O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rodrigo de Castro Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/29542
Resumo: A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias.
id FGV_68d361aee67d456c7ac2d5a90dde360a
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29542
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Freitas, Rodrigo de Castro PintoEscolas::EAESPBarki, Edgard Elie RogerRossi, George BedinelliMorgado, Maurício Gerbaudo2020-08-07T17:45:26Z2020-08-07T17:45:26Z2020-08-06https://hdl.handle.net/10438/29542A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias.The movement of the automakers in the development of electric engines flags that the automotive market is facing one of its greatest uncertainties and transformations. One of the influencers of this change are the new environmental requirements that call for the reduction of greenhouse gases. In Brazil, this initiative comes from the Rota 2030 Project, that aims to make changes in the national automotive industry and thus establish conditions in the manufacture of automobiles regarding the control of gas emissions and safety. Striving for the transformation that Rota 2030 proposes, this study looks to identify the uncertainties presented by the automakers and then understand the future. So, it is questioned: What are the possible scenarios for the future of combustion engines in the automotive market for the next twenty years? Since there are already changes in course. Therefore, the methodology of prospective scenarios was used in this research (SCHWATZ, 2006) and two uncertainties were highlighted: the technological development and the economic accessibility. Based on the investigation of these data, four prospective scenarios are constructed: i) “The sky is the limit” – scenario of technological development driven by socioeconomic and environmental political incentives; ii) “Frustration” – technology has evolved, but it is not available to everyone; iii) “More of the same” – the reality of 2020 has not changed; and iv) “In tow” – automakers are pushed by economic accessibility, but technology is stagnant. Although there is no absolute certainty in any prediction, the story of each scenario could synthesize the possible futures and identify critical points. Finally, there was a need to integrate projects from suppliers and automakers, as well as policies that drive new technologies.porVehiclesCombustion enginesAutomotive industryAlternative templates of propulsionTechnological developmentVeículosMotores a combustãoIndústria automotivaModelos alternativos de propulsãoDesenvolvimento tecnológicoAdministração de empresasVeículos a motorMotores de combustão internaIndústria automobilística - BrasilInovações tecnológicasO automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdfDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdfPDFapplication/pdf2435103https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9fe2344-7fa8-43e1-9a70-50e3b0910292/downloaddd6f50b79dfd5dd8459ba78282ebd421MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c22b1c98-38b6-4521-a38b-1d1abc964b0c/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.txtDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.txtExtracted texttext/plain103145https://repositorio.fgv.br/bitstreams/562dc2b1-d75a-494b-9f67-79adc01f5fc7/downloadbb34fd542b1f9be99c2c50d477be45daMD55THUMBNAILDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.jpgDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3207https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29434491-d92f-4704-950c-3a52fffae683/downloadc90ef443cccd7efcda420da2f06f834dMD5610438/295422023-11-25 11:08:39.524open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29542https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T11:08:39Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
title O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
spellingShingle O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
Freitas, Rodrigo de Castro Pinto
Vehicles
Combustion engines
Automotive industry
Alternative templates of propulsion
Technological development
Veículos
Motores a combustão
Indústria automotiva
Modelos alternativos de propulsão
Desenvolvimento tecnológico
Administração de empresas
Veículos a motor
Motores de combustão interna
Indústria automobilística - Brasil
Inovações tecnológicas
title_short O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
title_full O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
title_fullStr O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
title_full_unstemmed O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
title_sort O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
author Freitas, Rodrigo de Castro Pinto
author_facet Freitas, Rodrigo de Castro Pinto
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Barki, Edgard Elie Roger
Rossi, George Bedinelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rodrigo de Castro Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morgado, Maurício Gerbaudo
contributor_str_mv Morgado, Maurício Gerbaudo
dc.subject.eng.fl_str_mv Vehicles
Combustion engines
Automotive industry
Alternative templates of propulsion
Technological development
topic Vehicles
Combustion engines
Automotive industry
Alternative templates of propulsion
Technological development
Veículos
Motores a combustão
Indústria automotiva
Modelos alternativos de propulsão
Desenvolvimento tecnológico
Administração de empresas
Veículos a motor
Motores de combustão interna
Indústria automobilística - Brasil
Inovações tecnológicas
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos
Motores a combustão
Indústria automotiva
Modelos alternativos de propulsão
Desenvolvimento tecnológico
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Veículos a motor
Motores de combustão interna
Indústria automobilística - Brasil
Inovações tecnológicas
description A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-07T17:45:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-07T17:45:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29542
url https://hdl.handle.net/10438/29542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9fe2344-7fa8-43e1-9a70-50e3b0910292/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c22b1c98-38b6-4521-a38b-1d1abc964b0c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/562dc2b1-d75a-494b-9f67-79adc01f5fc7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29434491-d92f-4704-950c-3a52fffae683/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dd6f50b79dfd5dd8459ba78282ebd421
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bb34fd542b1f9be99c2c50d477be45da
c90ef443cccd7efcda420da2f06f834d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802749913189056512