O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29542 |
Resumo: | A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias. |
id |
FGV_68d361aee67d456c7ac2d5a90dde360a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/29542 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Freitas, Rodrigo de Castro PintoEscolas::EAESPBarki, Edgard Elie RogerRossi, George BedinelliMorgado, Maurício Gerbaudo2020-08-07T17:45:26Z2020-08-07T17:45:26Z2020-08-06https://hdl.handle.net/10438/29542A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias.The movement of the automakers in the development of electric engines flags that the automotive market is facing one of its greatest uncertainties and transformations. One of the influencers of this change are the new environmental requirements that call for the reduction of greenhouse gases. In Brazil, this initiative comes from the Rota 2030 Project, that aims to make changes in the national automotive industry and thus establish conditions in the manufacture of automobiles regarding the control of gas emissions and safety. Striving for the transformation that Rota 2030 proposes, this study looks to identify the uncertainties presented by the automakers and then understand the future. So, it is questioned: What are the possible scenarios for the future of combustion engines in the automotive market for the next twenty years? Since there are already changes in course. Therefore, the methodology of prospective scenarios was used in this research (SCHWATZ, 2006) and two uncertainties were highlighted: the technological development and the economic accessibility. Based on the investigation of these data, four prospective scenarios are constructed: i) “The sky is the limit” – scenario of technological development driven by socioeconomic and environmental political incentives; ii) “Frustration” – technology has evolved, but it is not available to everyone; iii) “More of the same” – the reality of 2020 has not changed; and iv) “In tow” – automakers are pushed by economic accessibility, but technology is stagnant. Although there is no absolute certainty in any prediction, the story of each scenario could synthesize the possible futures and identify critical points. Finally, there was a need to integrate projects from suppliers and automakers, as well as policies that drive new technologies.porVehiclesCombustion enginesAutomotive industryAlternative templates of propulsionTechnological developmentVeículosMotores a combustãoIndústria automotivaModelos alternativos de propulsãoDesenvolvimento tecnológicoAdministração de empresasVeículos a motorMotores de combustão internaIndústria automobilística - BrasilInovações tecnológicasO automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdfDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdfPDFapplication/pdf2435103https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9fe2344-7fa8-43e1-9a70-50e3b0910292/downloaddd6f50b79dfd5dd8459ba78282ebd421MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c22b1c98-38b6-4521-a38b-1d1abc964b0c/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.txtDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.txtExtracted texttext/plain103145https://repositorio.fgv.br/bitstreams/562dc2b1-d75a-494b-9f67-79adc01f5fc7/downloadbb34fd542b1f9be99c2c50d477be45daMD55THUMBNAILDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.jpgDissertação (mestrado profissional MPGC) - O automóvel e o combustível do futuro_RODRIGO FREITAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3207https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29434491-d92f-4704-950c-3a52fffae683/downloadc90ef443cccd7efcda420da2f06f834dMD5610438/295422023-11-25 11:08:39.524open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29542https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T11:08:39Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
title |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
spellingShingle |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro Freitas, Rodrigo de Castro Pinto Vehicles Combustion engines Automotive industry Alternative templates of propulsion Technological development Veículos Motores a combustão Indústria automotiva Modelos alternativos de propulsão Desenvolvimento tecnológico Administração de empresas Veículos a motor Motores de combustão interna Indústria automobilística - Brasil Inovações tecnológicas |
title_short |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
title_full |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
title_fullStr |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
title_full_unstemmed |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
title_sort |
O automóvel e o combustível do futuro: construção de cenários prospectivos para os motores a combustão no mercado automotivo brasileiro |
author |
Freitas, Rodrigo de Castro Pinto |
author_facet |
Freitas, Rodrigo de Castro Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Barki, Edgard Elie Roger Rossi, George Bedinelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Rodrigo de Castro Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morgado, Maurício Gerbaudo |
contributor_str_mv |
Morgado, Maurício Gerbaudo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Vehicles Combustion engines Automotive industry Alternative templates of propulsion Technological development |
topic |
Vehicles Combustion engines Automotive industry Alternative templates of propulsion Technological development Veículos Motores a combustão Indústria automotiva Modelos alternativos de propulsão Desenvolvimento tecnológico Administração de empresas Veículos a motor Motores de combustão interna Indústria automobilística - Brasil Inovações tecnológicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos Motores a combustão Indústria automotiva Modelos alternativos de propulsão Desenvolvimento tecnológico |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Veículos a motor Motores de combustão interna Indústria automobilística - Brasil Inovações tecnológicas |
description |
A movimentação das montadoras de automóveis no desenvolvimento de motores elétricos dá sinais de que o mercado automotivo está diante de uma de suas maiores incertezas e transformações. Alguns dos influenciadores da mudança são as novas exigências ambientais que solicitam a redução das emissões dos gases geradores do efeito estufa. No Brasil, essa iniciativa parte do Projeto Rota 2030, o qual tem por objetivo realizar transformações na indústria automotiva nacional, estabelecendo requisitos na fabricação dos automóveis quanto ao controle da emissão de gases e segurança. Visando a transformação que o Rota 2030 propõe, este estudo busca identificar as incertezas apresentadas pelas montadoras e, desta forma, compreender o futuro do mercado automotivo. Assim, questiona-se: Quais são os cenários possíveis para o futuro dos motores a combustão no mercado automotivo para os próximos vinte anos? Desta forma, utilizou-se nesta pesquisa a metodologia de cenários prospectivos (SCHWATZ, 2006), e destacou-se duas incertezas críticas: o desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade econômica. A partir da investigação desses dados construiu-se quatro cenários prospectivos: i) “O céu é o limite” – Cenário de desenvolvimento tecnológico impulsionado por incentivos políticos socioeconômicos e ambientais; ii) “Frustração” – A tecnologia evoluiu, mas não está ao alcance de todos; iii) “Mais do mesmo” - Passaram-se vinte anos e a realidade é a mesma de 2020, nada mudou e iv) “A reboque” - As montadoras são empurradas pela acessibilidade econômica, mas a tecnologia está estagnada. Embora não exista certeza em qualquer previsão, a narrativa de cada um dos cenários conseguiu sintetizar os futuros possíveis e identificar pontos críticos. Por fim, observou-se a necessidade da integração de projetos de fornecedores e de montadoras, bem como políticas que impulsionem novas tecnologias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-07T17:45:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-07T17:45:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/29542 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/29542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f9fe2344-7fa8-43e1-9a70-50e3b0910292/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c22b1c98-38b6-4521-a38b-1d1abc964b0c/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/562dc2b1-d75a-494b-9f67-79adc01f5fc7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29434491-d92f-4704-950c-3a52fffae683/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd6f50b79dfd5dd8459ba78282ebd421 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 bb34fd542b1f9be99c2c50d477be45da c90ef443cccd7efcda420da2f06f834d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810024055422582784 |