explicativas macroeconômicas utilizadas são desemprego e IPCA. Apesar de uma ligeira correlação do impacto de um aumento do IPCA na redução das vendas conforme a classe social, o mesmo não foi comprovado com o indicador de desemprego. Portanto, os resultados obtidos não permitem concluir que de fato shoppings que atendem as classes mais altas são mais resilientes em momentos de desaceleração econômica.
id FGV_68d07a4812c772cf683961b95aa4ced7
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/18219
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Daher, Camilla ImperialEscolas::EPGEFGVMoura, Rodrigo LeandroGonçalves, Edson Daniel LopesPolydoro, Angelo Luiz Rocha2017-05-02T19:21:05Z2017-05-02T19:21:05Z2015-05-25DAHER, Camilla Imperial. Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2015.https://hdl.handle.net/10438/18219Este trabalho tem como objetivo analisar a diferenciação do impacto dos indicadores macroeconômicos em Shoppings Center Brasileiros levando em consideração a classe social atendida pelos mesmos. Relatórios recentemente divulgados por áreas de Research de diferentes bancos de investimento utilizaram como base de sua argumentação, para a recomendação de ações de determinadas empresas do setor de shoppings, o fato de que os aqueles que atendem prioritariamente a classes sociais mais altas tendem a ser menos impactados por uma possível desaceleração econômica no Brasil. A base de dados dessa pesquisa possui uma frequência trimestral e foi obtida conforme as informações divulgadas por determinadas empresas de shopping brasileiras. Para a presente análise foi utilizado o modelo de Dados em Painel com Efeitos Fixos, em um painel balanceado com horizonte de tempo com início no primeiro trimestre de 2009 e término no quarto trimestre de 2014. A variável dependente do modelo é vendas totais nos quarenta shoppings centers analisados e as variáveis explicativas macroeconômicas utilizadas são desemprego e IPCA. Apesar de uma ligeira correlação do impacto de um aumento do IPCA na redução das vendas conforme a classe social, o mesmo não foi comprovado com o indicador de desemprego. Portanto, os resultados obtidos não permitem concluir que de fato shoppings que atendem as classes mais altas são mais resilientes em momentos de desaceleração econômica.The purpose of this Research is to analyze the different impacts of macroeconomic indicators over Brazilian Shopping Malls when considering each of its target income class group. Recently disclosed research reports from different banks have set stock recommendations over the premise that malls focused on higher income class are more resilient in the face of a decelerating economy. The database used for this study is disclosed on a quarterly basis by specific publicly listed Brazilian mall companies. The research used panel data with fixed effect model starting with data from the first quarter of 2009 until the fourth quarter of 2014. The model’s dependent variable is total sales of over 40 Shopping Malls and the explanatory macroeconomic variables are unemployment rate and IPCA (inflation). Despite a slight correlation between an increase in IPCA and sales decrease among each income class group, the same relationship was not observed when taking unemployment rate into account. Therefore, the results do not support the conclusion that higher income class focused Shopping malls a more resilient under a decelerating economy.porShopping centerBrazilMacroeconomicIncome class groupDesaceleração econômicaClasse socialBrasilEconomiaIndicadores econômicosCentros comerciaisDesenvolvimento econômicoClasses sociaisSetor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTESE CAMILLA DAHER.pdf.txtTESE CAMILLA DAHER.pdf.txtExtracted texttext/plain80287https://repositorio.fgv.br/bitstreams/690859a3-1126-4ebd-8099-eda76a0bb3ea/download44c922e60238bd708ee7e9041e47de5dMD54ORIGINALTESE CAMILLA DAHER.pdfTESE CAMILLA DAHER.pdfPDFapplication/pdf1180328https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e83894b6-dea4-45ab-b358-be1569377ef9/download23055938bf330211ccd68971a0b89158MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddef1361-9960-4d28-9be1-f6e67435193a/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTESE CAMILLA DAHER.pdf.jpgTESE CAMILLA DAHER.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg925https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aacaec13-da41-4085-b2d4-67024c340977/download131d4c6ebea487a4fa9f433828298a2dMD5310438/182192024-07-24 13:19:06.557open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/18219https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-07-24T13:19:06Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
title Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
spellingShingle Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
Daher, Camilla Imperial
Shopping center
Brazil
Macroeconomic
Income class group
Desaceleração econômica
Classe social
Brasil
Economia
Indicadores econômicos
Centros comerciais
Desenvolvimento econômico
Classes sociais
title_short Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
title_full Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
title_fullStr Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
title_full_unstemmed Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
title_sort Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros
author Daher, Camilla Imperial
author_facet Daher, Camilla Imperial
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.affiliation.none.fl_str_mv FGV
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Moura, Rodrigo Leandro
Gonçalves, Edson Daniel Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Daher, Camilla Imperial
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Polydoro, Angelo Luiz Rocha
contributor_str_mv Polydoro, Angelo Luiz Rocha
dc.subject.eng.fl_str_mv Shopping center
Brazil
Macroeconomic
Income class group
topic Shopping center
Brazil
Macroeconomic
Income class group
Desaceleração econômica
Classe social
Brasil
Economia
Indicadores econômicos
Centros comerciais
Desenvolvimento econômico
Classes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Desaceleração econômica
Classe social
Brasil
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Indicadores econômicos
Centros comerciais
Desenvolvimento econômico
Classes sociais
description Este trabalho tem como objetivo analisar a diferenciação do impacto dos indicadores macroeconômicos em Shoppings Center Brasileiros levando em consideração a classe social atendida pelos mesmos. Relatórios recentemente divulgados por áreas de Research de diferentes bancos de investimento utilizaram como base de sua argumentação, para a recomendação de ações de determinadas empresas do setor de shoppings, o fato de que os aqueles que atendem prioritariamente a classes sociais mais altas tendem a ser menos impactados por uma possível desaceleração econômica no Brasil. A base de dados dessa pesquisa possui uma frequência trimestral e foi obtida conforme as informações divulgadas por determinadas empresas de shopping brasileiras. Para a presente análise foi utilizado o modelo de Dados em Painel com Efeitos Fixos, em um painel balanceado com horizonte de tempo com início no primeiro trimestre de 2009 e término no quarto trimestre de 2014. A variável dependente do modelo é vendas totais nos quarenta shoppings centers analisados e as variáveis explicativas macroeconômicas utilizadas são desemprego e IPCA. Apesar de uma ligeira correlação do impacto de um aumento do IPCA na redução das vendas conforme a classe social, o mesmo não foi comprovado com o indicador de desemprego. Portanto, os resultados obtidos não permitem concluir que de fato shoppings que atendem as classes mais altas são mais resilientes em momentos de desaceleração econômica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-02T19:21:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-02T19:21:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAHER, Camilla Imperial. Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/18219
identifier_str_mv DAHER, Camilla Imperial. Setor de shoppings centers no Brasil: a influência das classes sociais na resiliência dos shoppings centers brasileiros. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2015.
url https://hdl.handle.net/10438/18219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/690859a3-1126-4ebd-8099-eda76a0bb3ea/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e83894b6-dea4-45ab-b358-be1569377ef9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddef1361-9960-4d28-9be1-f6e67435193a/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/aacaec13-da41-4085-b2d4-67024c340977/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 44c922e60238bd708ee7e9041e47de5d
23055938bf330211ccd68971a0b89158
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
131d4c6ebea487a4fa9f433828298a2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023618567995392