É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kume, Leandro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Neri, Marcelo Côrtes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/921
Resumo: Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.
id FGV_7965b1ff29bc0657880e12873ed6b02e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/921
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Kume, LeandroNeri, Marcelo CôrtesEscolas::EPGEFGV2008-05-13T15:41:08Z2008-05-13T15:41:08Z2007-12-010104-8910http://hdl.handle.net/10438/921Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.porEscola de Pós-Graduação em Economia da FGVEnsaios Econômicos;660Código de trânsitoAcidentes de trânsitoEconomiaSegurança de trânsito - BrasilAcidentes de trânsito - BrasilÉ possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2249.pdfapplication/pdf215859https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e13261ae-3c24-4dfa-b429-01e764f8b2ec/download1ed66154df2deb7ee4e8f1d048faf4aeMD51TEXT2249.pdf.txt2249.pdf.txtExtracted texttext/plain47007https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9686ae65-2d9c-4da8-9f32-74fcb789ff59/download7de592bdf9a12da64c321912624102a2MD56THUMBNAIL2249.pdf.jpg2249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3376https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad8e0902-d16c-4ae7-902c-67d91ac2fa4c/download70deac85b9cc548bd1a424f828c8c1b0MD5710438/9212023-11-08 23:26:05.525open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/921https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T23:26:05Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
title É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
spellingShingle É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
Kume, Leandro
Código de trânsito
Acidentes de trânsito
Economia
Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
title_short É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
title_full É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
title_fullStr É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
title_full_unstemmed É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
title_sort É possível reduzir as mortes no trânsito? O efeito do novo Código Brasileiro de Trânsito
author Kume, Leandro
author_facet Kume, Leandro
Neri, Marcelo Côrtes
author_role author
author2 Neri, Marcelo Côrtes
author2_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.affiliation.none.fl_str_mv FGV
dc.contributor.author.fl_str_mv Kume, Leandro
Neri, Marcelo Côrtes
dc.subject.por.fl_str_mv Código de trânsito
Acidentes de trânsito
topic Código de trânsito
Acidentes de trânsito
Economia
Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Segurança de trânsito - Brasil
Acidentes de trânsito - Brasil
description Segurança no trânsito é uma preocupação constante de todos os governos. Se por um lado evita a perda de capital humano através da redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, por outro, diminuí os custos hospitalares. Através de dados em painel para estados brasileiros, este trabalho apresenta evidências de que o Código Brasileiro de Trânsito, em vigor a partir de 1998, reduziu as mortes de trânsito no Brasil em pelo menos 5% através de punições mais severas. Isso representa mais de 14 mil vidas salvas entre 1998 e 2004. As mulheres demonstram uma maior sensibilidade a leis de trânsito mais rígidas em relação aos homens. Além disso, existe uma diferença das mortes de trânsito entre sexos que é explicada pela concentração de rapazes na população. As estimativas apontam que a proporção de homens entre 15 e 29 anos é responsável por um aumento em torno de 0,30 das mortes de trânsito por 100 mil habitantes.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-13T15:41:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-13T15:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/921
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-8910
identifier_str_mv 0104-8910
url http://hdl.handle.net/10438/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Ensaios Econômicos;660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV
publisher.none.fl_str_mv Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e13261ae-3c24-4dfa-b429-01e764f8b2ec/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9686ae65-2d9c-4da8-9f32-74fcb789ff59/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ad8e0902-d16c-4ae7-902c-67d91ac2fa4c/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed66154df2deb7ee4e8f1d048faf4ae
7de592bdf9a12da64c321912624102a2
70deac85b9cc548bd1a424f828c8c1b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024152325685248