E-liderança no setor público: compreendendo as dimensões da leader member exchange theory (LMX) na condução de equipes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sayão, Paula Albuquerque Armstrong
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/32064
Resumo: Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma a liderança exercida à distância de equipes virtuais influencia na relação entre o líder e o liderado. A análise abordou essa relação sob o enfoque das quatro dimensões consideradas na Leader Member Exchange Theory (LMX) - afeto, confiança, contribuição e respeito profissional. Método: O estudo adotou uma abordagem qualitativa-descritiva de pesquisa e o método de estudo de caso único na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A coleta de dados foi realizada por meio de 19 entrevistas semi-estruturadas, momento em que atingiu o ponto de saturação. O tratamento dos dados ocorreu a partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo das entrevistas categorizadas de acordo com os pontos abordados. Resultados: O estudo mostrou que a liderança exercida à distância se diferencia em vários aspectos da liderança presencial, interferindo no relacionamento interpessoal do líder com o liderado, na manutenção ou estabelecimento da confiança e respeito profissional do líder e, portanto, nos resultados da equipe, de modo que os líderes precisam estar preparados para esses desafios, desenvolvendo novas habilidades, a fim de que essa virtualidade represente uma ferramenta e não um obstáculo ao adequado exercício da liderança. Originalidade: A originalidade do trabalho reside em estudar a e-liderança no contexto do serviço público, tema pouco explorado na literatura, bem como promover uma abordagem qualitativa das dimensões de uma base teórica utilizada predominantemente de forma quantitativa - Leader Member Exchange Theory (LMX). Contribuições Práticas e Sociais: A partir da compreensão dos desafios da e-liderança no setor público e de sua influência na relação de troca entre o líder e o liderado, o presente estudo pretende colaborar, na área de estudos organizacionais, com o entendimento acercada liderança, especialmente se exercida de forma remota, bem como para identificação de líderes de sucesso. Limitações: O principal limitador do presente estudo foi a pandemia de Covid 19quepode,eventualmente, ter influenciado nos resultados da pesquisa, em razão do estado emocional dos participantes. Além disso, a falta de homogeneidade das equipes e a diversidade de atividades dos líderes entrevistados, bem como características pessoais destes também podem alterar a qualidade das trocas sociais entre ambos. Delimitações: A pesquisa foi delimitada para o serviço público federal, representado por um órgão da estrutura do Poder Executivo Federal, a PGFN.
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O tratamento dos dados ocorreu a partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo das entrevistas categorizadas de acordo com os pontos abordados. Resultados: O estudo mostrou que a liderança exercida à distância se diferencia em vários aspectos da liderança presencial, interferindo no relacionamento interpessoal do líder com o liderado, na manutenção ou estabelecimento da confiança e respeito profissional do líder e, portanto, nos resultados da equipe, de modo que os líderes precisam estar preparados para esses desafios, desenvolvendo novas habilidades, a fim de que essa virtualidade represente uma ferramenta e não um obstáculo ao adequado exercício da liderança. Originalidade: A originalidade do trabalho reside em estudar a e-liderança no contexto do serviço público, tema pouco explorado na literatura, bem como promover uma abordagem qualitativa das dimensões de uma base teórica utilizada predominantemente de forma quantitativa - Leader Member Exchange Theory (LMX). Contribuições Práticas e Sociais: A partir da compreensão dos desafios da e-liderança no setor público e de sua influência na relação de troca entre o líder e o liderado, o presente estudo pretende colaborar, na área de estudos organizacionais, com o entendimento acercada liderança, especialmente se exercida de forma remota, bem como para identificação de líderes de sucesso. Limitações: O principal limitador do presente estudo foi a pandemia de Covid 19quepode,eventualmente, ter influenciado nos resultados da pesquisa, em razão do estado emocional dos participantes. Além disso, a falta de homogeneidade das equipes e a diversidade de atividades dos líderes entrevistados, bem como características pessoais destes também podem alterar a qualidade das trocas sociais entre ambos. Delimitações: A pesquisa foi delimitada para o serviço público federal, representado por um órgão da estrutura do Poder Executivo Federal, a PGFN.Objective: The present work aims to understand how the leadership exercised at a distance of virtual teams influences the relationship between the leader and the led. The analysis approached this relationship from the perspective of the four dimensions considered in the Leader Member Exchange Theory (LMX) - affection, trust, contribution and professional respect. Method: The study adopted a qualitative-descriptive research approach and the single case study method at the Attorney General's Office of the National Treasury. Data collection was carried out through 19 semi-structured interviews, at which point the saturation point was reached. The treatment of the data occurred from the application of the technique of content analysis of the interviews categorized according to the approached points. Results: The study showed that leadership exercised at a distance differs in several aspects from face-to-face leadership, interfering in the leader's interpersonal relationship with the subordinate, in the maintenance or establishment of the leader's professional trust and respect and, therefore, in the team's results, so leaders need to be prepared for these challenges, developing new skills, so that this virtuality represents a tool and not an obstacle to the proper exercise of leadership. Originality: The originality of the work lies in studying e-leadership in the context of the public service, a topic little explored in the literature, as well as promoting a qualitative approach to the dimensions of a theoretical basis used predominantly quantitatively - Leader Member Exchange Theory (LMX). Practical and Social Contributions: From the understanding of the challenges of e-leadership in the public sector and its influence on the exchange relationship between the leader and the led, the present study intends to collaborate, in the area of ​​organizational studies, with the understanding of leadership, especially if exercised. remotely, as well as to identify successful leaders. Limitations: The main limiting factor of the present study was the Covid 19 pandemic, which may have influenced the research results, due to the emotional state of the participants. In addition, the lack of homogeneity of the teams and the diversity of activities of the interviewed leaders, as well as their personal characteristics, can also change the quality of social exchanges between them. Delimitations: The research was delimited for the federal public service, represented by an organ of the structure of the Federal Executive Power, the PGFN.porE-liderançaLiderança virtualOrganização públicaEquipes virtuaisLeader Member Exchange Theory (LMX)E-leadershipVirtual leadershipPublic organizationVirtual teamsAdministração públicaLiderançaGrupos de trabalho virtual - AdministraçãoSetor público - BrasilDesenvolvimento organizacionalE-liderança no setor público: compreendendo as dimensões da leader member exchange theory (LMX) na condução de equipes virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-05-23reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE-LIDERANÇA E TEORIA LMX versao final.pdfE-LIDERANÇA E TEORIA LMX versao 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