Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5590 |
Resumo: | Um novo mercado se desenvolveu no Brasil após a privatização das empresas de telecomunicações. Esse mercado é o de provimento de serviços de operação e manutenção das redes de telecomunicações para as operadoras. Esses serviços significam reparar as redes quando qualquer problema é detectado ou reclamado pelos assinantes ou, ainda, tomar ações no sentido de melhorar o desempenho do sistema ou de ativar novas funcionalidades. A manutenção de um corpo técnico capacitado para desempenhar essas funções dificulta-se proporcionalmente ao aumento da complexidade dos sistemas, o que tem ocorrido intensamente na última década com o aparecimento de novas tecnologias para comunicação de dados ou facilidades para voz, e leva ao favorecimento da terceirização desses serviços. Por outro lado, as empresas fornecedoras de equipamentos de telecomunicações e outras envolvidas nesse mercado, se deparam com uma grande queda de demanda devido à antecipação de metas imposta pela Anatel e pelo fim da 'bolha da internet' que as conduziram à procura de novos nichos de mercados e muitas investiram para obter esses contratos de operação e manutenção, que são duradouros. Dessa forma a competição ficou bem acirrada e leva os provedores desses serviços a necessidade de otimização de suas técnicas de posicionamento no mercado. O que esse trabalho apresenta é um método de solucionar o problema de definir qual a melhor forma de se posicionar nesse mercado. Ou seja, de como poder competir de forma mais concisa e canalizar os esforços onde eles produzirão melhores resultados. Isso foi feito através da apresentação dos conceitos do marketing de valor e da definição dos conceitos relacionados ao pacote de valor percebido, representado pelos benefícios percebidos menos os custos percebidos. É importante ressaltar que os custos e benefícios aqui tratados são extensivos. Além das qualidades intrínsecas dos produtos ou do preço cobrado, são considerados para o pacote de valor todos os demais benefícios e custos envolvidos, como atributos de qualidade extrínsecos (Ex. Gama de serviços co-relacionados), riscos diversos (Ex. Riscos de desempenho insatisfatório na execução dos serviços) e todos os fatores monetários (Além do valor efetivamente pago, são analisados o sentimento sobre esses valores). O referencial teórico sobre os constructos de valor, foi utilizado para a confecção de um estudo de caso visando definir indícios sobre quais são os principais custos e benefícios nesse mercado e de como eles são percebidos. Para esse estudo de caso, foram consideradas as principais operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro. Esse trabalho visou o estudo, de forma exploratória, no contexto brasileiro e sob a ótica do cliente, do valor atribuído pelas operadoras de telecomunicações aos diversos quesitos oferecidos pelas empresas que prestam esses serviços de manutenção e operação. Foram investigados quais as principais benefícios e custos que devem ser considerados para que essas empresas ofereçam o maior valor possível a seus clientes. |
id |
FGV_6ba682632bb5d2354acd38978e8d01f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5590 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Gigliucci, Luís Cláudio CovaEscolas::EAESPSantos, Rubens da Costa2010-04-20T20:20:07Z2010-04-20T20:20:07Z2005-03-29GIGLIUCCI, Luís Cláudio Cova. Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2005.http://hdl.handle.net/10438/5590Um novo mercado se desenvolveu no Brasil após a privatização das empresas de telecomunicações. Esse mercado é o de provimento de serviços de operação e manutenção das redes de telecomunicações para as operadoras. Esses serviços significam reparar as redes quando qualquer problema é detectado ou reclamado pelos assinantes ou, ainda, tomar ações no sentido de melhorar o desempenho do sistema ou de ativar novas funcionalidades. A manutenção de um corpo técnico capacitado para desempenhar essas funções dificulta-se proporcionalmente ao aumento da complexidade dos sistemas, o que tem ocorrido intensamente na última década com o aparecimento de novas tecnologias para comunicação de dados ou facilidades para voz, e leva ao favorecimento da terceirização desses serviços. Por outro lado, as empresas fornecedoras de equipamentos de telecomunicações e outras envolvidas nesse mercado, se deparam com uma grande queda de demanda devido à antecipação de metas imposta pela Anatel e pelo fim da 'bolha da internet' que as conduziram à procura de novos nichos de mercados e muitas investiram para obter esses contratos de operação e manutenção, que são duradouros. Dessa forma a competição ficou bem acirrada e leva os provedores desses serviços a necessidade de otimização de suas técnicas de posicionamento no mercado. O que esse trabalho apresenta é um método de solucionar o problema de definir qual a melhor forma de se posicionar nesse mercado. Ou seja, de como poder competir de forma mais concisa e canalizar os esforços onde eles produzirão melhores resultados. Isso foi feito através da apresentação dos conceitos do marketing de valor e da definição dos conceitos relacionados ao pacote de valor percebido, representado pelos benefícios percebidos menos os custos percebidos. É importante ressaltar que os custos e benefícios aqui tratados são extensivos. Além das qualidades intrínsecas dos produtos ou do preço cobrado, são considerados para o pacote de valor todos os demais benefícios e custos envolvidos, como atributos de qualidade extrínsecos (Ex. Gama de serviços co-relacionados), riscos diversos (Ex. Riscos de desempenho insatisfatório na execução dos serviços) e todos os fatores monetários (Além do valor efetivamente pago, são analisados o sentimento sobre esses valores). O referencial teórico sobre os constructos de valor, foi utilizado para a confecção de um estudo de caso visando definir indícios sobre quais são os principais custos e benefícios nesse mercado e de como eles são percebidos. Para esse estudo de caso, foram consideradas as principais operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro. Esse trabalho visou o estudo, de forma exploratória, no contexto brasileiro e sob a ótica do cliente, do valor atribuído pelas operadoras de telecomunicações aos diversos quesitos oferecidos pelas empresas que prestam esses serviços de manutenção e operação. Foram investigados quais as principais benefícios e custos que devem ser considerados para que essas empresas ofereçam o maior valor possível a seus clientes.porAdministração mercadológicaConcorrênciaTelecomunicações – MercadoTerceirizaçãoMarketingPercepçãoAdministração de empresasTelecomunicações - BrasilValor (Economia)Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL136783.pdfapplication/pdf430945https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0e573c07-220b-4167-89fc-0404c5fd9257/download09423ffdd555f5e0ca3a919af7b8f048MD51TEXT136783.pdf.txt136783.pdf.txtExtracted texttext/plain103363https://repositorio.fgv.br/bitstreams/42065cb6-1645-4bb0-afa1-cdd76a88a2ff/download8e6fcbcb11e0aa8f093ca35ba58635fbMD56THUMBNAIL136783.pdf.jpg136783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2586https://repositorio.fgv.br/bitstreams/36ad8d07-543d-40d1-a01c-43ed9d12552f/downloadf0ce04ed1a6658f505b12f99b74ab863MD5710438/55902023-11-09 14:41:00.306open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5590https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T14:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
title |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
spellingShingle |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras Gigliucci, Luís Cláudio Cova Administração mercadológica Concorrência Telecomunicações – Mercado Terceirização Marketing Percepção Administração de empresas Telecomunicações - Brasil Valor (Economia) |
title_short |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
title_full |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
title_fullStr |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
title_full_unstemmed |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
title_sort |
Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras |
author |
Gigliucci, Luís Cláudio Cova |
author_facet |
Gigliucci, Luís Cláudio Cova |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gigliucci, Luís Cláudio Cova |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rubens da Costa |
contributor_str_mv |
Santos, Rubens da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica Concorrência Telecomunicações – Mercado Terceirização Marketing Percepção |
topic |
Administração mercadológica Concorrência Telecomunicações – Mercado Terceirização Marketing Percepção Administração de empresas Telecomunicações - Brasil Valor (Economia) |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Telecomunicações - Brasil Valor (Economia) |
description |
Um novo mercado se desenvolveu no Brasil após a privatização das empresas de telecomunicações. Esse mercado é o de provimento de serviços de operação e manutenção das redes de telecomunicações para as operadoras. Esses serviços significam reparar as redes quando qualquer problema é detectado ou reclamado pelos assinantes ou, ainda, tomar ações no sentido de melhorar o desempenho do sistema ou de ativar novas funcionalidades. A manutenção de um corpo técnico capacitado para desempenhar essas funções dificulta-se proporcionalmente ao aumento da complexidade dos sistemas, o que tem ocorrido intensamente na última década com o aparecimento de novas tecnologias para comunicação de dados ou facilidades para voz, e leva ao favorecimento da terceirização desses serviços. Por outro lado, as empresas fornecedoras de equipamentos de telecomunicações e outras envolvidas nesse mercado, se deparam com uma grande queda de demanda devido à antecipação de metas imposta pela Anatel e pelo fim da 'bolha da internet' que as conduziram à procura de novos nichos de mercados e muitas investiram para obter esses contratos de operação e manutenção, que são duradouros. Dessa forma a competição ficou bem acirrada e leva os provedores desses serviços a necessidade de otimização de suas técnicas de posicionamento no mercado. O que esse trabalho apresenta é um método de solucionar o problema de definir qual a melhor forma de se posicionar nesse mercado. Ou seja, de como poder competir de forma mais concisa e canalizar os esforços onde eles produzirão melhores resultados. Isso foi feito através da apresentação dos conceitos do marketing de valor e da definição dos conceitos relacionados ao pacote de valor percebido, representado pelos benefícios percebidos menos os custos percebidos. É importante ressaltar que os custos e benefícios aqui tratados são extensivos. Além das qualidades intrínsecas dos produtos ou do preço cobrado, são considerados para o pacote de valor todos os demais benefícios e custos envolvidos, como atributos de qualidade extrínsecos (Ex. Gama de serviços co-relacionados), riscos diversos (Ex. Riscos de desempenho insatisfatório na execução dos serviços) e todos os fatores monetários (Além do valor efetivamente pago, são analisados o sentimento sobre esses valores). O referencial teórico sobre os constructos de valor, foi utilizado para a confecção de um estudo de caso visando definir indícios sobre quais são os principais custos e benefícios nesse mercado e de como eles são percebidos. Para esse estudo de caso, foram consideradas as principais operadoras do mercado de telecomunicações brasileiro. Esse trabalho visou o estudo, de forma exploratória, no contexto brasileiro e sob a ótica do cliente, do valor atribuído pelas operadoras de telecomunicações aos diversos quesitos oferecidos pelas empresas que prestam esses serviços de manutenção e operação. Foram investigados quais as principais benefícios e custos que devem ser considerados para que essas empresas ofereçam o maior valor possível a seus clientes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIGLIUCCI, Luís Cláudio Cova. Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5590 |
identifier_str_mv |
GIGLIUCCI, Luís Cláudio Cova. Valor percebido pelas operadoras na contratação de provedores de serviços de manutenção e operação de redes de telecomunicações: um estudo de caso sobre as operadoras de telecomunicações brasileiras. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0e573c07-220b-4167-89fc-0404c5fd9257/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/42065cb6-1645-4bb0-afa1-cdd76a88a2ff/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/36ad8d07-543d-40d1-a01c-43ed9d12552f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09423ffdd555f5e0ca3a919af7b8f048 8e6fcbcb11e0aa8f093ca35ba58635fb f0ce04ed1a6658f505b12f99b74ab863 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797806756855808 |